Solicite um orçamento, é rápido!

      Solicite um orçamento, é rápido!

          BLOG

          Quer morar em Curitiba? Veja o que você deve saber antes de se mudar!

          |

          curitiba centro rua xv bondinho

          Você está se mudando ou pensando em se mudar para Curitiba? Para ajudá-lo, produzimos um texto muito especial com todos os pontos de interesse para guiar você nessa decisão tão importante que é mudar de cidade.

          Curitiba, a Cidade Sorriso?

          O curitibano é antipático; em Curitiba faz as quatro estações do ano em um mesmo dia. Essas são algumas frases que provavelmente você já deve ter escutado e que vêm à sua cabeça quando se fala em Curitiba, certo? Mas será que isso tudo é verdade?

          Esperamos que seja possível quebrar esses clichês. Como você verá a seguir, Curitiba é um excelente lugar para se morar.

          Mas, antes de entrar em mais detalhes nas explorações que propomos realizar, cabe apontar alguns dados estatísticos gerais da cidade, bem como um breve histórico:

          • Área: 437,42 km²
          • População (censo 2010): 1.751.907 habitantes;
          • Densidade demográfica: 3993,64 habitantes por quilometro quadrado;
          • Esperança de vida ao nascer (2010): 76,3

          Fonte: Atlas Brasil

          A fundação de Curitiba, que antes se chamava Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, ocorreu em 29 de março de 1693, data de inauguração da Câmara pelo capitão-povoador Matheus Martins Leme.

          Divisão da Cidade

          Ao todo, Curitiba possui 75 bairros, que estão agrupados em 9 regionais. A saber: regional Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Matriz, Pinheirinho, Portão e Santa Felicidade. Veja abaixo quais são os bairros de Curitiba:

          bairros de curitiba divisão administrativa

           

          Área Verde

          De acordo com dados da Secretaria Municipal do meio Ambiente (SMMA), a cidade contava com 58,05 m² de área verde por habitante em 2010. É interessante notar que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade mínima de área verde recomendada é de 12 m², sendo que a ideal seria de 36 m².
          Se em 2010 Curitiba já havia superado o padrão ideal fixado pela OMS, em 2012 uma nova medição revelou uma agradável surpresa. A área verde da cidade havia passado para 64,5 m², espaço esse que corresponde a aproximadamente 1,8 vezes a área preconizada pela OMS. Ou seja, quase o dobro.
          Ao todo, Curitiba conta com 21 parques e 15 bosques, além de praças e jardins. 26% de toda a capital é formada por áreas verdes.

          IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)

          O índice de Desenvolvimento Humano é uma estatística composta por três indicadores: renda, educação e saúde. O IDH de um município, Estado ou país é um dos indicadores mais utilizados para abordar questões relacionadas à qualidade de vida. Assim, quanto mais alto for o índice, maior será a qualidade de vida.

          O IDH de Curitiba

          De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), Curitiba apresenta um IDH de 0,823. Mas o que isso quer dizer? A cidade apresenta um IDH considerado muito alto. Curitiba é a cidade do estado do Paraná que apresenta o maior IDH. No âmbito do país, Curitiba ocupa a 12ª posição de um número total de 5.561 municípios. Esse número mais uma vez confirma o local de destaque que a cidade possui no cenário nacional.

          Transporte em Curitiba

          A cidade de Curitiba é muito reconhecida por possuir um transporte de referência para o país. Contudo, o transporte público na cidade abrange apenas os ônibus, já que não há metro.
          Porém, com um sistema inovador implantado pela cidade e posteriormente copiado por muitos lugares no mundo, o sistema de Curitiba é muitas vezes referido como um “metrô de superfície”. Isso ocorre devido às estações-tubo, que tornam mais rápido o trânsito de embarque e desembarque. Além disso, a rede de transporte é interligada por meio dos terminais, permitindo que você chegue a qualquer lugar da cidade apenas com o valor de uma passagem (R$ 4, 25 em março de 2018)

          ônibus azul ligeirão curitiba

          Onde morar em Curitiba?

          Se você está procurando um bairro em Curitiba para se mudar, o mais indicados são os que pertencem à regional Matriz. Esses bairros apresentam uma excelente localização, são próximos dos principais pontos de interesse que a cidade tem para oferecer, além de serem também os que apresentam o maior rendimento por domicílio.

          Dentre os melhores bairros para se morar em Curitiba destacamos os bairros, Mercês, Centro, Rebouças, Bigorrilho, Jardim Botânico, Prado velho, Cabral, Jardim Social, Bom Retiro, Ahú, Batel, Alto da Rua XV, Cristo Rei, São Francisco, Juvevê, Hugo Lange, Centro Cívico e Alto da Glória. Não que outros bairros sejam ruins, longe disso, mas nosso destaque nesse artigo é por conta da qualidade de vida, estrutura, locais de lazer e para a família.

          Quer saber quais são as melhores cidades para se morar no Brasil? Confira uma lista com 5 opções maravilhosas.

          Cultura e diversão em Curitiba

          Curitiba é uma cidade de referência nacional quando o assunto é cultura. Museus, concertos, casas noturnas, festivais e exposições embalam durante o ano inteiro a vida cultural e social da cidade.
          Abaixo, destacamos os principais pontos de interesse e eventos para que você possa conhecer um pouco melhor o que a cidade oferece no âmbito cultural.

          Museu Oscar Niemeyer

          Presente que o mais famoso arquiteto brasileiro deixou para a cidade. O Museu Oscar Niemeyer é uma referência na América Latina. Seu estilo modernista e seu “olho” chamam a atenção de qualquer um. Além disso, o museu apresenta em seu entorno uma grande área verde, onde ocorrem esporadicamente festivais e, todos os domingos, converte-se em um ponto de encontro para quem quer passar uma tarde agradável com a família ou amigos.

          museu oscar niemeyer

          Pedreira Paulo Leminski

          Um dos principais locais em que ocorrem shows na cidade. O nome foi dado em homenagem ao poeta curitibano Paulo Leminski, que, durante sua vida, apresentou uma estreita relação com a música. Ele compôs em parceria com Moraes Moreira, conhecido por fazer parte do grupo Novos Baianos, e Itamar Assumpção. Além disso, ele já foi gravado por grandes nomes da música brasileira, como Caetano Veloso e Ney Matogrossso.

          guns n roses pedreira paulo leminsky

          Vida Noturna

          Curitiba apresenta uma vida noturna muito eclética, apresentando opções para todos os gostos. As casas noturnas são inúmeras, cada uma apresentando seu próprio estilo e setlist. Na parte de bares e gastronomia, os principais eixos ficam localizados na Rua Trajano Reis, Rua Itupava, Avenida Batel e Rua Coronel Dulcídio.

          Por falar em vida noturna, você já pensou em morar em São Paulo, a cidade que nunca dorme? Confira nosso artigo sobre a cidade!

          Lazer familiar

          Para a família são também muitas as opções de lazer. A cidade apresenta inúmeros parques para um passeio – o Jardim Botânico, cartão postal da cidade, é o mais conhecido. Outro local de interesse, principalmente para as crianças, é o Bosque do Alemão, que possui a trilha João e Maria e a casa da bruxa, local em que ocorrem rodas de contação de histórias para os pequenos.
          Além disso, a Biblioteca Pública do Paraná oferece frequentemente atividades voltadas para o público infantil, como oficinas e até mesmo acampamentos dentro da própria biblioteca!

          Banner Guarde Mais unidade Curitiba

          Planejando sua mudança para Curitiba?

          Se você está planejando se mudar para Curitiba temos uma sugestão para você. Para um processo de mudança mais organizado e menos estressante você pode alugar um espaço da Guarde Mais como os serviços de guarda volumes em Curitiba para armazenar temporariamente seus objetos e móveis.

          Por que utilizar um self storage em Curitiba para ajudar na sua mudança?

          Dentre as principais vantagens de utilizar o serviço de self storage nós podemos elencar algumas:

          • Espaço adequado às suas necessidades: na Guarde Mais, você pode escolher entre diferentes espaços de armazenamento de acordo com as suas necessidades. Nossos espaços variam de 1-4 m² a 18-35 m². Tudo para melhor atendê-lo!
          • Maior segurança: possuímos um sistema de segurança que irá lhe proporcionar toda a tranquilidade, guaritas e seguranças, além de contar com seguro para seus pertences.
          • Higiene: Nossos boxes são higienizados e dedetizados contra pragas de todos os tipos.
          • Privacidade: No modelo self storage seus móveis não ficam a vista de ninguém, só você tem a chave de acesso ao seu box.
          • Flexibilidade: Em nosso self storage você pode alugar seu espaço pelo tempo que você quiser, a partir de apenas 1 mês, sem burocracia, e você ainda pode acessar suas coisas na hora que quiser.

          Em Curitiba, a Guarde Mais está localizada em dois endereços:

          Rua Cyro Correia Pereira, 667 – Bloco 8A, CIC.

          Rua Eduardo Sprada, 6700 – Campo Comprido.

          Quer realizar um orçamento sem compromisso? Acesse a página da unidade e fale conosco! Guarde móveis em Curitiba

          Esperamos por você e aproveitamos para lhe desejar boas vindas!

          Deixe seu Comentário
          3 Comentários
          • Márcio disse:

            Achei a reportagem excelente. Só não encontrei informações sobre a gastronomia de Curitiba.

          • Carlos Alberto de jesus disse:

            Gostaria de saber sobre valores de terrenos e casas para moradia, bem como valores de mensalidade para colégios faculdades, pois quero morar em Curitiba com toda minha família se alguém puder trazer mais informações atualizadas sobre bairros mais seguros , atendimento hospitalar, sobre empregos, etc.

            • Thiago Meller disse:

              Olá Carlos!
              Curitiba é uma ótima cidade! Com certeza você encontrará a a melhor opção para você e sua família!
              Durante o período de mudanças, conte com a Guarde Mais!

          Deixe seu Comentário

          quatro × 3 =

          Fale conosco via whatsapp Clique aqui
          Idiomas