Como é morar em Blumenau? Será que é bom? Conheça a cidade!

Blumenau é uma cidade localizada no nordeste do estado de Santa Catarina. O município conta, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2018, com uma população de 352.460 pessoas.

O município é a cidade-sede da Região Metropolita do Vale do Itajaí, da qual fazem parte também outros quatro municípios: Gaspar, Indaial, Pomerode e Timbó. A área de expansão da Região Metropolitana integra ainda outros 11 municípios.

Fundada em 1850 pelo filósofo alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, a cidade é conhecida em todo o Brasil em razão da forte influência da cultura germânica que perdura até os dias de hoje.

Exemplo disso é que no município ocorre a segundo maior festa de cerveja do mundo, a Oktoberfest de Blumenau que todos os anos atrai milhares de pessoas à cidade e ajuda a dinamizar a economia do local.

Além disso, a influência europeia pode ser sentida em todos os cantos da cidade. Seja nos costumes dos blumenauenses, na gastronomia ou, ainda mais característico, a rica arquitetura inspirada em estilos europeus, e mais, especificamente, germânicos.

Entre os locais da cidade que recebem destaque em razão de sua arquitetura e que, por isso, acabam atraindo um grande número de turistas, estão a Prefeitura Municipal de Blumenau (estilo enxaimel inspirado em antigas casas coloniais); o Teatro Carlos Gomes, projetado pelo engenheiro e arquiteto alemão Erwin Bruner.

Também recebe destaque o Antigo Castelinho de Moelmann, construído em 1978 e inspirado na mais velha prefeitura da Alemanha que fica localizada na cidade de Michelstadt. Atualmente, funciona no local uma loja de departamentos e os visitantes ainda podem aproveitar para degustar um delicioso chopp artesanal em um deck que dá vista para a Avenida Beira Rio e o rio Itaijaí-Açu.

Mas o ponto que mais chama a atenção na cidade em razão da manutenção da tradição alemã que colonizou o local é a Vila Itoupava. Localizada a 25 quilômetros do centro da cidade, o local abriga inúmeros moradores que ainda dominam a língua alemã e as casas do local mantêm o autêntico estilo enxaimel, com jardins e gramados muito bem cuidados, floreiras e uma completa infraestrutura para atender aos inúmeros turistas que frequentam o local.

parque vila germanica oktoberfest blumenau

Como é morar em Blumenau?

Será que Blumenau é bom para morar? Isso você poderá conferir a seguir!

Um dos principais destaques de Blumenau que atrai novos moradores é a elevada qualidade de vida de seus habitantes. O município apresenta um Índice de Desenvolvimento Humano de 0,806, que é considerado muito alto e o coloca na vigésima quinta posição das cidades brasileiras com maior qualidade de vida.

Mas não é apenas isso que faz com que Blumenau seja um excelente local para morar. A cidade também apresenta uma economia consolidada e muito forte.

Porém, também é necessário destacar que, como qualquer cidade, os blumenauenses sofrem com alguns percalços. Talvez um dos maiores problemas enfrentados pela população de são as enchentes. Porém, por ser muito comuns, a cidade adaptou-se a elas.

Por exemplo, no bairro Victor Konder, que fica próximo ao Centro e está disposto em um relevo de baixa altitude, há uma predisposição de 95% de alagamento pelas enchentes.

Por essa razão, uma das características dos prédios que ficam localizados nesse bairro é que os primeiros andares das edificações são destinados a estacionamentos ou áreas para festas. Isso faz com que as residência não sejam atingidas pelas inundações.

Quer saber quais são as melhores cidades para se morar no Brasil? Confira uma lista com 5 opções maravilhosas. Clique aqui.

Outro ponto que merece destaque é que muitas pessoas, quando buscam um município para morar em Santa Catarina ficam com a seguinte dúvida: morar em Blumenau ou Joinville?

A verdade é que não há uma resposta direta a essa pergunta. Tudo depende do seu perfil e das razões para se mudar para outro município.

Mas podemos, sim, oferecer alguns detalhes que podem ajudá-lo na escolha.

Em primeiro lugar, Joinville é a maior cidade do Estado de Santa Catarina. Em razão disso, a cidade oferece uma gama maior de atividades culturais e de lazer para todo o tipo de gosto.

Esse município também abriga a maior população de Santa Catarina, com mais de meio milhão de habitantes. Dentre as cidades mais populosas da região sul ela fica atrás apenas de Porto Alegre e Curitiba.

Se você tem interesse de saber mais sobre como é morar em Joinville temos o texto ideal. Confira aqui no blog da Guarde Mais “Como é morar em Joinville? O que você precisa saber antes de mudar!

Onde morar em Blumenau?

Escolher um bairro para morar em uma cidade desconhecida pode ser um grande desafio.

Por isso, nós selecionamos os melhores bairros para morar em Blumenau e descrevemos quais são as principais vantagens de cada um desses locais. Você pode conferi-los a seguir.

bairro jardim blumenau

Jardim Blumenau

O Jardim Blumenau é um bairro muito próximo ao centro da cidade e, por isso, é muito procurado por quem deseja morar em uma localização estratégica na cidade.

Ele apresente uma área quase toda plana e abriga uma área residencial de alto padrão. O local possui vários prédios residenciais e comerciais, com destaque para a área da saúde.

O Jardim Blumenau ainda recebe destaque em razão do grande número de instituições de ensino que ficam localizadas nesse bairro. Pode-se encontrar no local escolas municipais, estaduais e municipais; colégios particulares; um Centro Educacionais Infantil, além de escolas de ensino de idiomas.

praca-victor-konder

Bairro Victor Konder

Esse bairro foi criado em 1956 em homenagem a Victor Konder, figura de destaque na cidade que desempenhou o papel de presidente da Câmara Municipal de Blumenau, secretário da Fazenda do Estado de Santa Catarina e Ministro de Estado dos Negócios de Viação e Obras Públicas.

O bairro fica localizado na porção Centro-Oeste da cidade e faz limite com os bairros Boa Vista, Itoupava Seca, o bairro Centro, Boa Vista e Vila Nova.

No Victor Konder ficam a sede de importantes instituições de ensino, como o Senai e a parte do Campus I da Universidade Regional de Blumenal (Furb), instituição pública de ensino superior. Em razão disso, o bairro é muito procurado por estudantes.

bairro vila nova blumenau

Vila Nova

O bairro Vila Nova fica localizado na região Central de Blumenau e faz limites com os bairros Escola Agrícola, Itoupava Seca, bairro Velha, Victor Konder, Centro e Água Verde.

Vila Nova possui uso predominantemente familiar e por ele passam vias arteriais importantes, como é o caso da rua Joinville, Theodoro Holtrup, Benjamin Constant, Almirante Tamandaré e Almirante Barroso.

O bairro conta com três praças, a Arno Bernardes, a Do Estudante e a Rotary (parque infantil). O local é sede para o 10º Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina e a Secretaria estadual de Desenvolvimento Regional.

centro blumenau

Centro

Certamente, o bairro Centro é aquele que oferece a melhor localização.

O bairro fica localizado no lado direito do Rio Itajaí-Açu, na porção Centro-Leste da cidade. Ele faz limite com os seguintes bairros: Victor Konder e Vorsdadt ao norte; Bom Retiro, Jardim Blumenau, Garcia e Ribeirão Fresco ao Sul; com a Área Rural ao leste e a oeste com os bairros da Velha e Vila Nova.

O bairro abriga várias praças, largos, pontes e monumentos, além de ser muito bem arborizado. O Centro conta com uma cobertura vegetal densa na parte sul que se torna mais expressiva no Parque Natural Municipal São Francisco de Assis, que conta com 23 hectares de Floresta Atlântica em excelente estado de conservação.

alugar box self storage guardar móveis

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Entre em Contato

doação de móveismarie kondo