5 vantagens de investir em uma franquia

vantagens das franquias

São várias as vantagens das franquias frente ao negócio próprio.

 

O sistema de franquias no Brasil está muito bem estabelecido. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), 40% dos municípios brasileiros contam com ao menos uma unidade de uma empresa deste tipo.

Apesar do período de retração econômica, os dados da ABF revelam que as franquias ainda são boas opções para investir: o faturamento do setor entre os anos de 2014 e 2015 cresceu 8,3%. Em 2015, as franquias no Brasil criaram mais de 90 mil postos de trabalho diretos, um aumento de 8,5% frente ao na anterior. Neste ano, foram abertas 12 mil novas unidades por todo o país, um aumento de 10,1% frente a 2014.

Mas, como funcionam as franquias? Simples: o franqueador cede ao franqueado o direito de usar sua marca, patente, tecnologias e procedimentos de administração. Não há vínculo empregatício, mas uma parceria entre as partes. Isto está amparado pela Lei nº 8995/1994 (conhecida como lei de franquias).

Além dos dados impressionantes, as vantagens para os franqueados são muitas. Confira:

Garantia de mercado

O empreendedor que opta por ser franqueado tem a vantagem de ser o representante de uma marca já consolidada no mercado. Assim, o estabelecimento já terá a confiança do público, acelerando a expansão e fazendo com que a franquia se torne lucrativa antes de outros tipos de negócio. Lembre-se: 60% das empresas brasileiras não sobrevivem após 5 anos. Entre as franquias, este número cai para 15%.

Estrutura reduzida

Outra das vantagens para franqueados é o fato de que é possível abrir um negócio com uma estrutura mais enxuta, o que torna o investimento em franquias relativamente baixo.

O franqueador geralmente conta com uma equipe própria para realizar uma série de tarefas inerentes à administração de um negócio. Ainda assim, o franqueado é independente jurídica e financeiramente, tendo sua própria razão social.

Plano de negócios preestabelecido

A maioria dos empreendedores, principalmente os de primeira viagem, têm dificuldades na hora de elaborar um plano de negócios. Uma das vantagens das franquias é o fato de que elas geralmente têm um plano de negócios preestabelecido. Basta seguí-lo.

Troca de experiências

Em um primeiro momento, a tendência é que o franqueador passe mais orientações ao franqueado que o contrário. Com o passar do tempo, os franqueados ganham experiência e o know-how passa a fluir em uma via de mão dupla. Ou seja: uma vantagem para os franqueados é o ganho de experiência e de conhecimento.

Quer um bom exemplo disso? O Big Mac, um dos campeões de vendas do McDonald’s, foi criado por um franqueado, John Deligatti.

Planejamento dos custos

O investimento das franquias é baixo porque a maioria das marcas tem uma formatação padrão para suas unidades. O franqueador calcula o custo de implantação com base neste modelo. Assim, o franqueado tem menos chances de enfrentar imprevistos financeiros.

Postagens Recentes

Deixe um comentário