Os e-commerce têm apresentado uma relevância cada vez maior no setor de compras. Em 2018, o setor deve crescer 15% e alcançar um faturamento de R$ 69 bilhões, de acordo com dados da Associação brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
O valor de fato surpreende, mas acaba ocultando uma realidade. O setor apresenta uma concorrência muito grande, principalmente com a popularização dos marketplaces, locais que reúnem ofertas de diversas lojas online e permitem que o consumidor realize uma comparação entre os preços. Nesse cenário ganha o e-commerce que tem o produto com o menor valor.
Para se manterem competitivas, muitas lojas virtuais precisam reduzir os preços dos produtos, o que, consequentemente, implica em uma redução da margem de lucro.
Por isso, encontrar cortes se torna essencial. Mas como conseguir diminuir as despesas do seu e-commerce para torná-lo mais competitivo e rentável?
Para responder a essa pergunta a Guarde Mais criou esse texto. Se você está começando uma loja virtual agora ou já está algum tempo no mercado trazemos algumas dicas valiosas que podem significar o maior sucesso do seu negócio.
Há muitas estratégias que podem ser seguidas para que você consiga reduzir os custos do seu empreendimento online.
Um exemplo é que muitas lojas estão presentes hoje apenas no mundo virtual. Ou seja, para um e-commerce sobrevir já não é preciso contar com um espaço específico para a exposição dos produtos, o que acaba sendo feito por meio de uma vitrine virtual.
As razões para evitar manter uma loja física para atender aos clientes são muitas. Em primeiro lugar, uma loja gera muitos custos: impostos, funcionários, eletricidade, valor de aluguel, etc. Soma-se isso ao fato de que uma loja física apresenta uma limitação geográfica. Você apenas pode atender aos clientes que se encontram na proximidade do local em que a loja se encontra.
Esse empecilho físico acaba sendo contornado por um e-commerce: sua loja é capaz de realizar transações em todo o território nacional. E ainda os gastos acabam concentrados apenas no local em que o estoque se encontra.
Falando em estoque, ele é um dos maiores empecilhos para um maior sucesso das lojas virtuais. Afinal de contas, sua loja pode ser virtual, mas o espaço para guardar o estoque deve ser físico. E isso implica em gastos com aluguel e muitas outras contas que precisam ser pagas.
Mas e se nós afirmássemos que esses gastos podem ser reduzidos e que você pode encontrar um local que possui um aluguel mais barato e onde você não tem a necessidade de pagar água, luz, IPTU e outros tipos de contas e tributos?
Não é ficção! Você pode conseguir tudo isso por meio de um self-storage.
Um self storage é um local em que você pode armazenar diversos tipos de itens: desde documentos, livros, eletrodomésticos, móveis, etc.
Esse tipo de empreendimento se originou nos Estados Unidos na década de 1960 e hoje apresenta uma grande expressividade no mercado americano. Por exemplo, pesquisas estipulam que o número de unidades de self storage em solo americano varia entre 44.149 e 52.000 e possui uma receita anual para o segmento de 38 bilhões de dólares (aproximadamente 144 bilhões de reais).
Aqui no Brasil os self storages têm se popularizado cada vez mais, principalmente pelas vantagens e facilidade que oferece.
Uma das principais características do self storage é que só você tem acesso ao local. Ou seja, você fica com a chave e apenas quem tem essa chave poderá entrar no box onde os itens ficam armazenados. Assim, os self storage permitem que você tenha a confiança de que todos os objetos que ficam armazenados no local estão seguros e bem guardados.
Agora que você já compreende a dinâmica de funcionamento de um self storage podemos seguir para o ponto que realmente importa. Como um self storage pode ajudar sua loja virtual?
Como mencionamos anteriormente, um dos principais problemas para as lojas físicas é o local para armazenamento de estoque. Afinal de contas, na maioria dos casos é necessário alugar um local apropriado para manter os itens que você vende em sua loja virtual.
O problema em alugar é que, além da burocracia que você precisa enfrentar, o valor do aluguel pode acabar comprometendo a viabilidade do seu projeto de e-commerce. Muito mais do que pagar mensalmente o valor de um aluguel, há ainda a necessidade de pagar as contas, como de água e luz e também impostos, como é o caso do IPTU.
Somados, todos esses valores que você gasta para manter o local de armazenagem de produtos precisam ser compensados no valor dos produtos que são vendidos na loja virtual. Isso, consequentemente, implica que uma fatia da sua margem de lucro deverá ser destinada apenas para pagar essas dívidas recorrentes.
Isso pode ser contornado com um self storage. Você pode então se perguntar sobre o espaço. Há espaço suficiente em um self storage para guardar todo o estoque.
Outra grande vantagem de um self storage é que há a possibilidade de escolher entre diversos tamanhos de boxes. De acordo com a sua necessidade e tamanho do seu estoque é possível alugar um espaço menor ou maior.
Para sintetizar todas as informações que você viu até aqui, reunimos as principais vantagens de armazenar o estoque de sua loja virtual em um self storage:
Viu só? Essa é uma oportunidade que você não pode perder se quiser aumentar a competitividade e rentabilidade da sua empresa.
Mas talvez você esteja se perguntando se self storage é só coisa de americano. Muito pelo contrário! O setor está apresentando uma rápida expansão aqui no Brasil. A seguir você pode comprovar isso.
Conte com a Guarde Mais!
A Guarde Mais é a maior franquia de self storages do Brasil. Contamos com diversas unidades em mais de 10 estados brasileiros. Confira aqui onde você pode encontrar a unidade Guarde Mais que está perto de você.
Aqui na Guarde Mais você conta com espaços de tamanho que vão desde 1-4 m² para estoques de objetos pouco volumosos até espaços de 18-35 m². Dá para guardar muita coisa!
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a unidade mais perto de você e descubra todas as soluções que podemos oferecer para tornar seu e-commerce mais competitivo e rentável.
Se você está começando no setor ou busca a expansão da sua loja online a Gurde Mais pode ajudar!