Logística de estoque: por que não contar com um consultor?

“Uma consultoria nunca conhece uma empresa como seu dono”. Esta frase é ambígua: se, por um lado, desmotiva gestores a buscar os serviços de um consultor, por outro, mostra exatamente um dos motivos mais importantes para contar com o apoio deste profissional.

Sim, você, proprietário, conhece gastos, vantagens e problemas de seu negócio como ninguém. Mas, justamente por estar imerso nele todos os dias, pode ser que você tenha um olhar viciado: já imaginou que podem existir gargalos não detectados por sua equipe?

Este é apenas um dos motivos pelo qual contratar uma consultoria com empresas de logística para melhorar seu controle de estoque e alavancar o seu negócio. Confira:

logistica de estoque

A logística de estoque é fundamental para honrar compromissos e fidelizar clientes.

O estoque é o coração da empresa

A logística de estoque é parte fundamental do sucesso do seu negócio. É preciso controlar rigorosamente o que entra, o que sai, o cumprimento de prazos e o planejamento dos processos.

Ainda assim, todo cuidado é pouco. Você já parou para pensar que entregas atrasadas podem te prejudicar frente aos concorrentes em datas comemorativas, por exemplo? Ou que vale a pena contar com um espaço de armazenagem externo à empresa, como um self storage?

Além disso, há a questão da Lei de Pareto: 20% de seu estoque representa 80% de seu lucro. É preciso identificar quais são estes itens chave, com alta saída, e tomar um cuidado especial com ele – principalmente em épocas de vendas sazonais.

Benchmarketing

O profissional de consultoria geralmente conta com uma grande bagagem profissional, inclusive em empresas da mesma área que a sua.

Consequentemente, ele pode trazer técnicas de logística de estoque e armazenagem que deram certo na concorrência, além de descartar aquelas que não trouxeram benefícios. Trata-se de uma importante vantagem competitiva para seu negócio.

Metodologias específicas colocadas em prática

Um consultor que atua em empresas de logística, além de experiência, tem formação adequada para tal. Assim, conhece métodos de logística de estoque, transporte e armazenagem de forma aprofundada, adaptando-os ao perfil do seu negócio.

Foco em seus objetivos

Após o diagnóstico da situação de seu negócio e o alinhamento de expectativas e objetivos, o consultor trabalha única e exclusivamente para cumpri-los. É aí que sua imparcialidade ganha peso: com um olhar de fora, ele terá um olhar mais objetivo sobre as medidas necessárias par uma melhor logística de estoque.

Maior disponibilidade

Caso você contrate um consultor para um projeto específico, há a garantia que de que ele estará disponível durante todo o andamento de seu projeto. Trate isso com o profissional ao firmar o contrato de prestação de serviço.

Postagens Recentes

Deixe um comentário