Comprar uma franquia pode ser tanto uma oportunidade como um desafio. Para aqueles que já possuem experiência com este modelo de negócio, o fechamento de um novo contrato pode significar mais uma maneira de lucrar e atingir sucesso profissional com um nome já posicionado no mercado.
Já para os que não estão tão familiarizados assim, o processo pode ser bastante desafiador e demorado, ainda mais quando a franqueadora não oferece a assistência necessária aos novos representantes.
Para expandir uma marca através deste formato de negociações, é preciso enxergar o comprador como um parceiro, já que trata-se de uma via de mão dupla: enquanto a companhia expande suas operações, o franqueado conquista uma possibilidade de trabalho e colabora com a empresa franqueadora.
Com isso, o empreendedor não deve ficar sozinho, mas sim contar com apoio logístico, suporte nas divulgações da nova unidade e ajuda contínua após a inauguração. Em contrapartida, o franqueado toma todas as decisões conforme o padrão da franqueadora. Isto vai desde a localização do imóvel onde funcionará o estabelecimento até a cor das paredes.
Já teve vontade de investir comprando uma franquia? Saiba através deste post os passos certos para não tropeçar no meio do caminho.
Antes de se tornar um franqueado, é preciso fazer uma análise detalhada dos requisitos determinados por cada franquia e ponderar se suas condições atuais possibilitam esse acordo. Afinal, é uma decisão que visa maior rentabilidade e resultados para o empreendedor.
Tomada a decisão de integrar-se nesse segmento de negociação surgem outras preocupações e anseios. O franqueado então precisa dar outros quatro passos essenciais para dar continuidade no processo e enfim poder iniciar as operações. Confira quais são eles:
Não é indicado entrar em contato com qualquer franqueadora antes de realizar uma pesquisa aprofundada para saber quais são as melhores empresas para investir. Nisto, devem ser considerados orçamento, aptidões e personalidade individual.
Muitos se frustram por investir em algum nicho desconexo com seu perfil e gostos pessoais. Para evitar decepções, a busca inicial é de extrema importância. Outra atividade que pode ajudar muito no momento de tomar essa decisão tão importante, é conversar com pessoas que já atuam na segmentação que você pensa em depositar seus esforços e confiança.
Escolhida a franquia, é momento de marcar uma visita e ter um primeiro contato com um consultor da marca. Essa comunicação será essencial para confirmar sua decisão pela franqueadora específica.
Neste momento serão feitas diversas perguntas por parte do representante, o que é natural, afinal o interessado possivelmente também se tornará um franqueado e porta voz da marca selecionada.
O diálogo é interessante para que o consultor conheça o empreendedor e comprove se ele realmente possui o perfil esperado pela franqueadora.
Durante a conversa, é interessante que o franqueado em potencial também tire suas dúvidas a respeito da empresa, para que não se depare com surpresas inesperadas mais para frente.
Finalizado o bate papo, é momento de se despedir, e caso haja interesse por parte do consultor e franqueadora, o mesmo o convida para uma entrevista posteriormente.
Essa é a etapa mais delicada, pois exige uma série de atividades um tanto quanto burocráticas, mas chegar até ela é motivo de grande êxito, pois significa que você foi aprovado para ser um franqueado. Agora é momento de correr com a papelada!
O Circular de Ofertas da Franquia é concedido pela franqueadora para que o novo representante possa fazer uma análise minuciosa. É de direito, que o franqueado em potencial o receba no mínimo 10 dias antes da assinatura do contrato.
Este documento é desenvolvido pelo franqueador e apresenta as condições gerais do negócio, principalmente, em relação aos aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades. O Circular de Ofertas precisa ser claro e específico para não levantar muitos questionamentos.
Só se torna um franqueado após a assinatura do contrato, então caso haja alguma informação duvidosa e que o desagrade, é possível desistir do processo sem nenhum ônus. Caso contrário, é hora de puxar a caneta e dizer sim para esse empreendimento de uma vez por todas.
Agora é hora de colocar a mão na massa! Levantar um negócio não é tão simples como se imagina. É necessário escolher o ponto ideal, fazer a reforma adequada, recrutar funcionários qualificados e acertar todos os detalhes para a tão sonhada inauguração.
Normalmente esse processo dura em torno de 90 a 120 dias, e acaba sendo simplificado quando existe uma assistência frequente e contínua por parte da franqueadora. No fim das contas, é a marca que deve comandar e, se preciso for, demandar modificações diversas. Quando todos os detalhes estiverem acertados, é hora de inaugurar!
A Guarde Mais soma mais de 70 unidades de Self Storage distribuídas por todo Brasil e a cada dia expande suas operações com mais qualidade e compromisso. A busca por sucesso é constante e junto com ela, o desejo de oportunizar os serviços do segmento a mais pessoas.
São vários franqueados que trabalham a fim de atingir seus objetivos individuais e coletivos, unidos à franqueadora. Para comprar uma franquia da Guarde Mais, o procedimento é semelhante ao apresentado nos parágrafos anteriores.
Nossa empresa oferece uma intensa consultoria para Self Storage aos novos representantes e o suporte devido no decorrer de todas as etapas. Tudo é pensado para que o franqueado tenha apoio e não se sinta desamparado durante a abertura do novo negócio.
Até mesmo após a inauguração do estabelecimento, a franqueadora continua disponibilizando aos franqueados um contato frequente e assistência operacional, que engloba desde supervisão de serviços a auxílio com publicidades de modo cooperado.
Gostou da ideia de empreender dessa maneira? Entre em contato conosco e saiba maiores informações.
Leia Também: