Uma Rede de Self Storage ajudando a logística para e-commerce, um casamento perfeito!

logistica-para-e-commerce

Quem está acostumado a comprar em lojas virtuais pode pensar que montar um e-commerce deve ser fácil. Afinal, não é preciso ter uma loja física, o custo é apenas da manutenção do site, você só tem que ter o produto à mão e enviar para o cliente, que arcará com os custos do envio. Mas será que é assim de verdade?

A resposta é não! Há muitas coisas que tornam uma loja virtual mais simples do que uma física. Em contraponto, é preciso estar muito atento as características que apenas uma loja virtual apresenta e que devem ser consideradas pelo empresário.

Neste texto, falaremos tudo sobre como funciona a logística de um e-commerce e pontos importantes que devem ser considerados antes de se investir em uma loja virtual e como uma rede de self storage bem estruturada pode ajudar.

Acompanhe!

A logística de um e-commerce

A logística no e-commerce inicia-se com a organização dos processos de planejamento, execução, controle do transporte, da movimentação e do armazenamento de produtos dentro e fora da empresa, prezando por sua integridade e prazos de entrega aos clientes. Sem esse tipo de planejamento, você pode ter pouco retorno e grandes prejuízos.

Embora pareça ser mais simples, há algumas diferenças muito importantes entre uma loja física e uma virtual. Por exemplo, o comércio virtual funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. O ciclo de tempo entre a compra e a entrega dos produtos é menor e o tempo de exposição da marca é aumentado.

O processo apresenta muitos desafios, pois o estoque deve ser controlado corretamente, o planejamento das vendas deve ser bem feito e até o empacotamento do produto entram em jogo para garantir uma boa experiência de compra ao cliente, o que permitirá o crescimento do negócio.

Características da logística de um e-commerce

Caracteristicas-da-logistica-de-um e-commerce

Para saber como a logística pode interagir com o e-commerce, é preciso entender que há algumas características que devem ser levadas em consideração. Em um comércio virtual, a logística requer precisão, velocidade, baixo tempo de resposta e um serviço de pós-venda diferenciado.

O catálogo de uma loja online muitas vezes é bem maior do que o catálogo de uma loja física. A logística então fica encarregada de receber e gerenciar o estoque, prezando sempre pelo bom estado dos itens e, especialmente hoje em dia, pensando em prazos e preços de frete, para que o produto chegue rapidamente às mãos do cliente.

Algumas etapas devem ser seguidas:

1 – Planejamento de vendas e operações;

2 – Controle de estoque;

3 – Definição de indicadores de performance;

4 – Redução de custos.

O planejamento de vendas inclui saber que produtos estão disponíveis e uma minuciosa gestão do processo de armazenagem, expedição e entrega dos produtos. O controle do estoque pretende evitar o acúmulo ou falta de produtos, o que ajudará a controlar as finanças e o espaço físico da empresa.

É importante definir indicadores de performance, que serão utilizados para avaliar o nível de processos chave para a empresa, e serão valiosos na etapa seguinte, que é a redução de custos. A avaliação dos processos permite entender se está havendo gastos em excesso em algo que não está dando retorno e onde se deve investir mais para que a empresa cresça.

Como um self storage pode ajudar um e-commerce

Guarde-Mais-self-storage

Como é possível perceber, o coração de um e-commerce é o estoque, após levar em consideração todos os processos, você pode aproveitar a comodidade de um self storage para armazená-lo.

A vantagem de utilizar um self storage é que você poderá decidir entre vários tamanhos de boxes, podendo trocar por um espaço maior ou menor quando necessário e sem burocracia. Você não precisa arcar com o preço de manter um espaço ocioso, você paga apenas o que está sendo utilizado.

Em todas as unidades da Rede Guarde Mais, você é a única pessoa que tem acesso ao guarda estoque, preservando a segurança dos seus produtos. Você tem acesso a qualquer momento e o contrato de aluguel é firmado sem burocracia e o cliente dispõe de segurança 24 horas, seguro individual com as melhores seguradoras do mercado, monitoramento por câmeras e dedetização periódica.

Outra grande vantagem é que a Guarde Mais tem unidades de self storage em todas as regiões do Brasil e se encontra em franca expansão com uma meta audaciosa de alcançar 60 operações inauguradas até meados de 2020, todas elas estrategicamente localizadas. Os consumidores prezam pela rapidez e baixo custo do frete e você tem a vantagem de armazenar e distribuir suas mercadorias em várias regiões do país por meio de um sistema completo, econômico e prático e ainda podendo concentrar em estados e cidades onde a procura pelos seus produtos é maior.

No caso da logística reversa no e-commerce, caso haja necessidade de devolução ou troca de produto, o consumidor poderá pagar pouco ou nada para devolver ou trocar um item. O cliente tem direitos assegurados por lei após uma compra e é imprescindível que sejam respeitados. Lidar bem com as reclamações e pedidos de troca e devolução podem ajudar a criar um bom nome para sua marca.

Decidiu montar um e-commerce? Conte com a Guarde Mais, a maior Rede de Self Storage do Brasil.

Entre em contato com a nossa central e surpreenda-se!

A Guarde Mais é o que você precisa!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Entre em Contato