Como é morar em Joinville? O que você precisava saber antes de mudar!

Você está buscando informações sobre como é morar em Joinville? Então está com sorte! A Guarde mais elaborou um texto especial para que você descubra tudo sobre como é morar nessa cidade do sul do país!

Joinville fica no norte do estado de Santa Catarina, a 130 quilômetros de Curitiba. É curioso notar que a cidade fica mais próxima da capital paranaense do que de Florianópolis. A distância rodoviária de Joinville a Florianópolis é de 179 km, 49 km a mais do que a distância até Curitiba.

Já pensou em morar na bela Florianópolis?

Joinville é a cidade mais populosa do estado, com uma população total de 577.077 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE). Isso faz com que ela seja a terceira cidade mais populosa do sul do Brasil, atrás apenas de Porto Alegre e Curitiba.

A cidade de Joinville recebe um grande destaque principalmente em razão de sua grande qualidade de vida. De acordo com o Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil, o Índice de Desenvolvimento Humano Médio (IDHM) da cidade é de 0,809.

O alto valor de seu IDHM coloca Joinville no quarto lugar do ranking das cidades com maior qualidade de vida no estado de Santa Catarina, atrás apenas da capital, Florianópolis, de Balneário Camboriú e Joaçaba, cidade esta localizada no meio oeste catarinense.

Para que você posso entender melhor como é a cidade, deixamos abaixo algumas dicas de bairros indicados para morar em Joinville e também alguns destaques do cenário cultural da cidade. Não perca!

Quer saber quais são as melhores cidades para se morar no Brasil? Confira uma lista com 5 opções maravilhosas. Clique aqui.

Onde morar em Joinville?

A cidade conta com um número relativamente pequeno de bairros. Joinville é formada por 41 bairros e, caso você não conheça muito bem a cidade, apresentamos abaixo quatro bairros muito bem localizados.

Atiradores

O bairro recebe esse nome em decorrência da instalação do 13º Batalhão de Caça (hoje 62º Batalhão de Infantaria) e também da presença da Sociedade de Atiradores (hoje Sociedade Desportiva Cruzeiro Joinvillense).

Com uma área de 2,81 km², o bairro fica na unidade administrativa Subprefeitura da Região Centro-Norte. Atiradores conta com uma população de 5.383 habitantes e fica localizado a 2,05km do centro da cidade.

O bairro de Atiradores surgiu inicialmente como uma colônia alemã e hoje se tornou um dos bairros mais nobres da cidade. Com excelente infraestrutura, ele apresenta também muitas opções de lazer e entretenimento.

Santo Antônio

Também localizado na unidade administrativa da Subprefeitura da Região Centro-Norte, o bairro de Santo Antônio possui uma área de 2,20 km² e faz limite com os bairros América, Saguaçu, Costa e Silva e Bom Retiro.
Santo Antônio ocupa uma posição privilegiada, próximo à Zona Industrial. Além disso, outro grande destaque do bairro é que ali está localizado o Campus Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), uma das universidades mais prestigiadas do estado.

Costa e Silva

Localizado na unidade administrativa da Subprefeitura da Região Leste, esse bairro se destaca na oferta de serviços de educação e saúde. Na parte da saúde, o bairro conta com uma Unidade Básica de Saúde, uma Unidade Básica de Saúde Familiar e uma unidade de pronto atendimento. Já na área da educação o Costa e Silva conta com vários Centros de Educação, escolas e colégios.

Anita Garibaldi

Localizado a apenas 2,04 km do Centro, o bairro está englobado na unidade administrativa da Subprefeitura da Região Centro-Norte. O Anita Garibaldi é um bairro ideal para quem busca praticidade. Mesmo próximo ao centro, o bairro ainda mantém seu clima residencial.

O bairro Anita Garibaldi também possui muitos comércios, restaurantes e serviços à disposição dos moradores. É ali também que estão localizadas a rodoviária e duas instituições de ensino superior (Unisociesc e FCJ).

O bairro ainda apresenta excelentes opções para quem busca opções de lazer e cultura. É no Anita Garibaldi que fica localizada a Estação da Memória, antiga estação de trem construída em 1906 e que hoje abriga um local para exposições e eventos culturais.

Cultura e lazer em Joinville

Dentro do calendário cultural da cidade o maior destaque vai para o Festival de Dança, que acontece todo mês de julho. Na ocasião, a cidade é visitada por pessoas de todo o Brasil e também da América Latina e do mundo.

Um fato curioso sobre a cidade é que ela é sede da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil. Fundada em 2000, é a única filial do famoso Teatro Bolshoi da Rússia. A razão para isso é que a cidade entrou no programa da turnê da Companhia de Teatro Bolshoi no ano de 1996, no 14º Festival de Dança de Joinville.

Impressionados com a receptividade do público e a reverência da cidade diante da arte, o festival serviria como o estopim que traria para o Brasil uma filial da companhia de balé mais conhecida do mundo.

Para os que preferem um roteiro com mais aventura, a dica perfeita é conhecer o Castelo dos Bugres, localizado no alto da serra do mar. Outro ponto que merece menção e que atrai tanto turistas como locais é o Mirante de Joinville. O local é o ponto mais elevado do morro da Boa Vista, com uma paisagem marcada pela área urbana da cidade e pela Baía de Babitonga. Além disso, é possível percorrer uma trilha em meio a Mata Atlântica. Ademais, a visita ao mirante de Joinville é facilitada, pois pode ser feita por meio de ônibus, a pé ou bicicleta ou táxis.

Para quem busca um roteiro mais tranquilo em Joinville passear pela Rua das Palmeiras pode ser uma ótima opção. Um dos cartões postais da cidade, a rua apresenta duas colunas de palmeiras que foram trazidas ainda como mudas do Rio de Janeiro.

Quer mais agitação e infraestrutura de uma grande cidade? Já pensou em morar em Curitiba?

Joinville também possui grande destaque na parte de museus. Alguns dos locais que podem chamar sua atenção são: Casa da Memória, Estação da Memória, Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ), Museu Casa Fritz Alt, Museu de Arte de Joinville (MAJ) e Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC). Todos esses locais são de gestão pública e apresentam entrada gratuita.

Na parte gastronômica da cidade, o destaque vai para a Rua Visconde de Taunay. O local, conhecido como a via gastronômica da cidade, apresenta bares, restaurantes e pizzarias. Com uma oferta variada, o local tem espaço para todo tipo de público.

Para quem gosta de aproveitar a vida noturna Joinville também apresenta inúmeras opções para todos os tipos de público.

Vai se mudar para Joinville?

Mudar de cidade é sempre algo muito incômodo. Precisamos estar atentos a muitos detalhes e é quase impossível escapar da enorme bagunça.

Porém, temos uma notícia boa. Você sabia que é possível utilizar os serviços de um self storage para deixar sua mudança mais organizada?

Os self storage são aqueles locais em que você pode alugar um box com um contrato flexível e armazenar qualquer objeto que você quiser.

O melhor é que, além de não precisar de fiador, os tamanhos disponíveis são variáveis. Há desde os pequenos até os maiores. Com certeza você irá encontrar um que se ajusta perfeitamente às suas necessidades!

Por isso, se você estiver de mudança para Joinville, não deixe de entrar em contato com a Guarde Mais. Somos uma empresa de self storage pioneira nesse segmento no Brasil. Estamos presentes em 11 estados brasileiros e sempre em expansão. Com certeza você pode encontrar uma unidade pertinho de você. Clique aqui para acessar a unidade Joinville!

Postagens Recentes
Mostrando 50 comentários
  • SONIA REGINA MAFRA
    Responder

    Olá. Sou de Niterói e pretendo me mudar para algum bairro de Joinville, mas estou em dúvida.
    Tem um lançamento ótimo na Rua Hildo Novaes, 640 – Vila Nova, Joinville – SC
    Gostaria de saber se é um bom bairro para se morar sozinha e como é o comércio em geral.
    Não tenho carro e por isso tenho que ter tudo bem pertinho, inclusive por ser idosa (65a)

    • Guarde Mais
      Responder

      O bairro aparenta ser bem tranquilo Sonia, não fica muito longe do centro da cidade e está crescendo. Parece ser uma boa oportunidade.

    • werneck vieira
      Responder

      Voce pode me mandar um zap eu to com o mesmo pensamento podemos rachar um aluguel..
      21 99741687

  • Camila
    Responder

    Olá estou analisando a possibilidade de morar em Joinville, trabalharia no aeroporto! Qual bairro vc indicaria que seja próximo do meu trabalho e que seja tbm bem localizado( próx. De supermercado, restaurantes, transporte público etc)

    • Guarde Mais
      Responder

      Olá Camila!

      O bairro Aventureiro parece ser a melhor opção, uma vez que este é o mais próximo ao aeroporto e possui boa infraestrutura contando com diversos mercados, comércios em geral e também possui facilidade de acesso via transporte público.

  • Sandra Pinheiro
    Responder

    Olá estou de mudança para Joinville queria um bairro calmo perto de escolas.particulares sem me preocupar com.dia a dia e correria poderia me indicar algum? Obrigada.

    • Guarde Mais
      Responder

      Um dos melhores bairros para se morar e ter qualidade de vida em Joinville é o bairro Atiradores, mas também é um dos mais caros para se viver. Outro bairro interessante parar quem quer fugir de correria seria o bairro Saguaçu, que conta com parques muito bonitos e boa qualidade de vida.

  • Katia de Lima
    Responder

    Olá, Sou de São Paulo e recebemos uma proposta para morar em Joinville, tenho um filho de 4 anos e não conheço nada na cidade.
    Qual melhor bairro com escola boa, segurança e emprego, em que eu consiga arrumar um trabalho e ficar próximo de escola e casa e se seja bem localizado com custo baixo claro.

    Grata

    • Guarde Mais
      Responder

      Olá Kátia,

      Infelizmente é difícil ter toda comodidade, segurança e outros benefícios e continuar com o custo baixo, mas uma boa escolha seria o bairro Saguaçu, que é tranquilo para quem tem crianças e fica próximo ao centro, onde você irá encontrar escolas com facilidade.

  • janaina serafim
    Responder

    Eu e minha familia pretendemos nos mudar ano que vem para joiville pois nos tem agradado muito,bom saber que a cidade é tão boa assim.

  • daniele
    Responder

    estou de mudança para Joinville ,qual o bairro vc indicaria mais viável ao centro e tenha comercio em geral pois ainda pretendo arranjar emprego na área de comercio.

    • Guarde Mais
      Responder

      Duas opções boas seriam o Costa e Silva e também o bairro América.

  • Margôt
    Responder

    Olá estou querendo mudar pra Joinvile à procura de emprego e refazer minha vida. Sou advogada solteira e procuro indicações de bairros com imóveis bons e baratos.
    Grata, Margôt

    • Guarde Mais
      Responder

      Olá Margôt,

      Duas boas escolhas seriam os bairros América e Saguaçu, que ainda não são tão caros para se viver quanto Atiradores e Santo Antônio.

    • Walter
      Responder

      Você mudou para joinvill? Como esta sendo a experiência?

  • Andreza Ortelhado
    Responder

    Estou querendo ir morar em Joinville SC no bairro Pirabeiraba é uma boa idéia

    • Guarde Mais
      Responder

      Para quem busca pouco movimento, o bairro é uma boa escolha, afinal ainda não é muito populoso e fica próximo ao litoral. O bairro era principalmente agrícola, mas está se desenvolvendo e dando espaço a indústrias também.

  • Cristian Guzman
    Responder

    Olá, estou pensando morar em Joinville, trabalharia no hospital Jesser Amarante, tenho uma menina de cinco anos, o que bairro recomenda perto? O América é bom?

    • Guarde Mais
      Responder

      O bairro América é sim um bairro bom para se viver.

  • Marilucia
    Responder

    Olá,vou morar em Joinville com esposo e duas filhas jovens,e todos nós pretendemos trabalhar e fazer faculdade lá. A minha preocupação é com a segurança e custo de vida, é verdade que tem emprego e a cidade realmente é tranquila para viver?

    • Guarde Mais
      Responder

      Em relação a segurança, Joinville é uma ótima cidade para se viver, não há muitos relatos de violência na cidade se comparado a grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro. O custo de vida não é dos maix baixos, mas também não é nada absurdo. A cidade é ótima!

  • Regiane
    Responder

    Olá, pretendo morar em Joinville, gostaria de saber como é de emprego.
    Meu esposo tem experiências de operador de máquinas e auxiliar de produção. Ao todo já tem 23 anos de registro assim, temos medo da falta de emprego, alguém pode me dizer onde seria mais fácil conseguir emprego?

    • Guarde Mais
      Responder

      No seu caso os melhores bairros para trabalhar na área em que você possui experiência seriam aqueles próximos a Zona Industrial Norte. Costa e Silva, Santo Antônio e Bom Retiro são os bairros mais próximos.

  • Adriana Fortes da Silva
    Responder

    oi pretendemos nos mudar para Joinville, preisamos de uma escola para criança com nescessidades especiall. obrigado

  • Cristina
    Responder

    Fiquei sabendo que chove muito em Joinville, o clima é umido e frio.
    Tenho problemas respiratórios e preciso saber se essas informações procede.

    • Guarde Mais
      Responder

      Isso mesmo Cristina, chove bastante em Joinville e o clima é bastante úmido. Quanto a cidade ser fria, não é bem assim. A média de temperatura em Joinville tem mínima de 13 graus nos meses de Maio a Setembro podendo atingir até 30 graus de Novembro a Março, aí vai depender do que você está acostumada.

  • João Vitor
    Responder

    Olá! Estou procurando um lugar para morar em Joinville pois passei na UFSC que fica no distrito industrial. Sei que é meio longe de tudo, mas qual seria o melhor bairro? De preferência que seja bem seguro e tenha supermercados perto, pois não tenho carro. Pode me indicar algum?

    • Guarde Mais
      Responder

      Olá João Vitor.
      Primeiramente parabéns pela sua aprovação!
      O bairro que combina mais com você é o América, como você ainda não possui um veículo, poderá utilizar as linhas de ônibus que a cidade oferece. Utilizando o transporte público você consegue chegar na UFSC em torno de 30-40 minutos. O bairro conta com uma ótima infraestrutura.

  • Adriele
    Responder

    Olá,tenho o desejo de morar em Joinville goistaria de saber se é fácil emprego na área da saúde,sou técnica em enfermagem com 5 anos de experiência.

    • Guarde Mais
      Responder

      Olá Adriele,
      Existem diversos hospitais e clínicas em Joinville, não é difícil conseguir uma boa vaga. Em seu caso é melhor procurar uma habitação no centro de Joinville, ou em algum bairro próximo como Atiradores ou América, onde tem a maior concentração de clínicas e hospitais.

  • Tassila
    Responder

    Olá, meu marido e eu pretendemos nós mudar para Jlle em 2020. Ele trabalha como vendedor de pisos e acabamentos de primeira linha. Por essa experiência seria fácil conseguir emprego aí? Eu trabalho como assistente administrativo, financeiro ou faturamento (mais experiência na área da saude). Temos 2 filhas, de 9 e 1 ano. Como funciona horários de escola e CEI em Jlle? Bairro tranquilo e seguro para quem tem crianças?

    • Guarde Mais
      Responder

      Olá Tassila.
      Existem algumas empresas que revendem pisos na cidade, e sempre irá existir espaço no mercado de trabalho para pessoas com experiência em vendas. Os bairros Atiradores e Saguaçu parecem boas opções para que tem filhos pequenos.

    • Sula
      Responder

      Tassila , não sei de onde você vai vir.. Mas já te adianto que as empresas na área administrativa pagam pouco em relação a São Paulo por exemplo … CEI fica na fila esperando meses … Eu estou morando na Cidade de Joinville a 1 ano e ainda não me acostumei… Não venha pra cá achando que e mil maravilhas porque não e … Chove muito mesmo , a umidade e terrível e no verão e insuportável , a passagem de ônibus e uma das mais caras do Brasil e o transporte publico e de péssima qualidade , não tem muitas opções de lazer …Só estou morando aqui porque investi muito em moradia … Mas me decepcionei com a Cidade ….
      pense bem antes de vir vc ainda tem tempo .

  • Débora
    Responder

    olá, trabalho com buffet de crepe francês a domicílio e quero mudar p Joinville e continuar com esse trabalho por la. Porém não sei como é o mercado de trabalho

    • Guarde Mais
      Responder

      Olá Débora!
      O mercado de trabalho sempre está aberto a bons profissionais, não importa a cidade. Em Joinville não há de ser diferente. Boa sorte!

  • Elizeth Benatti
    Responder

    Olá, gostaria de receber mais informações sobre o clima, é verdade que chove bastante, estamos procurando casa para alugar ai em Joinville, moro na praia, adoro sol e estou com medo de morar ai, apesar de estar perto das praias.

    • Guarde Mais
      Responder

      Infelizmente é verdade Elizeth. Joinville é considerada a cidade que mais chove no Brasil! Isso por conta de alguns fatores:
      – Joinville fica próxima ao mar, fazendo com que os ventos marítimos tragam bastante umidade para a cidade
      – A cidade é cercada por bastante vegetação, que “transpira” muita água também
      – A cidade situa-se sobre lençóis freáticos que contribuem muito para a umidade elevada.

      Em Joinville você pode esperar um clima bastante úmido praticamente o ano todo. Mas não deixe que isso te deixe para baixo, a cidade é muito especial, e como você já mencionou, magníficas praias ficam logo ali!

  • Fabiana
    Responder

    Eu quero ir morar em Joinville muito mesmo será vai dar certo

    • Arides
      Responder

      Bom do rio de janeiro faz 12 anos. Melhor escolha que já fiz

  • Camila
    Responder

    Olá! Obrigada pelas informações, no final do ano serei transferida para sul e estou em dúvida entre Joinville e Londrina. Gostaria de saber como é o sistema de transporte público e qual melhor bairro próximo ao aeroporto ou de fácil acesso.

    Desde já agradeço

  • angelica
    Responder

    Bom dia!
    gostaria de umas informações a respeito da cidade de Joinville, tais como: bairro, faculdade unicesumar, apartamento para uma pessoa valor acessível, mercado, academia, praça,… sou academica de psicopedagogia, sou bombeira civil, e tenho experiencias em ADM. e por fim gosto de fazer trabalho voluntario, se tiver instituição para crianças especiais, perto melhor ainda. estou indo em busca de mudanças, de imediato não terei transporte como irei morara sozinha preciso de tudo acessível

  • Stanley makiastenlli
    Responder

    Quero murdar pr Joinville pr trabahlia , alguen pode mi dize que tehn mais E bom opportunidade de arranjou emprego .

  • Ana Maria
    Responder

    Olá, somos de Maringá – PR, e gostaríamos de nos mudar para Santa Catarina, e Joinville tem me parecido ser uma ótima opção, existe algum grupo que possamos participar para saber maiores informações, como casa para alugar e vagas de emprego, alguém pode me ajudar? grata.

  • Kelly
    Responder

    olá sou do para e estou me planejando mudar pra Santa Catarina, porém nao sei qual cidade seria, preciso conseguir um emprego e me estabelecer

    • Luana
      Responder

      Ola boa tarde Kely vc mudou ja? Sou de Belém tbem estou com desejo de ir! Mais estou com medo. Tenho uma bb de 6 meses e meu esposo trabalha como motorista de aplicativo.

  • Geliad
    Responder

    Lugar bem tranquilo, pessoas bem acolhedoras, bom trabalho, ( claro para quem não tem preguiça) , aqui as pessoas são bem atrasadas na tecnologia, a prefeitura investe muito na saúde, porem pouquíssimo em asfaltamento ( normal viver em rua sem asfalto em Joinville) clima bem úmido, custo de vida baixo , aluguel preços justo , em relação a muitos estados., px de praia, áreas verdes, e muitos pontos turístico, bom para estudar escolas de qualidade, a segurança é bem eficaz aqui em Joinville.

  • Luana
    Responder

    Boa tarde! Pretendo me mudar para Joinville mais estou com medo! Meu esposo teabalha como motorista de aplicativo e temos uma bb de 6 meses. Aqui em Belém ele n arruma emprego de nem uma forma. Ele e formado em.gestão de pessoas e seu currículo e todo bancário. No entanto, estamos meio receiosos de ir assim meio q as escuras.

    • Vânia Rosa Costa
      Responder

      Luana, boa tarde! Estou numa “aventura” aqui em Santa Catarina. Digo aventura, pois me aposentei e quero novas oportunidades para desenvolver o que gosto (Educação e Psicanálise). Pretendo me estabelecer em Joinville. O negócio é pesquisar bastante o mercado de trabalho antes, até porque vocês têm uma filhinha de apenas 6 meses. Entrem em sites de emprego. Aqui há muitas oportunidades de emprego. Quem sabe, seu marido tenha resultados promissores? Acredito que seu marido possa se sair bem por aqui sim. Boa sorte!

  • Kleide Almeida da Silva
    Responder

    bom dia vou me mudar pra joinvilhe sou sozinha solteira vou em busca de segurança qualidade de vida e trabalho o bairro Itaim é bom pra morar

Deixe um Comentário

Entre em Contato

self storage guarde mais niteroi