Como ser uma empresa sustentável e reduzir desperdícios

como-ser-uma-empresa-sustentvel-e-reduzir-desperdcios

Hoje em dia, fala-se muito em sustentabilidade. Pois é a solução para o meio ambiente e preservação do mundo em que vivemos.

Mas para quem tem um negócio, é preciso avaliar muitos aspectos antes de mudar os processos dentro de uma empresa, não é mesmo?

A mídia valoriza e destaca as empresas sustentáveis, por ser um tema relevante. Isso também é importante, a divulgação positiva. Mas pense também que tornar sua empresa sustentável ajudará a reduzir custos, pois tudo é muito bem pensado para diminuir os desperdícios.

Vamos mostrar nesse post algumas dicas para tornar sua empresa mais eficiente. Confira!

Redução de desperdício nas empresas

Há muitas ações que podem ser tomadas em um negócio para reduzir o desperdício. Algumas delas são:

– Implementação de projetos ligados à sustentabilidade;

– Revisão de processos produtivos;

– Novas políticas de descarte;

– Substituição de embalagens tradicionais por outras biodegradáveis;

– Troca de energia tradicional por modelos alternativos, como a energia solar.

Todas essas estratégias, além de pensar em longo prazo nas gerações futuras, também trará benefícios de curto a médio prazo para sua empresa.

Como uma empresa pode ser sustentável

empresa-sustentavel

Há algumas características de uma empresa sustentável, como a transparência nos processos. Isso mostra que o negócio pensa também no impacto social das ações desenvolvidas internamente.

O gerenciamento de resíduos é outra característica muito importante. Além das lixeiras para separação do lixo, a empresa pode pensar em parcerias com ONGs e cooperativas de reciclagens locais, o que gera emprego e uma excelente divulgação.

Uma liderança engajada com as mudanças também mostra que todo mundo dentro da empresa está na mesma página e age de acordo com as estratégias sustentáveis definidas. É preciso que todos estejam envolvidos e compreendam seu papel na mudança dentro da empresa para que as ações sejam realmente efetivas.

Exemplos de ações sustentáveis nas empresas

O desperdício ocorre em várias situações, como com planejamento da demanda e o controle do estoque. Neste texto, falamos sobre algumas ações de logística que podem ajudar um e-commerce e como uma rede de self storage também traz resultados positivos.

Uma das situações de desperdício envolve a qualidade do produto. Se você mantém um e-commerce e o processo de verificação de qualidade dos seus bens não é eficiente, há os custos com logística e de destinação do material.

Ter um bom controle do estoque irá facilitar na redução de desperdícios. Para isso, você precisa conhecer bem o mercado e as demandas. Assim, não terá itens sobrando ou faltando.

A doação de bens fora de uso também é algo a ser pensado. Se você tem pouco espaço físico dentro da sua empresa, modificar a organização dos móveis e retirar o que você não usa ou está atrapalhando pode ser um passo simples, porém, significativo na melhoria dos processos.

Nunca pensou na doação de móveis? Saiba que há organizações, como asilos e orfanatos, que recolhem os materiais.

Práticas sustentáveis nas empresas

O planejamento de vendas inclui saber que produtos estão disponíveis e uma minuciosa gestão do processo de armazenagem, expedição e entrega dos produtos. O controle do estoque pretende evitar o acúmulo ou falta de produtos, o que ajudará a controlar as finanças e o espaço físico da empresa.

É importante definir indicadores de performance, que serão utilizados para avaliar o nível de processos-chave para a empresa, e serão valiosos na etapa seguinte, que é a redução de custos. A avaliação dos processos permite entender se está havendo gastos em excesso em algo que não está dando retorno e onde se deve investir mais para que a empresa cresça.

Agora você já sabe: Desperdício é uma palavra que não deve ser dita dentro do seu negócio!

Com os desperdícios, você perde competitividade, o consumidor acaba arcando com custos mais elevados e o meio ambiente também perde.

A sustentabilidade é o caminho do futuro.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Entre em Contato

cientista-de-dados