O significado de franquia vem do ato ou efeito de franquiar, como um privilégio ou isenção, mas de uma forma mais simples, uma franquia é como uma permissão para utilização de uma determinada marca, bem como a tecnologia e os processos de negócios, venda de produtos ou serviços de uma empresa. Ou seja, uma franquia nada mais é do que uma “filial” da empresa em questão, administrada por alguém que aluga os direitos da marca. A empresa que cede os direitos é chamada franqueadora e quem faz uso da marca, franqueado.
Segundo a LEI 8.955/94, o conceito de franquia é:
“Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.”
Quer saber como abrir uma franquia? A gente explica.
Normalmente um processo de franquia começa logo quando um investidor reconhece a vontade de possuir uma franquia. A empresa franqueadora irá entrar em contato fornecendo diversos materiais com informações do mercado, informações sobre o processo de franchise da empresa, investimentos e taxas. Após este passo, o investidor querendo fazer parte da franquia, são analisados os seguintes pontos:
Agora que você já sabe como abrir uma franquia, deve estar pensando em qual é a parte de cada um nesse negócio. Pois bem, a parte da franqueadora no processo de franquia, é prestar todo auxílio necessário em relação aos processos, tributos, equipamentos e infraestrutura em geral, ou seja, a empresa irá lhe mostrar o caminho das pedras para que você possa aplicar o modelo de negócio da melhor forma possível dentro da rede, o conhecimento de mercado.
Já a parte do franqueado é investir e garantir que o trabalho seja feito, ou seja, fazer como que o negócio funcione, atuando no treinamento de funcionários, gestão de funcionários e da franquia, assim como atendimento ao cliente, se for o caso.
Saiba mais sobre os principais termos que você deve conhecer antes de adquirir uma franquia.
Depende. O que mais pesa ao investir em uma franquia, é a chamada Taxa de Franquia, que é a taxa que o investidor paga para ter a permissão de utilização da marca, essa taxa pode variar muito dependendo da empresa em questão, principalmente se a marca já for conhecida no mercado e tiver uma boa aceitação pelo público de forma geral.
Mas é aí que algumas pessoas se enganam. Os custos de uma franquia não são apenas a taxa de franquia, geralmente o investidor ainda precisa pagar os Royalties, que são uma porcentagem do lucro, que pode ser líquido ou bruto para a empresa franqueadora, e essas taxas também podem variar.
Tirando essas duas taxas principais, o franqueado ainda precisa se preocupar com outras taxas diversas, como taxas de marketing, estoque, e etc.
Você já deve ter escutado de alguém alguma vez que as franquias são um negócio que vale muito a pena, mas ainda está na dúvida e resolveu pesquisar mais, certo? Pois então, vale a pena abrir uma franquia? A resposta é mais ou menos simples: uma franquia vai valer a pena dependendo do seu capital de investimento e de quanto você quer de retorno sobre ele. A maior parte das franquias que tem um retorno sobre investimento mais rápido e duradouro tem um investimento inicial alto, e são franquias como McDonalds, Pizza Hut, Subway, etc. Elas tem um valor alto pois tem custos de instalação (adequações no local para atender aos requisitos da marca), equipamentos específicos, funcionários, e muito mais. Já as franquias que possuem menor taxa, geralmente não garantem um volume de renda elevado, nem possuem uma marca tão consolidada no mercado, e são chamadas de microfranquias, franquias de baixo investimento inicial, dentre os exemplos podemos citar franquias de cachorros-quentes, espetinhos, sorvetes, etc.
Sabendo de tudo isto, as melhores franquias para investir são aquelas em que cabem no seu orçamento, e que após todos os cálculos (taxa de franquia, royalties, manutenção, etc.) você possa ter o lucro desejado. Mas não se engane, mesmo com toda a atenção da franqueadora, conhecimento passado e anos de mercado, ainda resta muito trabalho para fazer a franquia funcionar da melhor forma.
Que tal investir na maior franquia de Self Storage do Brasil?
O sistema de franquias da Guarde Mais Self Storage é perfeito para quem busca investir em um novo segmento no Brasil, buscando rentabilidade e retorno sobre o investimento. Saiba mais sobre nosso sistema de franquias.