Abrir uma franquia é uma alternativa para empreendedores experientes e inexperientes que buscam um investimento com baixo risco de prejuízo e maior chance de retorno.
Quem é novato nesse tipo de empreendimento normalmente se vê com uma dúvida: como abrir uma franquia? Existem informações que precisam ser conhecidas por todo franqueado e dicas para acertar no investimento. Aqui, você confere quais são elas!
Antes de investir em uma franquia, é importante saber que esse sistema é regido por uma lei, a número 13.966, de 2019. A legislação estabelece regras para contratação e implantação da franquia, para dar mais segurança ao franqueador e franqueado.
A lei define, por exemplo, que é preciso ocorrer a apresentação de circular de oferta, com total de investimento inicial, valores de taxas, seguro, o que é oferecido ao franqueado, entre outras informações.
Existem passos a serem analisados e seguidos para abrir uma franquia e aumentar a chance de sucesso, sem perda de dinheiro. Veja, a seguir, quais são eles:
Ter afinidade com o segmento de atuação da franquia é um dos segredos para ter sucesso e encontrar motivação diariamente para fazer a unidade crescer.
Por isso, uma das principais dicas para abrir uma franquia é justamente descobrir qual segmento desperta mais seu interesse, para escolher uma marca adequada ao seu perfil.
Agora que já sabe como escolher uma franquia, é importante analisar o mercado e seus riscos, para saber exatamente no que seu dinheiro será investido e conseguir evitar prejuízos.
Procure saber antecipadamente qual é o seu público-alvo, principais concorrentes, melhor localização para o ponto comercial, riscos que podem ser frequentados no segmento de atuação, entre outros.
Além de analisar riscos, é importante fazer uma avaliação financeira tendo como base as cláusulas do contrato de franquia, para saber se terá o investimento inicial para começar a opção e também um extra para solucionar pendências, se surgirem. Assim, reduz-se o risco de endividamento logo no começo da franquia.
Antes de fechar contrato com uma marca, procure saber que tipo de suporte ela oferece. É importante que auxilie em todo o processo de implantação da franquia, disponibilize treinamento e garanta o apoio necessário ao empreendedor, para que não se sinta desamparado no dia a dia do negócio.
É fundamental ler o contrato com cuidado e procurar saber se tudo o que foi prometido ou acordado é mencionado no documento. Isso dá maior tranquilidade ao empreendedor, evitando surpresas desagradáveis no futuro ou frustração com o negócio.
Uma alternativa com excelente possibilidade de crescimento e faturamento é a franquia de self storage, um serviço de autoarmazenamento que possui demanda tanto entre clientes pessoas físicas como jurídicas.
A Guarde Mais tem um modelo de negócio de sucesso e uma rede de franquias em plena expansão, com operação estruturada para prever tendências, implementar inovações, captar clientes e fidelizá-los. Aproveite para conhecer e investir em franquias de self storage.