O objetivo da gestão de estoque é otimizar o investimento em estoques, aumentando o uso eficiente dos meios da empresa, minimizando as necessidades de capital investido.
Em uma boa gestão de estoque é preciso saber conciliar da melhor forma possível os diferentes objetivos de cada departamento da empresa para os estoques, sem prejudicar as operações da mesma.
Funções principais do controle de estoque
PREVISÃO DE ESTOQUE
A previsão de estoque é baseada nas previsões de consumo de material e estabelece estimativas futuras dos produtos acabados, definindo quais, quantos e quando os produtos serão comprados.
OPERAÇÕES DA GESTÃO DE ESTOQUE
Na gestão de estoques, existem diversas operações, e entre elas está a armazenagem, sendo dividida em 2 módulos:
Neste tipo de organização todos os produtos são armazenados e geridos em um único lugar. Este tipo de organização tem a vantagem de simplificar a gestão do estoque, mas implica também em numerosas movimentações de onde resultam atrasos e muitos custos.
Para minimizar as movimentações, é preferível, muitas vezes, repartir os estoques em vários locais de armazenagem. Cada depósito de armazenagem pode agrupar os produtos por tipo (produtos acabados, matérias-primas, etc) ou em função de localização geográfica.
Nestas horas, é importante contar com uma excelente infra-estrutura e espaço ou então buscar aliados nesta empreitada. Neste caso, o ideal é ter como parceiros, empresas self storage, especializadas em armazenagem.
Além de não ocuparem espaço físico na própria empresa, o self storage oferece segurança e praticidade. Suas instalações são apropriadas para armazenagem, recebem tratamentos contra pragas, roedores, umidade e mofo e contam normalmente com seguros contra roubo e incêndio. Além disso, costumam estar presentes em pontos estratégicos da cidade, próximo às principais vias de acesso, facilitando assim o transporte dos produtos durante suas movimentações. Devido à esta grande necessidade de armazenagem, dia a dia surgem novas empresas especializadas neste tipo de serviço, e as pioneiras do mercado já estão expandindo seus negócios para outros bairros e cidades.
Gestão de Entradas e Saídas
A gestão de entradas e saídas também faz parte das operações da gestão de estoque.
Nota-se então que é fundamental ter uma gestão de estoque eficiente para que se possa ter ótimos resultados, agradando os clientes e reduzindo custos.