Solicite um orçamento, é rápido!

      Solicite um orçamento, é rápido!

          BLOG

          Dicas de como armazenar vinhos

          |

          Não há quem não aprecie um bom vinho. Porém, poucos sabem que a maneira como os vinhos são armazenados influencia na sua qualidade.

          Um vinho que não teve um armazenamento correto acaba correndo o risco de se deteriorar mais rapidamente devido à oxidação de seu conteúdo, o que nenhum bom apreciador da bebida quer.

          Pensando nisso, trazemos algumas dicas para que você não tenha problema com isso. A seguir, você pode conferir dicas de como armazenar vinhos para que a bebida que você toma sempre esteja com a qualidade máxima!

          1. A temperatura ideal para armazenar vinhos

          Especialistas recomendam que o vinho seja armazenado em um ambiente com uma temperatura constante que não seja menor que 5ºC ou maior que 18°C. O ponto considerado como ótimo para o armazenamento do vinho está entre 10-12°C.

          Devem-se evitar, sobretudo, oscilações constantes de temperatura, como a que ocorre do dia para anoite. A razão para isso é que essas oscilações constantes na temperatura acabam fazendo com que a rolha do vinha dilate e contraia muitas vezes em um período muito curto de tempo, fazendo com que a capacidade dela de selar o conteúdo da garrafa seja prejudicada.

          2. A luminosidade

          A luz é uma das maiores inimigas da conservação do vinho. Por isso, é importante que o local em que as garras estejam dispostas seja escuro. Muitas garrafas de vinho vêm com uma proteção contra os raios ultravioletas, contudo essa proteção não é o suficiente, principalmente se as garrafas ficarem em contato constante com a luz.

          3. A posição das garrafas de vinho

          A posição ideal para armazenar o vinho é com a garrafa deitada. Dessa maneira, o vinho fica em contato constante com a rolha, impedindo que ela seque e diminua de tamanho. Caso isso aconteça, o conteúdo da garrafa acaba entrando em contato com o ar e a qualidade do vinho acaba sendo prejudicada.

          Além disso, armazenar as garrafas de vinho na horizontal é uma excelente maneira de aproveitar melhor o espaço!

          4. Cuidado com movimentos

          Procure armazenar o vinho em um local em que a garrafa possa ficar parada, pois o movimento também acaba interferindo na qualidade do vinho. Até mesmo vibrações que podem surgir devido a um tráfego muito intenso podem afetar a qualidade do produto.

          5. A umidade

          O índice de umidade do local em que você irá armazenar o vinho deve varia ente 60 e 80 por cento. Valores abaixo ou acima desses podem apresentar problemas.

          Locais muito úmidos podem acabar criando mofo. Apesar disso não necessariamente afetar o conteúdo de uma garrafa bem selada, o mofo acaba danificando os rótulos. Os locais muito secos acabam contribuindo para o processo de deterioração da rolha, colocando o conteúdo da garrafa em perigo.

          6. A conservação do vinho depois de aberto

          Após aberto, todos os procedimentos de conservação do vinho se alteram. Primeiramente, é importante destacar que um dos maiores inimigos do vinho é o oxigênio. Por isso, após aberto procure evitar deixar o conteúdo da garrafa em contato com o ar: sempre busque selar a garrafa quando o vinho não estiver sendo servido.

          Também é recomendado que a garrafa aberta seja guardada na geladeira, pois o frio irá ajudar a conservar o vinho e diminuir o processo de oxidação. Contudo, é importante lembrar que isso apenas irá fazer com que o processo de degradação do vinho seja retardado, não eliminando completamente sua oxidação.

          De maneira geral, vinhos tintos podem ser armazenados na geladeira, quando propriamente selados, por até uma semana sem perder significativamente sua qualidade. Em contraste, os vinhos rosados e brancos aguentam quatro dias ou até menos. Os espumantes são os que se deterioram mais rápido, por isso seu consumo é recomendo para o mesmo dia em que a garrafa é aberta.

          Já não tem mais espaço para armazenar suas garrafas de vinho em casa? Nós temos a solução!

          Você também ama tanto o vinho que está ficando sem espaço para armazená-lo? Temos uma dica muito importante para você que quer armazenar as garrafas em um ambiente adequado.

          Que tal utilizar um self storage para armazenar garrafas de vinho? Além de aproveitar melhor o espaço da sua casa, você também tem a chance de armazenar as garrafas em um local que apresenta muitas das condições ideais: temperatura, luminosidade, umidade e muita tranquilidade para que seus vinhos conservem toda a qualidade!

          Se você se interessou, não deixe de entrar em contato com a Guarde Mais. Somos a maior rede de self storage de todo o Brasil. Com certeza tem uma unidade pertinho de você! Confira.

          Deixe seu Comentário
          Deixe seu Comentário

          cinco × 2 =

          Fale conosco via whatsapp Clique aqui
          Idiomas