Como é morar em Porto Alegre? Saiba tudo antes mesmo da mudança!

Porto Alegre é uma cidade dinâmica, viva e cheia de encantos. Com um rico patrimônio cultural, que remonta desde a época da colonização, a cidade se destaca no cenário nacional como um polo cultural e econômico.

Você vai se mudar para Porto Alegre e está buscando mais informações como é morar na capital gaúcha? Então este texto é para você! Você poderá encontrar neste artigo todas as informações necessárias que irão ajudar no planejamento da sua mudança!

Porto Alegre

A cidade de Porto Alegre foi oficialmente fundada no dia 26 de março de 1772. Ela é caracterizada por ser a capital mais meridional (ao sul) do Brasil e ocupa uma área de planície que é circundada por 40 morros e limitada pela orla fluvial do lago Guaíba, de 72 km de extensão.

De acordo com o último censo produzido pelo IBGE, de 2010, Porto Alegre contava com uma população de 1,4 milhão de pessoas que estão divididas entre os e 84 bairros do município.
A região metropolitana da capital gaúcha, conhecida como Grande Porto Alegre, contempla um total de 34 municípios, perfazendo uma população de aproximadamente 4,28 milhões de habitantes. Isso faz com que o Grande Porto Alegre seja a quinta região metropolitana mais populosa do Brasil.

Mas, agora vamos abordar questões mais práticas. A seguir, você vai descobri como é a vida na cidade.

Como é morar em Porto Alegre

A capital gaúcha apresenta inúmeros parques e bosques que proporcionam excelentes momentos de lazer com a família e os amigos. Um destaque é que Porto Alegre apresenta uma grande área verde, até mesmo maior do que a recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Quando você já estiver morando na cidade e quiser passar momentos de lazer e descontração próximo da natureza, algumas opções excelentes são caminhadas ou piqueniques nas margens do Lago Guaíba, no Parque Moinhos de Vento, Farol de Itapuã, no Jardim Botânico e também no Parque Farroupilha (Redenção).

Além disso, Porto Alegre também apresenta inúmeras oportunidades para quem busca emprego, com um forte setor primário e secundário e também um setor terciário, que concentra os serviços, muito fortalecido.

Ademais, recebe destaque também o setor de turismo. Isso indica não apenas a oportunidades de empregos nesse ramo da economia, mas também comprova os inúmeros atrativos que a cidade possui.

Onde morar em Porto Alegre

Em uma matéria publicada pela Exame foram localizados os bairros brasileiros que apresentam um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) igual ou superior ao país escandinavo, que apresenta o maior valor para esse indicador no mundo. É importante destacar que o valor do IDH está diretamente ligado com a qualidade de vida de um determinado lugar: quanto maior for o IDH, maior a qualidade de vida dos habitantes.

Os resultados dos bairros com maior IDH da capital gaúcha foram os seguintes: Bela Vista, Belém Novo: Mário Carvalho, Boa Vista, Chácara das Pedras, Independência: André Puente, Ipanema: Dea Coufal / Parque Residencial Knorr / Jardim do Sol, Jardim Isabel, Menino Deus: Ganzo / Visconde do Herval, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Rio Branco: IPA.

Mas é claro que, de maneira geral, esses bairros também são os mais caros da cidade. Em um levantamento realizado em 2017 pela Secovi-RS e publicado no jornal Gaúcha ZH, mostrou-se que Três Figueiras, Moinhos de Vento, Bela Vista, Mont’Serrat e Higienópolis são os bairros com o valor de aluguel mais elevado na capital gaúcha.

Já os bairros mais baratos, de acordo com o mesmo levantamento, são os seguintes: São Geraldo, Rubem Berta, Protásio Alves e Medianeira. É interessante destacar que, no levantamento, nenhum dos bairros da Zona Sul da cidade figurou entre os 20 com o metro quadrado mais caro.

De maneira geral, os bairros localizados no Centro Histórico apresentam um valor intermediário e também é este o local que apresenta a maior oferta de imóveis para serem alugados.

Outra dica que podemos oferecer é que, se possível, você deveria evitar os bairros da zona norte, pois eles são os que geralmente apresentam os maiores índices de criminalidade. Por exemplo, em um levantamento realizado pelo Polícia Militar a pedido do jornal GaúchaZH, constatou-se que dentre os 10 bairros com maior incidência de roubos de veículos, oito ficam na zona norte da Capital.

Após essas informações você pode se perguntar qual é o melhor bairro para viver em Porto Alegre. A resposta é que não há um consenso e nem mesmo um bairro definitivo que possa ser apontado. Tudo irá depender das suas necessidades e possibilidades: procure por um bairro que esteja dentro das suas condições financeiras, que seja seguro e não muito distante dos locais que você deverá frequentar com frequência, como trabalho ou escola.

Transporte público em Porto Alegre

A cidade conta com um sistema de transporte público muito diversificado. Ao todo, a cidade conta com cerca 1,7 mil ônibus para 350 linhas. Além disso, há ônibus intermunicipais que realizam a conexão da capital com a região da Grande Porto Alegre.

Outra modalidade de transporte público é o metrô de superfície, que conta com 22 estações e um percurso que totaliza 43,4 km de extensão. O metrô é o meio mais prático para ir do aeroporto ao centro da cidade e vice-versa. Além disso, o sistema de chega também até à rodoviária, localizada no centro da cidade.

Complementa ainda o sistema de transporte público de Porto Alegre as lotações. Essas lotações são formadas por micro-ônibus que, ao todo, perfazem um total de 429 veículos distribuídos em 31 linhas e mais 13 ramais. No ano de 2017, as lotações transportaram 10,5 milhões de passageiros.

Uma dica muito importante é que, ao se mudar para porto Alegre, você comece a conhecer as linhas de transporte público e as conexões que podem ser feitas entre elas. Isso principalmente porque o trânsito na cidade é considerado um tanto caótico. Portanto, o transporte público acaba sendo uma boa alternativa para ajudar a melhorar esse problema.

Como deixar sua mudança para Porto Alegre mais eficiente?

Mudar-se de casa é um processo muito dispendioso – envolve muito tempo e atenção aos mínimos detalhes. Porém, temos uma dica que irá fazer com que sua mudança para Porto Alegre – ou qualquer outra cidade – seja muito mais eficiente e menos estressante.

Você sabia que, durante a sua mudança, é possível alugar um box em uma empresa de self storage? No self storage é possível deixar sua mudança de maneira organizada e fazer a transposição de todos os itens para sua nova casa de maneira gradual – sem deixar mil coisas acumuladas e perder muito tempo com a desorganização que é tão típica das mudanças!

O melhor é que um self storage oferece um aluguel muito acessível, com contrato flexível e os tamanhos dos espaços disponíveis variam de acordo com suas necessidades. Por exemplo, você pode alugar um espaço apenas para deixar arquivos e papeis importantes ou então um espaço maior para armazenar suas roupas, utensílios e todos os outros itens da sua casa.

Com um self storage sua mudança ficará muito mais prática e o processo será muito mais suave. Não deixe de entrar em contato com a Guarde Mais e conhecer todas as nossas opções e soluções para você que está se mudando.

A Guarde Mais é uma empresa de self storage pioneira neste ramo no Brasil. O melhor é que estamos presentes em várias cidades do país. Então, se você vai se mudar para Porto Alegre, Curitiba, Vitória, Rio de janeiro ou diversos outros municípios brasileiros, sempre será possível contar com uma Guarde Mais bem pertinho de você!

Entre em contato conosco! Clique aqui.

Postagens Recentes

Deixe um comentário