Como montar um self storage

self storage corredor e portas

Os self-storage têm se tornado cada vez mais populares. Antes apenas conhecidos como um modismo norte-americano, as unidades para depósito individual de objetos estão conquistando cada vez mais o interesse de empresários – e do público. Isso ocorre principalmente em razão da natureza do empreendimento: quando em um local previamente estudado, eles acabam gerando um excelente retorno sobre o investimento inicial.

Contudo, é necessário destacar que nem tudo é tão fácil. Sem planejamento dificilmente qualquer empreendimento consegue sobreviver em um mercado cada vez mais marcado pela concorrência.
Pensando nisso, a Guarde Mais elaborou um texto especial para você que está pensando em montar um self storage. Trazemos várias dicas que vão ajudar você a conquistar o sucesso em sua mais nova empreitada.

Desejamos boa sorte!

Planejamento

Planejar é fundamental para que você esteja preparado para enfrentar todos os desafios que possam surgir no meio do caminho.

Nessa fase inicial de planejamento do empreendimento, três pontos devem ser destrinchados: mercado, concorrência e localização. Os dois primeiros analisam especificamente questões relacionadas com a oferta e demanda deste tipo de serviço na região. Para seguir adiante no projeto do seu self storage é importante ter conhecimento das respostas das seguintes perguntas:

  • Como é o mercado de self storage na região?
  • Qual é a demanda por esse serviço na região?
  • Como se dá o perfil socioeconômico dos moradores do local escolhido?

O local mais propício para o sucesso do seu empreendimento é um local que já possua alguns concorrentes, mas que não apresente um mercado saturado. Ou seja, é necessário haver uma demanda maior que a oferta.

Você pode estar se perguntando se não seria melhor instalar um self storage em um local que ainda não possua esse tipo de empreendimento. A resposta é que depende. De fato, oferecer seu serviço em um mercado sem concorrência pode ser muito vantajoso. Porém, pode ser também arriscado, pois você não tem parâmetros para decidir a aceitação ou não do público por esse serviço.

Mas isso não é um desafio intransponível. E é aqui que entra o terceiro ponto: você precisa conhecer seu público, ou melhor, seu cliente. Por meio de investigações e a elaboração de um retrato socioeconômico do local será possível usar o seu discernimento para então concluir se a área é ideal para receber seu empreendimento.

Feito tudo isso ainda há mais um detalhe de extrema importância que deve entrar no planejamento do seu self storage. Estamos falando, é claro, da localização.

Localização, localização, localização

Nos Estados Unidos, o setor imobiliário tem um mantra conhecido por quase todos: location, location, location. Repetir três vezes apenas aponta para a importância deste conceito.
Ao buscar por uma localização, os principais fatores que devem ser levados em conta são:

  • Local plano;
  • Com boa visibilidade (o local precisa se destacar);
  • Com um grande afluxo de carros
  • Próximo de áreas densamente habitadas;
  • E, mais importante, precisa ter um valor dentro do seu orçamento e estar inserido dentro das leis de zoneamento da região.

Sim, é muito difícil de encontrar um local com todas essas características. Talvez aconteça que você, com seu espírito empreendedor, terá que decidir entre algumas dessas variáveis. O que é melhor: um local com um trânsito intenso, mas longe de centros habitados ou o contrário? Claro que o estudo preliminar que você já fez sobre a região pode auxiliá-lo a tomar este tipo de decisão.

Por fim, compete ainda destacar a importância que a localização terá para o seu empreendimento. Mesmo com preços mais competitivos, talvez um concorrente mais próximo de centros habitados tenha vantagem. Pessoas que utilizam do serviço que você oferece constantemente não irão ver com bons olhos ter que passar um grande tempo se deslocando para chegar até o self-storage.

Além disso, se você estiver localizado em um local mais isolado dificilmente será notado. A conclusão que queremos que você tenha é: localização é essencial, porém não é o único fator que determinará o sucesso do seu empreendimento.

Do planeamento à realidade

Ao construir as unidades do self-storage lembre-se que também aqui é necessário um planejamento preliminar. Alguns pontos que devem ser levados em consideração no momento da elaboração do projeto são:

  • Localização do escritório;
  • Estacionamento com entrada e saída planejadas de acordo com o fluxo e o sentido das ruas do entorno;
  • Disposição de espaços de variadas dimensões.
  • Dê bastante atenção para a segurança dos seus clientes e dos pertences que ficarão armazenados.

É importante também destacar que você não precisa começar tudo do zero. Muitos galpões industriais oferecem uma estrutura adequada para o recebimento de um self storage. Porém, mesmo nesse caso, seriam necessárias algumas adaptações para deixar o local ideal para receber o empreendimento.

Como dica, sugerimos que você dê uma atenção especial à fachada e ao seu escritório, afinal de contas esses dois locais serão o cartão de visita do seu empreendimento.

A gestão do self-storage

Findo todo o processo anteriormente descrito, você terá em suas mãos um papel de extrema importância: a gestão do seu self storage!

Primeiramente, destacamos a importância que você deve dar para uma equipe qualificada. Juntos, vocês serão os responsáveis por atender clientes de forma responsável e zelar pela manutenção e bom funcionamento do empreendimento.

Além disso, outro ponto fundamental para uma gestão de sucesso é a organização. É importante manter muito bem organizadas as informações relacionadas á empresa e aos seus clientes. Contudo, vivemos na era digital. E isso quer dizer que essa tarefa se tornou muito mais rápida e prática. Nós explicamos como a seguir!

Software para self storage

Seja o seu um self storage de pequeno, médio ou grande porte, é essencial manter um software para a gestão dos seus clientes. Os softwares são programas que, por meio das informações alimentadas por você, são capazes de armazenar e classificar esses dados, oferecendo um sistema de indexação que torna fácil a tarefa de pesquisa.

A Guarde Mais compartilha informações de seu software e aplicativo para self storage com toda sua rede. Com ele, nossos franqueados podem gerir suas atividades e acessar informações compartilhadas. Além disso, ele permite:

  • Maior agilidade no atendimento;
  • Controle de ocupação de boxes;
  • Acesso fácil e rápido a todo tipo de informação alimentada no sistema;
  • Produção de relatórios de desempenho, finanças, mídias, etc.

O software para self storage da Guarde Mais apresenta uma usabilidade fácil e instintiva, tornando-se um mecanismo facilitador na relação de atendimento aos clientes. A plataforma desenvolvida permite atender as especificidades de gestão de cada loja e ainda podem ser uma ferramenta estratégica imprescindível. Por meio de seus relatórios, o sistema de gerenciamento permite a tomada de decisões em consonância com a realidade do mercado.

Ser um Franqueado de Self Storage

Sabe todas as etapas do processo para abrir um self storage que mencionamos aqui? Sim, reconhecemos que há muita coisa, porém temos uma boa notícia. Você não precisará seguir toda essa trajetória sozinho. Conte com a ajuda da Guarde Mais!

Somos uma empresa pioneira no mercado de self storage no Brasil e buscamos sempre continuar inovando. Por meio do sistema de franchising, levamos a marca Guarde Mais e os serviços de self storage para todo o país.

Visando o sucesso do seu empreendimento, oferecemos todo o suporte necessário para que você possa navegar com confiança nesse segmento do mercado. Cada um de nossos franqueados possui um consultor especialista próprio que está preparado para auxiliá-lo em todas as fases de montagem e administração de um self storage.

Para isso, contamos com a Associação Self Storage Guarde Mais. Por meio dessa associação, oferecemos a formação e especialização dos franqueados nesse ramo. Não perca essa oportunidade!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Entre em Contato

organizacao-deestoque-prateleiras-com-roupa