O que é um operador logístico? O que faz?

Quando ouvimos falar em operador logístico, logo imaginamos um cargo ou profissão dentro do ramo da logística, mas na verdade isso está errado. Um operador logístico é uma empresa que presta serviços logísticos para terceiros, ou seja uma empresa contratada para fornecer serviços de administração e mão de obra logística para outras empresas.

A principal razão pela qual as empresas procuram um operador logístico é que o mercado atual demanda uma competitividade muito maior do que antigamente, nos dias de hoje as empresas precisam ofertar mais produtos por um valor cada vez menor de frete, o que pode ser um verdadeiro desafio se formos pensar em termos de logística.

As pequenas empresas muito dificilmente terão o capital necessário para ter um armazém compatível com um grande estoque de produtos, afinal para ter um armazém que comporte uma grande quantidade de estoque é necessária uma grande área e também uma estrutura grande, o que além de ser um investimento inicial muito alto, também gera grandes despesas ao longo do tempo para mantê-la.

Saiba qual é a diferença entre estoque e armazenagem.

E é por esse motivo que os operadores logísticos são tão importantes, eles suprem as necessidades de empresas que não tem capital para investir em uma armazenagem, nem tem a mão de obra ou os equipamentos necessários para a realização de toda a cadeia logística da operação da empresa. Os custos dos operadores logísticos parecem muito mais interessantes do que gerenciar a operação logística de forma integral “dentro de casa”, além do que os operadores logísticos já possuem a experiência necessária na cadeia logística o que também é muito procurado por grandes empresas que preferem terceirizar sua logística, de forma a utilizar o know how dos operadores logísticos.

Saiba mais sobre sistemas de armazenagem.

A localização dos operadores logísticos é outro ponto que favorece as empresas que os contratam, possuindo muitas vezes diversos armazéns, essas empresas conseguem entregar os produtos de forma muito mais rápida, afinal as distâncias acabam se encurtando e também diminuindo os custos com envio de produtos, uma vez que a logística pode ser pensada de forma mais precisa de acordo com os negócios da empresa em regiões específicas do mapa.

Os operadores logísticos geralmente funcionam da seguinte forma:

Operadores logísticos comuns

São aqueles que prestam o serviço de logística mais “básica” por assim dizer. Gerenciam o armazém onde serão estocados os produtos e também o transporte e embalagem dos produtos.

Operadores logísticos focados na administração

Como o próprio nome já diz, são aqueles que não tem como foco realizar a armazenagem em si, e sim prestar serviços de consultoria logística, fornecer recursos humanos (mão de obra especializada) e também sistemas de gerenciamento de estoque.

Operadores logísticos híbridos

São aqueles que fornecem todo o processo logístico, desde o planejamento, a armazenagem e a mão de obra e a execução de todas as áreas logísticas.

O que fazem os operadores logísticos?

As principais áreas de atuação dos operadores logísticos são:

  • Transporte dos produtos
  • Armazenagem do estoque
  • Recebimento de pedidos
  • Embalagem e manuseio
  • Consultoria, gestão e administração logística
  • Mão de obra

Os operadores logísticos são uma ótima forma de grandes empresas diminuirem os custos e otimizar o processo logístico, porém todo esse investimento pode ser muito custoso para micro e pequenas empresas que não conseguem justificar o investimento, ou não possuem um estoque tão grande que necessite deste serviço. Para esses casos, uma boa solução seria a utilização de um self storage, modalidade de armazenagem que cresce muito no Brasil. Com o self storage, sua empresa pode armazenar o estoque de forma muito mais barata e também se beneficiar das localizações estratégicas que o self storage pode proporcionar. Se interessou pela ideia? Entre em contato conosco e veja como podemos lhe ajudar a otimizar seu processo logístico. Clique aqui e veja nossas unidades pelo Brasil.

 

Postagens Recentes

Deixe um comentário