Como organizar um apartamento pequeno

Chegou a hora de sair da casa dos pais e de ter seu próprio lar. Mas, se você mora em grandes cidades, sabe que o valor do aluguel de apartamentos é altíssimo! Só que não tem jeito, você quer seu espaço, sua privacidade, está precisando mesmo alugar um cantinho só pra você, mas continua só encontrando apartamentos pequenos, apertados.

Você não faz ideia de como todos os seus pertences caberão lá dentro? A gente pode te ajudar. Já adiantamos que a vantagem é que demora menos pra fazer faxina! Vamos te dar algumas dicas de como organizar um apartamento pequeno, aproveitando para aliar a organização à decoração. É preciso se planejar, tanto em relação a parte financeira, quanto aos móveis que serão instalados, renovados ou feitos por você.

Montando a casa nova

Se você vai se mudar pra um apartamento e ainda precisará instalar armários e eletrodomésticos, foque naqueles que atendem aos seus costumes. Por exemplo, na hora de montar sua cozinha, se você não tem o costume de cozinhar, vale comprar um fogão pequeno. São várias as opções de fogões tradicionais e cook-tops. Na hora de instalar os armários, o melhor é fazê-los sob medida para suas necessidades de armazenamento.

Outra dica é utilizar prateleiras abertas para guardar seus itens de cozinha. Você pode aproveitar e comprar panelas coloridas que, além de funcionais, também farão parte da decoração. Utilizar cores claras e espelhos, ou objetos metálicos, que refletem a luz, passam a impressão de que o espaço é maior do que a realidade.

Cômodo principal
Na hora de organizar o quarto, a dica que damos é de procurar camas multiuso, daquelas que vêm com espaços embaixo ou gavetas para que você guarde os lençóis de cama, malas de viagem, e outros itens que não são utilizados com tanta frequência.

No quarto, é necessário ter apenas a cama e um guarda-roupa. E se você comprar um guarda-roupa com porta com espelhos, isso passará a ideia de que o cômodo é maior. Mas o importante é que o item tenha portas, pois você poderá colocar, além de roupas, outros objetos, como mala, travesseiros, ventiladores etc. e as portas ajudarão a disfarçar a bagunça.

Hoje em dia também é possível instalar seu aparelho de televisão em uma das portas do guarda-roupa, o que poupará espaço, pois você não precisará de um rack ou outro suporte para televisão. Cortinas leves e de cores claras também podem ajudar na sensação de que o espaço é maior.

Use e abuse de seus maiores aliados – móveis multifuncionais

Os móveis multifuncionais são aqueles que você pode destinar para usos diversos. Ao decorar sua sala, procure um sofá-cama, pois ele será útil na hora de receber seus hóspedes. Para receber amigos, você pode comprar pufes que podem ser utilizados para armazenar alguns objetos, como assento e como apoio para pés.

As prateleiras – que indicamos para usar na cozinha – também podem armazenar seus livros e a decoração que você desejar. Você pode instalar cada prateleira em uma altura, criando um desenho assimétrico. Se o apartamento que você vai alugar ou comprar não tem divisão entre os ambientes, você pode utilizar uma estante como divisória e ela servirá também para organização de seus pertences.

No banheiro, é interessante instalar um box, pois os banheiros desses apartamentos costumam ser pequenos e estreitos. Sem o box, você pode alagar todo o piso, vai sujar, é muita dor de cabeça pra toda vez que for tomar banho. Outra boa dica é ter um armário embaixo da pia e outro em cima, para poder armazenar itens de banheiro, como sabonete, pasta de dente, papel higiênico etc.

Poupe grana com a decoração DIY

Para organizar um apartamento pequeno e simples, é preciso se planejar e se organizar financeiramente. Sabendo quanto você poderá gastar, fica mais fácil para saber como destinará seu dinheiro. Na internet, você pode achar vários vídeos ensinando decorações DIY (Do It Yourself, ou “faça você mesmo”, em português), com tutoriais de como montar pequenos enfeites, como fazer molduras para quadros, decoração só com produtos de lojas de R$ 1,99, muitos tipos de artesanato, entre outros.

Também há vídeos ensinando a restaurar objetos ou a reaproveitar um item que tinha um uso e que será destinado a exercer outra funcionalidade. Há lojas especializadas em vender objetos de segunda mão, mas que ainda estão em boa qualidade. Vale sair de casa com bastante paciência para procurar. Se for necessário, peça ajuda de um familiar ou amigo que tem olho bom pra essas coisas. Você pode encontrar verdadeiras joias escondidas nessas lojas por uma pechincha. Itens que precisarão de uma simples reforma para ficarem novinhos em folha.

Algumas dicas para fazer a decoração com coisas simples, são: colocar adesivos nas paredes, comprar almofadas coloridas, que darão um toque de cor ao seu lar e utilizar plantas. As plantas podem ser colocadas em vasos ou em um jardim vertical, que pode ser feito com pallets, facilmente encontrados hoje em dia, em feiras de rua ou supermercados, ou vendidos a preços módicos.

Hora de desapegar

Para organizar um apartamento pequeno, é importante que, antes de se mudar, você visite o local e fique atento aos espaços disponíveis. Ao fazer a mudança, alguns objetos considerados “supérfluos” terão que ser descartados para que seu novo espaço não fique entulhado.

Aproveite que o minimalismo está em alta e leve apenas os itens que são estritamente necessários. A decoração e os móveis escolhidos representarão sua personalidade e falarão por você quando as pessoas adentrarem sua residência. Não deixe a casa com muito entulho, isso deixará as pessoas, principalmente, você, incomodadas e desconfortáveis. Algumas opções que podem ajudar são doar o que não for mais usar, ou você pode também chamar os amigos e fazer um bazar dos itens que ainda estão em bom estado. Sempre tem alguém precisando daquilo que você não quer mais. Desapegue!

Em caso de itens que você ainda quer guardar, mas não vão caber na sua nova casa, você pode deixá-los na casa dos seus pais, mas isso pode gerar cobranças quanto ao prazo que esses objetos podem permanecer lá. Outra possibilidade é alugar um self storage para acomodar os itens mais queridos. A vantagem é que os espaços de self storage podem ser de vários tamanhos e somente você terá acesso, pois você armazena seus pertences e leva a chave. Você aluga pelo tempo que precisar e o contrato é flexível, feito para atender às suas necessidades.

Self storage? O que é, e como pode ajudar?

Self storage é um serviço muito utilizado nos Estados Unidos e que tem ganhado força no Brasil. A Guarde Mais já conta com seu “serviço de auto armazenagem” em várias regiões e cidades do país. As vantagens do self storage são que você pode armazenar seus bens enquanto prepara a mudança, pode deixá-los lá enquanto decide para onde eles irão, ou, caso faça um bazar, até o novo dono ir buscá-los.

Outra grande vantagem é que você não precisa pagar taxas que são cobradas, geralmente, para quem faz uso de um guarda-móveis. Não precisa pagar taxas de IPTU, limpeza ou energia.
No fim de tudo, o essencial é que o apartamento seja a sua cara, um lugar que você possa chegar e descansar, receber os amigos e chamar de lar.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Entre em Contato

preparar casa para chegada bebeporto velho foto de cima capital ro