Como é morar em Joinville? O que você precisava saber antes de mudar!

Você está buscando informações sobre como é morar em Joinville? Então está com sorte! A Guarde mais elaborou um texto especial para que você descubra tudo sobre como é morar nessa cidade do sul do país!

Joinville fica no norte do estado de Santa Catarina, a 130 quilômetros de Curitiba. É curioso notar que a cidade fica mais próxima da capital paranaense do que de Florianópolis. A distância rodoviária de Joinville a Florianópolis é de 179 km, 49 km a mais do que a distância até Curitiba.

Joinville é a cidade mais populosa do estado, com uma população total de 577.077 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE). Isso faz com que ela seja a terceira cidade mais populosa do sul do Brasil, atrás apenas de Porto Alegre e Curitiba.

A cidade de Joinville recebe um grande destaque principalmente em razão de sua grande qualidade de vida. De acordo com o Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil, o Índice de Desenvolvimento Humano Médio (IDHM) da cidade é de 0,809.

O alto valor de seu IDHM coloca Joinville no quarto lugar do ranking das cidades com maior qualidade de vida no estado de Santa Catarina, atrás apenas da capital, Florianópolis, de Balneário Camboriú e Joaçaba, cidade esta localizada no meio oeste catarinense.

Para que você posso entender melhor como é a cidade, deixamos abaixo algumas dicas de bairros indicados para morar em Joinville e também alguns destaques do cenário cultural da cidade. Não perca!

Onde morar em Joinville?

A cidade conta com um número relativamente pequeno de bairros. Joinville é formada por 41 bairros e, caso você não conheça muito bem a cidade, apresentamos abaixo quatro bairros muito bem localizados.

Atiradores

O bairro recebe esse nome em decorrência da instalação do 13º Batalhão de Caça (hoje 62º Batalhão de Infantaria) e também da presença da Sociedade de Atiradores (hoje Sociedade Desportiva Cruzeiro Joinvillense).

Com uma área de 2,81 km², o bairro fica na unidade administrativa Subprefeitura da Região Centro-Norte. Atiradores conta com uma população de 5.383 habitantes e fica localizado a 2,05km do centro da cidade.

O bairro de Atiradores surgiu inicialmente como uma colônia alemã e hoje se tornou um dos bairros mais nobres da cidade. Com excelente infraestrutura, ele apresenta também muitas opções de lazer e entretenimento.

Santo Antônio

Também localizado na unidade administrativa da Subprefeitura da Região Centro-Norte, o bairro de Santo Antônio possui uma área de 2,20 km² e faz limite com os bairros América, Saguaçu, Costa e Silva e Bom Retiro.
Santo Antônio ocupa uma posição privilegiada, próximo à Zona Industrial. Além disso, outro grande destaque do bairro é que ali está localizado o Campus Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), uma das universidades mais prestigiadas do estado.

Costa e Silva

Localizado na unidade administrativa da Subprefeitura da Região Leste, esse bairro se destaca na oferta de serviços de educação e saúde. Na parte da saúde, o bairro conta com uma Unidade Básica de Saúde, uma Unidade Básica de Saúde Familiar e uma unidade de pronto atendimento. Já na área da educação o Costa e Silva conta com vários Centros de Educação, escolas e colégios.

Anita Garibaldi

Localizado a apenas 2,04 km do Centro, o bairro está englobado na unidade administrativa da Subprefeitura da Região Centro-Norte. O Anita Garibaldi é um bairro ideal para quem busca praticidade. Mesmo próximo ao centro, o bairro ainda mantém seu clima residencial.

O bairro Anita Garibaldi também possui muitos comércios, restaurantes e serviços à disposição dos moradores. É ali também que estão localizadas a rodoviária e duas instituições de ensino superior (Unisociesc e FCJ).

O bairro ainda apresenta excelentes opções para quem busca opções de lazer e cultura. É no Anita Garibaldi que fica localizada a Estação da Memória, antiga estação de trem construída em 1906 e que hoje abriga um local para exposições e eventos culturais.

Cultura e lazer em Joinville

Dentro do calendário cultural da cidade o maior destaque vai para o Festival de Dança, que acontece todo mês de julho. Na ocasião, a cidade é visitada por pessoas de todo o Brasil e também da América Latina e do mundo.

Um fato curioso sobre a cidade é que ela é sede da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil. Fundada em 2000, é a única filial do famoso Teatro Bolshoi da Rússia. A razão para isso é que a cidade entrou no programa da turnê da Companhia de Teatro Bolshoi no ano de 1996, no 14º Festival de Dança de Joinville.

Impressionados com a receptividade do público e a reverência da cidade diante da arte, o festival serviria como o estopim que traria para o Brasil uma filial da companhia de balé mais conhecida do mundo.

Para os que preferem um roteiro com mais aventura, a dica perfeita é conhecer o Castelo dos Bugres, localizado no alto da serra do mar. Outro ponto que merece menção e que atrai tanto turistas como locais é o Mirante de Joinville. O local é o ponto mais elevado do morro da Boa Vista, com uma paisagem marcada pela área urbana da cidade e pela Baía de Babitonga. Além disso, é possível percorrer uma trilha em meio a Mata Atlântica. Ademais, a visita ao mirante de Joinville é facilitada, pois pode ser feita por meio de ônibus, a pé ou bicicleta ou táxis.

Para quem busca um roteiro mais tranquilo em Joinville passear pela Rua das Palmeiras pode ser uma ótima opção. Um dos cartões postais da cidade, a rua apresenta duas colunas de palmeiras que foram trazidas ainda como mudas do Rio de Janeiro.

Joinville também possui grande destaque na parte de museus. Alguns dos locais que podem chamar sua atenção são: Casa da Memória, Estação da Memória, Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ), Museu Casa Fritz Alt, Museu de Arte de Joinville (MAJ) e Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC). Todos esses locais são de gestão pública e apresentam entrada gratuita.

Na parte gastronômica da cidade, o destaque vai para a Rua Visconde de Taunay. O local, conhecido como a via gastronômica da cidade, apresenta bares, restaurantes e pizzarias. Com uma oferta variada, o local tem espaço para todo tipo de público.

Para quem gosta de aproveitar a vida noturna Joinville também apresenta inúmeras opções para todos os tipos de público.

Vai se mudar para Joinville?

Mudar de cidade é sempre algo muito incômodo. Precisamos estar atentos a muitos detalhes e é quase impossível escapar da enorme bagunça.

Porém, temos uma notícia boa. Você sabia que é possível utilizar os serviços de um self storage para deixar sua mudança mais organizada?

Os self storage são aqueles locais em que você pode alugar um box com um contrato flexível e armazenar qualquer objeto que você quiser.

O melhor é que, além de não precisar de fiador, os tamanhos disponíveis são variáveis. Há desde os pequenos até os maiores. Com certeza você irá encontrar um que se ajusta perfeitamente às suas necessidades!

Por isso, se você estiver de mudança para Joinville, não deixe de entrar em contato com a Guarde Mais. Somos uma empresa de self storage pioneira nesse segmento no Brasil. Estamos presentes em 11 estados brasileiros e sempre em expansão. Com certeza você pode encontrar uma unidade pertinho de você. Clique aqui para acessar a unidade Joinville!

Postagens Recentes
Mostrando 2 comentários
  • SONIA REGINA MAFRA
    Responder

    Olá. Sou de Niterói e pretendo me mudar para algum bairro de Joinville, mas estou em dúvida.
    Tem um lançamento ótimo na Rua Hildo Novaes, 640 – Vila Nova, Joinville – SC
    Gostaria de saber se é um bom bairro para se morar sozinha e como é o comércio em geral.
    Não tenho carro e por isso tenho que ter tudo bem pertinho, inclusive por ser idosa (65a)

    • Guarde Mais
      Responder

      O bairro aparenta ser bem tranquilo Sonia, não fica muito longe do centro da cidade e está crescendo. Parece ser uma boa oportunidade.

Deixe um Comentário

Entre em Contato

self storage guarde mais niteroi