Solicite um orçamento, é rápido!

      Solicite um orçamento, é rápido!

          BLOG

          Conceito e definição de Logística

          |

          logística

          Conceito de logística

          Gerir, Planejar, Armazenar, Distribuir, Realizar.

          Logística vem do vocábulo grego ‘logistique’ que, no sentido literal, é a arte de planejar e armazenar para distribuir, e conquistar o sucesso.

          Dantes, era empregada como estratégia das operações militares, possibilitando aos guerreiros feitos incríveis.

          Com a chegada da Revolução Industrial, isso na época em que o Brasil ainda se via às voltas com o tráfego negreiro, países como Inglaterra e França davam início à comercialização de seus produtos industrializados, por mar.

          O mundo entrou na onda, e o comércio, em menor escala, adentrou os caminhos terrestres. Sendo que a logística foi migrando para empresas com foco no futuro, até se aventurar pelo ar.

          Desde o advento da globalização, a logística despontou em novo campo de batalha, a lida diária, em que vemos empresas competindo pela excelência no mercado.

          A globalização trouxe:

          • Dinamismo e maior competitividade;
          • Novos modelos de organização;
          • Disponibilidade e viabilização;
          • A tecnologia e, com ela, a velocidade na informação.

          O que é logística?

          Hoje, a logística desponta como ramo da gestão que concentra todo o foco no planejamento da armazenagem para garantir o transporte da mercadorias, seja por terra, mar e ar, para a distribuição dos produtos e com o menor custo.

          Tal como o general que supria de armas os seus exércitos, tal como o imediato que tinha que cuidar do conteúdo armazenado para chegar ao porto e distribuir. Atualmente, as empresas têm que fazer chegar e chegar bem.

          Transporte

          Enquanto, antes, os locais de armazenagem eram inadequados, as peças se deterioravam, causando sérios prejuízos financeiros.

          A logística, além de redimensionar os espaços para a estocagem, possibilitou a armazenagem e transporte ideais das mercadorias, gerando a obtenção de lucros.

          Um fator que entrou como avanço nesse encadeamento evolutivo foi a viabilização de novos métodos de transporte. Para distribuir o que estava armazenado e fazer chegar à distribuição e dar destinação ao produto final.

          Tudo é acompanhado logisticamente, desde o processo de armazenagem, o trâmite de manuseios e movimentações pelos quais o produto passa, seja em longas seja em curtas distâncias, até chegar às portas do cliente.

          Armazenagem

          Digamos que é a armazenagem que concentra o estoque de produtos acabados.

          E é o planejamento da armazenagem, no processo de produção, que vai garantir a integridade do produto acabado – uma das mais complexas medidas na logística para a distribuição, e redução de custos.

          Os custos

          A armazenagem reduz os custos, além de conquistar a satisfação dos clientes.

          Por outro lado, o investimento em métodos e equipamentos mais avançados na estocagem diminuiu os custos, gerando menos impacto negativo na saúde financeira das empresas.

          Quanto ao lucro, o gerenciamento eficaz dos estoques tem que levar em conta todos os custos envolvidos, como:

          • custos por item embalado;
          • custos de pedidos;
          • custos de esvaziamento de mercadorias;
          • custos que envolvem a capacidade de armazenagem;
          • custos de capital investido;
          • custos de armazenamento e de todos os envolvidos;
          • custos excedentes, para cobertura de riscos e prejuízos.

          Gerenciamento de produtos

          Na logística, o gerenciamento de produtos envolve três setores correlatos:

          De suprimentos: gerencia toda a matéria-prima e os componentes, desde o pedido ao fornecedor, o transporte, a armazenagem até a distribuição.

          De produção:  no processo de fabricação, gerencia o produto semiacabado, desde a circulação de material dentro das fábricas, pontos intermediários de armazenagem, abastecimento do produto e sua distribuição.

          De distribuição: gerencia a demanda e a sua distribuição, com o estoque do produto acabado, a armazenagem, a distribuição e a entrega final.

          Saiba como as nossas soluções self storage podem ajudar você!

          Deixe seu Comentário
          Deixe seu Comentário

          Idiomas