Saber organizar e distribuir produtos no estoque é um dos segredos para agilizar as atividades da empresa e economizar. Mas, como melhorar a distribuição do estoque? A seguir, damos dicas fáceis de serem adotadas para atingir esse resultado. Confira!
Uma melhor distribuição e organização do estoque proporciona benefícios para a empresa. Abaixo, indicamos os mais expressivos e que justificam esse investimento:
Existem técnicas que são altamente eficazes para melhorar a distribuição e organização do estoque, a maioria de baixo custo, sem trazer impactos no orçamento da empresa. Veja quais são elas:
Definir categorias para organizar os produtos é a melhor forma de visualizá-los rapidamente, garantindo um atendimento ágil para seus clientes. Além disso, descomplica a realização de inventários e possibilita identificar previamente a necessidade de reposição.
A padronização é essencial para manter o total controle do estoque e ganhar agilidade na identificação dos produtos. Vale, por exemplo, estabelecer critérios de organização, personalizando o armazenamento às atividades e necessidades da empresa.
Uma alternativa é evidenciar produtos com maior saída, o que dará rapidez à identificação e manuseio desses itens. Outra opção de critério e padronização de estoque é organizar os produtos por data de validade.
Independente dos critérios e padrões, sempre considere as características do produto, se precisa ser armazenado em locais com condições específicas, para eliminar o risco de perda do item e de ter prejuízo.
Uma atitude comum ao organizar um estoque é se ater somente ao espaço horizontal, desprezando o vertical. É justamente aí que está o erro: ao aproveitar essa área dá para ampliar a quantidade de produto armazenada.
O segredo para isso é investir em prateleiras e estantes, estruturas que devem ser robustas para aguentar o peso do material. Entre elas, mantenha um espaço para circulação e movimentação dos produtos, para evitar acidentes.
As metodologias de gestão de estoque permitem aproveitar melhor o espaço disponível, com distribuição adequada dos produtos. Entre as principais, destaque para a PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair), que coloca o produto em evidência na estocagem e evita que o prazo de validade expire.
Mesmo seguindo essas dicas sua empresa ainda precisa de mais espaço para estocagem? Uma solução eficaz e com excelente custo-benefício é a contratação do self storage, que é um serviço de auto armazenamento.
O self storage consiste no aluguel de um espaço para armazenamento pelo tempo que for preciso e com total segurança das mercadorias guardadas. A contratação é desburocratizada e econômica, sobretudo em comparação à locação de espaços tradicionalmente praticada no mercado. Aproveite essa facilidade!