Resoluções de ano novo: prometi organizar a casa, e agora?

A virada de ano está chegando e, com ela, as famosas resoluções de ano novo. Muita gente promete para si mesmo que, em 2017, finalmente vai dar um jeito de arrumar a casa, porém, não sabe por onde começar. Se identificou? Confira nossas dicas inteligentes de organização do lar!

dicas de organização

Veja estas dicas inteligentes de organização para começar o ano de casa arrumada!

Primeiros passos da organização de ambientes

Crie um cronograma de organização. Você pode dividir as tarefas de acordo com áreas da casa (andares ou cômodos), responsável (caso você compartilhe a casa com outras pessoas), complexidade e frequência das tarefas.

Nesta hora, seja realista! Por mais que você siga as melhores dicas de organização doméstica, não adianta nada se programar para organizar quatro ambientes de uma vez se você tem tempo para apenas dois. Resolva um problema de cada vez: se você se cansar no meio do caminho, vai terminar a tarefa de qualquer jeito. O resultado provavelmente será pior do que a situação anterior!

Ao começar a organização de um ambiente, recolha todos os objetos que não pertencem a ele (roupas na sala, por exemplo) e devolva-os a seus donos ou coloque-os em seu devido lugar.

 Decida o que jogar fora

Crie um sistema de triagem de objetos e divida-os em categorias: definitivamente tenho que ficar, não tenho certeza e definitivamente tenho que me livrar. Para uma melhor organização, jogue fora, venda ou doe tudo das duas últimas categorias.

Esta etapa da organização é difícil devido aos objetos com muito valor sentimental e pouca utilidade prática. Portanto, dê sempre uma segunda olhada no que está em cada categoria e tenha uma pessoa de confiança para dar uma segunda opinião. Guardar apenas fotos destes objetos também é uma opção.

Mantenha apenas papeis essenciais, como documentos e comprovantes de pagamentos de contas. Caso haja algo não essencial que você queira manter, digitalize! Jogue fora, também, qualquer produto e/ou alimento fora do prazo de validade. Além de ocupar espaço, eles podem ser um risco à saúde.

Roupas e brinquedos danificados também devem ir para o lixo. No caso destes objetos, peças não usadas há mais de seis meses devem ser doadas ou vendidas. Além de colocar ordem na casa, é uma oportunidade de fazer o bem: várias instituições de caridade precisam destes objetos mais que você. Todos os objetos quebrados que não podem ser reparados devem ser jogados fora.

No caso de cosméticos e produtos de banheiro, além de se livrar dos vencidos, você deve dividi-los em categorias (cabelos, pele, unhas, etc). Coloque os objetos de cada categoria em uma caixa específica. É o fim do caos no armário do banheiro!

Não deixe de seguir as dicas de organização

Por mais que estas sejam dicas práticas de organização que, seguidas corretamente, com certeza colocarão sua casa em ordem, um leve deslize pode fazer com que a bagunça volte. Assim, mantenha seus recém-adquiridos hábitos de organização: arrume toda e qualquer desordem imediatamente, assim, ela não se acumulará.

Se você decidiu começar o ano renovando sua casa, é uma ótima oportunidade para começar do zero. Para evitar perdas ou danos em objetos durante a reforma, contrate um guarda volumes ou guarda móveis para manter objetos mais delicados.

Postagens Recentes

Deixe um comentário