Solicite um orçamento, é rápido!

      Solicite um orçamento, é rápido!

          BLOG

          A importância da logística para e-commerces

          |

          O e-commerce é uma excelente alternativa para quem quer trabalhar na internet. Parece fácil, mas não é! Entre as etapas primordiais do negócio, encontra-se a logística. É através dela que você irá controlar a saída dos produtos da sua loja até a casa de seus clientes.

          logística para ecommerce

          É importante ter uma boa gestão logística para e-commerce, isso permite entregar os itens com agilidade, segurança e sempre dentro do prazo. Fatores que fidelizam clientes. Mas afinal, você sabe o que é logística no e-commerce e como funciona? Prossiga com a leitura deste texto e aprenda como fazer:

           

          O que é logística no e-commerce

          Basicamente, o serviço de logística é o que faz o produto sair de seu estoque e chegar até a casa do cliente. Simples, não é? Mas, aí entra outro ponto. Imagina que o estoque do seu e-commerce fica em São Paulo e sua loja atende o Brasil inteiro. Você vendeu um produto para o Rio de Janeiro e outro para o Paraná. Obviamente será necessário estudar processos logísticos para entregar ambos dentro do prazo.

          Em resumo, é a área onde você deve avaliar qual a melhor forma de enviar os produtos para todos os seus clientes, desde que fique bom para todos e não gere prejuízos. Isso pode ser feito através dos Correios ou transportadoras. Avalie qual a melhor opção para o seu tipo de produto e também os custos.

          A cadeia logística do e-commerce precisa ser bem trabalhada, caso contrário perderá dinheiro e terá prejuízos. E o pior: terá clientes insatisfeitos com a entrega. Muitos podem avaliar mal a sua loja virtual e, um e-commerce com avaliações negativas perde a credibilidade e sofre com a queda nas vendas.

           

          Como controlar o fluxo de produtos para logística

          É preciso controlar o estoque e saber exatamente o que tem nele. Dessa forma, você venderá os itens que poderá entregar. Ou, pode trabalhar com pré-venda, vendendo os produtos antecipadamente e solicitando ao fornecedor o número de itens vendidos.

          Sabendo o que tem disponível, é mais fácil para trabalhar os processos logísticos. No geral, deverá:

           

          • Conferir os produtos em seu estoque;
          • Estocá-los cuidadosamente e devidamente etiquetados;
          • Separar para o envio (seja Correios ou Transportadora);
          • Enviá-los dentro do prazo;
          • Fazer o rastreamento dos pacotes até a entrega.

           

          Seguindo atentamente as informações descritas acima, é fácil conseguir manter uma boa logística para e-commerce.  Logo, nota-se que o planejamento é o que faz toda a diferença.

           

          Mantenha tudo sempre integrado

          Uma boa gestão de logística depende de um bom controle de estoque, que depende de uma comunicação com o e-commerce. Portanto, a integração desses sistemas torna-se extremamente importante. Na hora de planejar a loja virtual, adote um sistema que permite integrar o estoque e também realizar os cálculos de valor de frete e prazo de entrega.

          Com isso, ficará mais fácil controlar cada uma das etapas e o cliente também terá todas as informações sobre a entrega do pedido, incluindo o código de rastreio para aguardar a entrega do produto comprado.

           

          Armazene seus produtos corretamente

          A estocagem é outra questão que precisa de destaque quando o ponto é a logística. Separar os produtos para entrega é simples, desde que os itens estejam cada um em seu lugar e devidamente etiquetados.

          Um bom lugar para estocar os produtos é em um self storage, como a Guarde Mais. O custo benefício é ótimo, pois o preço é pequeno e o espaço tem o tamanho suficiente e é super seguro.

          Veja dicas para organizar o seu estoque aqui.

          A primeira coisa a se fazer é anotar a entrada de cada um dos itens. O famoso “controle de estoque”, que permite saber exatamente os itens disponíveis e onde encontrá-los dentro do estoque. Na hora de guardar, procure setorizá-los, agrupando conforme for conveniente. Deve se manter o mais seguro possível dentro de embalagens. E, as embalagens devem ser etiquetadas para saber o que tem dentro. Isso agiliza o processo na hora de preparar o produto para envio.

           

          Prepare o produto para o envio

          Dependendo do volume de vendas, você pode criar horários para preparar os produtos para envio. Assim, tudo ficará organizado diariamente e os produtos serão encaminhados para os clientes todos os dias.

          Se o estoque estiver devidamente organizado e etiquetado, será bem mais fácil. Com o pedido do cliente, pegue todos os produtos comprados e embale-os para o envio.

          Deixe seu Comentário
          Deixe seu Comentário

          Idiomas