O que é Feng Shui? Como aplicar na sua casa? Afaste hoje mesmo as energias ruins!

Você sabe o que é o Feng Shui? Muito do conhecimento que temos dessa tradição milenar acaba sendo um tanto vago. Porém, no post de hoje você vai descobrir a história e os principais fundamentos dessa técnica para você manter as boas energias e afastar as energias ruins. Vamos lá!

O que é Feng Shui?

Feng Shui pode ser definido como a arte e a ciência de viver em harmonia com o seu espaço. Ele busca utilizar as forças positivas da natureza e corrigir as negativas. Tudo isso é feito com o objetivo de promover uma melhor qualidade de vida. O Feng Shui, ao contrário do que muitos pensam não teve sua origem no Japão, o termo apareceu pela primeira vez na China.

Os ideogramas que compõe o Feng e Shui representados por Feng (vento) e Shui (água) são o conhecimento de forças que são necessárias para manter as energias positivas que supostamente estariam presentes em um espaço e redirecionar as energias negativas.

Os mestres taoístas que desenvolveram esta arte, consideravam-na mais um instrumento de equilíbrio a ser utilizado em conjunto com outras práticas articuladas à Medicina tradicional chinesa, como a acupuntura, a meditação, e o Tai Chi Chuan.

A prática do Feng Shui é muito antiga, tendo sido desenvolvida há mais de 4.000 anos atrás.

Entre as modalidades de Feng Shui mais conhecidas hoje em dia podemos destacar:

  • A Escola da Forma, pertencente ao Feng Shui Tradicional Chinês;
  • A Escola da Bússola, também pertencente ao Feng Shui Tradicional Chinês;
  • A Escola do Chapéu Preto, de origem Tibetana, que usa como instrumento o Ba Gua, que iremos comentar mais profundamente neste artigo.

No ocidente, a prática do Feng Shui começou a se popularizar somente no século XX, principalmente nos Estados Unidos. Porém, essa popularização fez com que o Feng Shui ficasse cercado de concepções erradas, que acabavam não refletindo a prática tradicional. Por isso, é importante que você saiba que:

  • O Feng Shui não é uma filosofia oriental baseada em superstição;
  • Não é uma religião e não deriva de uma.
  • Não será responsável por resolver todos os seus problemas.
  • Feng Shui não vai ajudar você a emagrecer, reduzir suas rugas ou fazer com que você ganhe na loteria.

Mas, afinal de contas, o que é que o Feng Shui pode ajudar você a conquistar na sua vida? A resposta é um tanto simples: equilíbrio e bem-estar, dois conceitos fundamentais para quem busca uma vida mais feliz.

Feng Shui Baguá

A origem dessa variação da arte milenar é de origem Tibetana, e utiliza um instrumento chamado Ba Gua (mais conhecido como baguá aqui no Brasil).

É importante notar que o ramo do Feng Shui denominado baguá hoje em dia não faz mais parte da tradição autêntica. Ou melhor: a tradição ocidental acabou desvirtuando as práticas orientais, criando assim um “novo” Feng Shui.

Acabou-se criando um mapa do Feng Shui baguá, muito difundido atualmente, que na verdade não passa de uma fórmula pronta e, portanto, não é considerada tão eficaz pelos entendidos do assunto. Esse mapa secciona o espaço em 8 direções diferentes. Cada uma dessas direções delimitaria um tipo de aspiração. Por exemplo, o baguá da carreira estaria supostamente voltado para o norte, relações e casamento no sudoeste, fama no sul, riqueza e abundância no sudeste, etc. Confira abaixo:

feng shui bagua

 

Perceba que neste modelo novo do Feng Shui Baguá temos novos conceitos mais modernos, como o trabalho, criatividade, amigos, sucesso, prosperidade, etc. Conceitos que não existiam antigamente, quando a prática foi criada.

Porém, no baguá tibetano clássico, cada direção representa um membro da família e uma parte do corpo. Veja abaixo:

Direção Membro da família Parte do corpo
Sul Filha do meio Olhos e coração
Sudoeste Mãe Abdômen e pele
Oeste Filha mais nova Boca e pulmão
Noroeste Pai Cabeça
Norte Filho do meio Orelha e rim
Nordeste Filho mais novo Mão
Leste Filho mais velho Pés
Sudeste Filha mais velha Nádega

Como aplicar o Feng Shui na sua casa, e afastar as energias ruins?

Antes de qualquer coisa, é importante destacar que o Feng Shui, por ser uma arte e ciência milenar, apresenta certo grau de complexidade, que, para compreendê-lo por completo, é necessário muito tempo de estudo. Mas, mesmo assim, há alguns preceitos que podem ser seguidos e que resultarão em efeitos positivos para a sua vida, veja algumas dicas de como aplicar o Feng Shui:

Você pode utilizar o baguá para organizar a sua casa de acordo com os preceitos do Feng Shui. A maneira mais correta de “ler” o baguá, é colocando o lado Sul como a porta de entrada da sua casa. Nos cômodos, é ideal que você possua pelo menos um objeto que simbolize um dos elementos da natureza e também uma das cores principais para aquilo que você está buscando.

Não coloque nada perto da sua porta de entrada.

Retire o entulho do seu quarto. Tem algum objeto que você não usa ou há pilhas de papéis acumuladas durante anos? A energia positiva deve ser capaz de fluir pelo espaço sem interferência. Locais muito abarrotados de objetos podem prejudicar a energia que flui pelo ambiente.

Conserte itens quebrados, pois eles também podem influenciar no fluxo de energia que percorre o ambiente.

No caso de quartos, não possua TV, computador ou equipamentos para exercício. Esses objetos acabam trazendo a energia do trabalho e muito estresse. Nosso quarto deve ser um local de paz e tranquilidade.

No caso da decoração, o conselho do Feng Shui, principalmente para os quartos, é utilizar quadros e imagens que mostrem cenas positivas. Busque imagens relacionadas com os sentimentos de amor, relações felizes, intimidade e cura.

No caso da sala de estar, busque preenchê-la de ar e luz. Plantas, espelhos, objetos de decoração e também as cores, que são uma expressão dos 5 elementos do Feng Shui.
As dicas que damos acima tem um caráter introdutório. São pequenas mudanças que você pode realizar em sua casa e que certamente irão ajudá-la a levar uma vida mais equilibrada, feliz e harmoniosa. Tente aplicá-las, uma de cada vez, e você certamente irá notar as mudanças – para melhor – com o tempo!

Postagens Recentes

Deixe um comentário