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          9 termos que você deve saber para investir em franquias

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          Se você está pensando em abrir sua própria franquia e aproveitar este incrível modelo de negócio para empreender, é importante estar preparado para negociações, contratos e a terminologia que os acompanha. De franquia de guarda móveis ou self storage à redes de alimentação, existem franquias de todos os tipos e áreas de experiência, permitindo que o empreendedor encontre o negócio ideal para seu caso. Separamos aqui os nove termos mais importantes para quem está se preparando para entrar no mundo das franquias.

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          1. Taxa de Franquia

          A taxa de franquia é a primeira taxa que será cobrada do franqueado. Ela está relacionada ao treinamento inicial, ao suporte de implementação da franquia e as ações que ocorrerem no período entre a assinatura do contrato e o início das operações, assim como ao know how que está sendo passado ao empreendedor.

          2. COF

          O COF, ou Circular de Oferta de Franquias, é um documento bastante importante e que precisa ser analisado criticamente antes do fechamento de qualquer negócio. Nele, o empreendedor encontrará informações detalhadas sobre o negócio, como balanços, pendências judiciais, visão do negócio, deveres do franqueado, investimento inicial, histórico da rede, taxas e uma relação dos franqueados da rede, incluindo até mesmo desligamentos recentes.

          3. Royalties

          Os Royalties representam o valor que será cobrado do franqueado pelo uso do know how proveniente do franqueador. O valor cobrado pode ser fixo ou uma porcentagem do faturamento bruto do negócio e normalmente é cobrado mensalmente. Quando o franqueador é o único fornecedor, este valor pode ser embutido também nos produtos.

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          4. Investimento Inicial

          O custo total que o empreendedor gastará do início das negociações até o momento de abertura do novo negócio. Este valor é muito importante e contém gastos como reformas, equipamentos, estoque e o capital de giro, algo que muitos investidores tendem a esquecer. O investimento inicial não inclui, todavia, o valor do ponto.

          5. Prazo de Retorno

          O prazo de retorno é o cálculo detalhado de quanto tempo será necessário em média para que o empreendedor tenha seu investimento retornado. A conta leva em consideração a média que os franqueados da rede levam para chegar a este valor, porém esta informação não pode ser levada ao pé da letra. Outra informação importante é o valor investido e estudos de mercado relacionados a cada área.

          6. Contrato de Franquia

          Um documento que possui claramente todos os termos e informações relacionadas a franquia e ao franqueado. Este documento sela oficialmente a relação de negócio, por isso deve ser bastante estudado e planejado. Certifique-se sempre de que o contrato possui nomes completos e definição de territórios e marcas que podem ser utilizadas pelo franqueado, assim como taxas e remunerações.

          7. Manual de Franquia

          A ferramenta com a qual o know how da franquia será transferido ao empreendedor.  O novo franqueado costuma receber instruções provenientes de quatro manuais, o manual de implementação, referente aos estágios iniciais do negócio, o manual de controle e administração, referente às operações da franquia, o manual de marketing e vendas e, finalmente, o manual de operações, contendo detalhes dos produtos.

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          8. Território da Franquia

          Algumas franquias podem ser delimitadas por fatores de geografia de mercado e outras ferramentas de medição de potencial econômico e de consumo de cada região. Sendo assim, a localização da franquia pode estar atrelada a estudos conduzidos pelo franqueador. Quando surge a possibilidade de novas instalações na cidade, franqueados já instalados possuem a preferência de investimento.

          9. Taxa de Propaganda

          Também chamada de Taxa de Marketing, se trata do valor pago pelo franqueado para contribuir com marketing institucional e outras ações que beneficiem a imagem ou notoriedade da empresa. Assim como a taxa de Royalties, o valor do marketing costuma ser cobrado através de uma porcentagem do faturamento bruto total.

           

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