7 dicas para preparar a casa para a chegada de um bebê!

preparar casa para chegada bebe

7 dicas para preparar a casa para a chegada de um bebê

Não é fácil se preparar para receber o primeiro filho, seja de uma gravidez planejada ou não, tem muitas coisas que devem ser providenciadas antes de o bebê chegar. Para uma mãe de primeira viagem, pode ser difícil organizar todos os preparativos para a chegada do bebê. Mas não se preocupe, você ainda tem muitos meses até seu filho nascer, dá tempo de ir procurando os itens que serão necessários pra ele e pra você.

As principais dicas pra hora de como preparar a chegada do bebê são:

  1. Planeje-se!
  2. Verifique as necessidades de mudanças estruturais na casa, como consertos hidráulicos e elétricos, por exemplo;
  3. Faça um checklist dos itens necessários;
  4. Faça pesquisas de preço (lembre-se: você tem 9 meses até a chegada do bebê);
  5. A internet é sua aliada: monte o quarto do bebê em simuladores para ter uma noção de como ficará o resultado final;
  6. Pesquise métodos modernos de arrumação do quarto do bebê, como o método Montessori;
  7. Decore!

Antes de começar

Se você pretende fazer mudanças na casa e montar o quarto do bebê, lembre-se de antes de pensar em chamar um arquiteto ou de ir pra rua comprar os itens que você julga necessários, é importante se planejar, fazer uma lista do que comprar para a chegada do bebê e pesquise os preços. Faça um checklist e pesquise pelos produtos em sites e lojas físicas. Muitas mães também fazem bazares com itens que os filhos mais crescidinhos já não usam mais. Você consegue achar de tudo na internet, aproveite.

Uma das coisas mais importantes e que devem ser muito bem pensadas é o quarto do bebê, pois trata-se de um lugar no qual vocês passarão muito tempo. É importante que ele seja limpo, arejado, bem iluminado, com cores que remetam a tranquilidade e que seja também confortável pra você e para o bebê. Hoje em dia existem muitos estilos diferentes de se organizar um quarto de bebê.

Nos primeiros meses, provavelmente, o bebê vai dormir mais perto de você. Alguns profissionais indicam que até os três meses o filho durma no mesmo quarto que os pais, pois o cheiro da mãe tranquiliza o bebê. Outro motivo é a praticidade. Quando seu filho chorar de madrugada, você não tem que se levantar e andar até o quarto dele, ele estará ali pertinho. Depois dos três meses, quando se espera que a criança consiga dormir noites inteiras, é que ela será transferida para seu próprio quarto.

Primeiros passos

Se você é daquelas que já pensou em diversos modelos e decorações para o quarto, mas não conseguiu se decidir por nenhuma, existem sites que permitem que você faça uma simulação de como o quarto ficará. No simulador do quarto de bebê, você pode decorar e planejar o quarto do jeito que quiser, até conseguir tomar uma decisão. Você também pode montar o quarto em simuladores 3D, que te dão uma noção melhor de como o quarto ficará na realidade.

A parte estrutural também deve ser levada em consideração. O espaço que foi destinado para ser transformado em quarto de bebê precisa ser pintado? As instalações hidráulicas e elétricas estão funcionando? Há tomadas disponíveis? As paredes têm mofo? O piso precisa ser trocado? Essas são questões que precisam ser resolvidas antes de passarmos para a próxima parte: a compra dos itens funcionais e a decoração.

chegada do bebe

A parte prática

Uma vez que você tenha decidido como vai montar o quarto do bebê, anote tudo que é necessário. Depois de fazer a pesquisa de preço, compre os itens aos poucos. Escolha e monte o berço em um lugar ventilado e bem iluminado. Está em dúvida sobre quando o kit berço deve ser disposto? O ideal é que seja pouco antes do parto, para que não acumule poeira e prejudique a criança. Fique atenta: muitos pediatras não recomendam o uso do kit, pois acreditam que a criança estará mais segura em um berço vazio.

Se você for pintar as paredes, prefira tintas laváveis ou papeis de parede, que podem ser trocados com facilidade se a criança resolver mostrar toda sua criatividade na parede do quarto. Caso você tenha disponível para montar o quarto do bebê em um espaço pequeno, saiba que os itens que toda mãe aproveitará com toda a certeza são a cômoda e o berço. Além de guardar as roupinhas do bebê, a cômoda pode servir como trocador.

Método Montessori, já ouviu falar?

É importante que o cômodo tenha um bom espaço de circulação para quando seu filho começar a engatinhar e, em seguida, a andar. O método Montessori, desenvolvido pela médica e pedagoga Maria Montessori, é caracterizado pelo incentivo à liberdade e independência da criança. A decoração de um quarto de bebê montessoriano é simples, com o chão coberto por tapetes de EVA de peças encaixáveis grandes, para que não exista o risco de uma peça menor se destacar das demais e que a criança possa colocar na boca.

Outro ponto importante do quarto montessoriano é que há um colchão de solteiro no chão, para que a criança possa sair e voltar para a cama quando desejar. A ideia é que ela possa dormir e se levantar sempre que tiver vontade, para que o sono seja encarado como um momento agradável, em vez de uma obrigação. A cama baixa e o tapete de EVA permitem que a criança se movimente pelo quarto com segurança e tranquilidade. Se quiser saber mais sobre como montar um quarto no método Montessori, a monitora perinatal Stephanie Sapin explica neste vídeo.

Toques finais
Quando estiver mais perto do parto, você pode planejar o chá-de-bebê. Você ganhará muitas fraldas e roupinhas para o seu filho ou filha. É essencial preparar a casa para receber e armazenar esses itens. Caso seu filho mostre alguma alergia às fraldas, você pode sempre doá-las. Outro passo importante é procurar por sistemas de vigilância para instalar no quarto.

A cozinha da casa precisa estar completa com os itens que seu filho precisará, como mamadeira, vários tipos de bicos e uma cadeirinha para que ele possa fazer as refeições quando estiver mais crescido. No banheiro, procure instalar a banheira adequada a idade do bebê. São muitos os modelos e tamanhos disponíveis.

Não esqueça também de comprar a cadeirinha para o carro, é imprescindível que seu filho ou filha ande com segurança. A malinha da maternidade, com roupas para você e o bebê já podem ficar prontas para quando o grande momento chegar. Se quiser, prepare ou encomende as lembrancinhas para entregar para as visitas na maternidade e em casa. Todos vão querer conhecer o mais novo ou nova integrante da família. Avise com antecedência caso prefira que as visitas aconteçam apenas em casa e a maternidade ou hospital seja um espaço apenas familiar.

Tudo pronto para quando o bebê chegar! Não se preocupe, o ideal é que esses meses de preparação do seu corpo, da sua mente e da sua casa sejam prazerosos e encarados de forma alegre, como aprendizado para a criação de um novo ser. Você não está sozinha! Tenha confiança de que você saberá o que é melhor para a criança que está gerando e para você, uma mãe que também irá nascer.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Entre em Contato

são paulo ponte estaiada