Morar no Rio de Janeiro vale a pena? Conheça os melhores bairros para morar!

rio de janeiro cristo redentor

Não é a toa que o Rio de Janeiro também é conhecido como a Cidade Maravilhosa.

Quando falamos na capital do estado que tem esse mesmo nome, logo nos vem à cabeça pontos que estão no imaginário do todo brasileiro: o morro do Corcovado e o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a lagoa Rodrigo de Freitas, o Maracanã, e, é claro, Ipanema, local que ficou eternizado na canção de Vinícius de Morais e Tom Jobim.

Você já deve ter ouvido falar de todos os pontos que mencionamos acima. Afinal de contas, eles integram o cartão postal da cidade.

Porém, como é viver em uma cidade rodeada de maravilhas naturais e culturais e com grande peso no turismo e na economia do país?

Para responder a essa pergunta, a Guarde Mais criou esse texto com tudo o que você precisa saber sobre como é morar no Rio de Janeiro. Boa leitura!

Um pouco de história da Cidade Maravilhosa

O Rio é uma cidade que possui uma rica história. Foi fundada em 1º de março de 1565, na época do domínio colonial pelos portugueses.

No século XVIII a cidade viria a se tornar a capital do Império, posto que antes era ocupado por Salvador. O Rio seria a capital do país até 1960, ano em que Brasília foi inaugurada por Juscelino Kubitschek.

Durante o século XIX a cidade maravilhosa se modernizou e teve sua fisionomia alterada com a transferência da Corte portuguesa para o Brasil.

Em razão das Guerras Napoleônicas que devastavam a Europa, o Brasil foi o único país do mundo a abrigar uma família real europeia em seu território. Formou-se uma espécie de “corte nos trópicos”.

Aos poucos, a chegada de D. João VI e seu séquito composto por aproximadamente 15 mil pessoas divididas em 14 navios deixou uma marca indelével na cidade que pode ser vista até os dias de hoje.

Como é morar no Rio de Janeiro?

O Rio de Janeiro é um das principais cidades do Brasil. O local recebe destaque como centro financeiro, econômico e cultural, sendo o principal destino turístico internacional do país.

Depois de São Paulo, o Rio é a segunda maior metrópole do Brasil e é sede das duas maiores empresas brasileiras, a Petrobras e a Vale. Além disso, a cidade abriga o maior conglomerado de empresas de mídia e comunicação da América Latina, o Grupo Globo.

Com uma população de mais de 6 milhões de habitantes, é importante destacar que morar no Rio de Janeiro apresenta, como em qualquer outra cidade, suas vantagens e desvantagens.

No caso das vantagens, podemos destacar a economia dinâmica do local, ideal para quem busca emprego na mesma área ou uma recolocação profissional. Além disso, por ser um dos principais destinos internacionais no Brasil, a cidade apresenta um ar cosmopolita, com atrações e entretenimento para os mais variados gostos e um grande complexo hoteleiro.

Já na parte das desvantagens, não tem como deixar de lado o problema da segurança pública que afeta o estado. Contudo, para que você não tenha maiores problemas em relação a isso, selecionamos a seguir alguns bairros do Rio de Janeiro que são reconhecidos pela segurança e qualidade de vida.

Onde morar no Rio de Janeiro?

Abaixo, deixamos algumas sugestões de bairros para morar no Rio e destacamos quais são os principais diferenciais que cada um deles tem a oferecer.

barra da tijuca rio de janeiro

Barra da Tijuca

Bairro nobre localizado na Zona Oeste do Rio, a Barra possui condomínios fechados, shoppings centers e avenidas largas e bem planejadas dão um toque para o local.

Além disso, o bairro conta com uma excelente infraestrutura, com inúmeros supermercados e shoppings. Isso sem contar, é claro, as praias como a da Barra da Tijuca, a maior em extensão do Rio de Janeiro, e a Praia de Grumari e do Pepê.

O bairro também apresenta uma localização estratégica que permite um fácil deslocamento por toda a cidade. Sem trânsito, é possível ir do bairro até o Aeroporto Internacional do Galeão em 35 minutos e ao Aeroporto Santos Dumont em 37 minutos. Além disso, a Barra da Tijuca fica a 26 minutos de carro da estação de trem do Corcovado.

recreio dos bandeirantes

Recreio dos Bandeirantes

Localizado na Zona Oeste do Rio, o Recreio dos Bandeirantes é um bairro reconhecido pela segurança, organização e suas praias.

Com um clima acolhedor, o bairro possui um grande número de imóveis residenciais e comerciais. Além disso, ele recebe destaque por apresentar um excelente índice de qualidade de vida.

aterro do flamengo rio de janeiro

Flamengo

Bairro localizado na Zona Sul, o Flamengo tem como principal ponto de referência a praia que leva o mesmo nome.

Com uma localização privilegiada, o bairro conta com fácil acesso aos diferentes modais de transporte público: ônibus, metrô e integração ao trem. O bairro do Flamengo também fica próximo à região central do Rio e a outros bairros da Zona Sul.

O Flamengo também possui com um cenário cultural bastante agitado. Ele conta com o Museu das Telecomunicações e o Museu Carmem Miranda. Além disso, o bairro tem quatro centros culturais.

bairro catete rio de janeiro

Catete

Bairro tradicional do Rio de Janeiro, o Catete já foi sede da presidência da república.

O Palácio do Catete foi sede do poder executivo brasileiro de 1897 a 1960 e hoje, além de ser tombado pelo patrimônio público, converteu-se em um museu e é o principal monumento do bairro.

O bairro do Catete apresenta um dia a dia dinâmico, com um grande número de hotéis, hostels, empresas de engenharia e exportação e bancos. Além disso, o comércio varejista no local é diversificado, com uma grande quantidade de supermercados e lojas dos mais diversos tipos.

A localização do Catete também é privilegiada. O bairro está a menos de 10 minutos do Aeroporto Santos Dumont, no centro, e é adjacente aos bairros da Glória, Laranjeiras, Santa Teresa e ao Flamengo.

rua pires de almeida bairro laranjeiras

Laranjeiras

Bairro da zona Sul do município do Rio de Janeiro, Laranjeiras é um dos bairros mais antigos e tradicionais da cidade.

Localizado em um ponto estratégico da cidade, o bairro de Laranjeiras faz limite com Cosme Velho, Santa Teresa, Catete, Flamengo, Botafogo, Catumbi e Rio Comprido.

Bairro tipicamente residencial, Laranjeiras abriga principalmente a classe média e a classe média alta. Como pontos de interesse, no local estão situados o Palácio Guanabara, sede do Governo do estado do Rio de Janeiro e o Palácio Laranjeiras, residência oficial do Governador do Estado.

Além disso, o bairro de Laranjeiras é sede do Fluminense Football Club e do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, o BOPE.

 

Guarde Mais Self Storage no Rio de Janeiro

No estado do Rio de Janeiro você conta com três unidades de self storage da Guarde Mais:

  • Self Storage no Rio de Janeiro capital;
  • Self storage em Niterói, RJ;
  • Self storage em São Gonçalo, RJ.

Em qualquer uma das unidades da G+ você encontra espaços de armazenamento com dimensões variáveis de acordo com suas necessidades.

Além disso, nossos contratos são flexíveis e você conta com um ambiente seguro para guardar qualquer tipo de item: móveis, documentos, arquivos e quaisquer outros volumes.

Aproveite para conhecer a página da Guarde Mais Rio de Janeiro

Nós oferecemos soluções de armazenamento do tamanho das suas necessidades! Entre em contato conosco e descubra mais sobre os serviços da Guarde Mais.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Entre em Contato