O setor de self storage está vivendo um período de grande expansão, no Brasil e no mundo, e uma boa gestão do empreendimento é fundamental para o negócio. Com o enorme sucesso do nosso franchising, mais uma vez saímos na frente e oferecemos a administração de self storage. Isso mesmo construa sua operação e deixe a administração com a maior rede do setor no Brasil.
Responsável pela futura gestão do seu empreendimento, a GUARDE MAIS é a maior Rede de Self Storage do país em número de unidades. Oferecendo transparência, credibilidade e rentabilidade para o seu negócio, por sua vez, abrimos uma nova área de negócios através de fusões e parcerias com proprietários de galpões e de outras marcas do setor nacional.
Se você espera otimização, maior equilíbrio na concorrência, rentabilidade para seu negócio, se tornar líder em locações de espaços individuais, junte-se a nós!
Um self storage, como qualquer empreendimento, precisa de uma administração bem planejada. Para isso, é necessário que o administrador seja alguém responsável e com alta capacidade de improvisação, para que possa lidar de maneira direta com imprevistos que surjam durante a administração do self storage.
O trabalho de um administrador vai consistir então em coordenar todas as partes necessárias para o funcionamento da empresa, de maneira que os resultados atingidos estejam de acordo com os planos e metas estipulados.
Por causa disso, é necessário pensar nas práticas que envolvem o dia a dia do funcionamento de um self storage. Assim, o conhecimento a fundo da sua empresa é fundamental, pois ele irá permitir a você, administrador de self storage, identificar todas as questões que podem ser aperfeiçoadas no seu empreendimento.
Mas, para que isso aconteça, será então necessário estabelecer os planos e as metas do seu sef storage. A seguir, você poderá compreender um pouco melhor algumas das variáveis que necessitam a atenção de um administrador de self storage.
Qualquer empresa, seja ela uma microempresa ou uma multinacional, precisa de um plano de negócios para garantir o sucesso do negócio. De acordo com o SEBRAE, “Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado”.
Dessa forma, um plano de negócios bem elaborado irá nortear a administração do self storage, preparando você para lidar com questões inesperadas de maneira eficiente e prática, além de permitir uma maior segurança na tomada de decisões.
O capital de giro refere-se à quantidade de recursos necessários para que a sua empresa funcione normalmente. No âmbito da gerência de um self storage, o conceito de capital de giro tem uma importância significativa, pois a saúde do seu empreendimento dependerá dele.
As decisões estratégicas e administrativas tomadas no self storage devem levar em conta o capital de giro da empresa. Assim, mais uma vez destacamos a importância do planejamento: qualquer ação tomada deve ser cuidadosamente analisada, levando em consideração as consequências para o todo do empreendimento.
Você sabia que nos Estados Unidos a quantidade de unidades de self storage superam as de McDonald’s e de Starbucks somadas?
Porém, aqui no Brasil a realidade é diferente. Apesar de ser um mercado em rápida expansão, o serviço de self storage ainda é relativamente pouco conhecido. Isso acaba então indicando a necessidade de serem pensadas, no âmbito da administração, estratégia promocionais tanto para a divulgação da marca, como também do conceito de self storage.
Abrir e administrar um self storage envolve também ter um bom relacionamento com os seus funcionários. Primeiramente, você deve se atentar ao fato de que é necessário contratar a pessoa certa para a função que mais se adequa ao perfil dela.
Por isso, é muito importante dar especial atenção ao processo de contratação. Procure realizar uma triagem nos currículos que você receber e buscar as pessoas qualificadas para exercer as funções definidas na vaga.
Por exemplo, pense no perfil de uma pessoa que você contrataria para o atendimento aos clientes. É essencial que essa pessoa saiba se comunicar e se expressar muito bem, pois será ela quem representará a empresa junto ao cliente quando este fizer o primeiro contato com o self storage. E é até mesmo dispensável afirmar que a primeira impressão conta – e muito – no momento de alguém escolher seus serviços.
Assim, é importante que você estabeleça uma relação frutífera com seus funcionários, pois, inevitavelmente, a maneira como eles irão se comportar no serviço, suas motivações e interesses, dependerá da relação que eles têm com você. Muito mais do que mandar, você precisa liderar sua equipe. Há um provérbio que explicita muito bem isso: se você quer ir rápido vá sozinho. Se você quiser ir longe, vá acompanhado.
É também muito importante que você acompanhe a concorrência de perto. Muitas vezes, decisões gerenciais precisarão ser tomadas com base na sua concorrência. Por isso, é importante que você se atente principalmente aos dois itens a seguir:
Manter um olho na sua concorrência permitirá que você preencha algumas lacunas estratégicas presentes no negócio. Porém, tome cuidado: as decisões gerenciais tomadas no âmbito do self storage precisam estar de acordo com o plano estabelecido. Principalmente, mudanças no seu negócio precisam ser compatíveis com a situação financeira da empresa.
É importante destacar que um administrador é um ser humano como qualquer outro. Você não irá desenvolver nenhum super poder ou estará imune a erros ou decisões equivocadas apenas porque ocupa a posição máxima dentro de uma empresa.
Administrar um self storage, como qualquer empreendimento, envolve uma responsabilidade muito grande. Porém, é importante reconhecer que você não pode fazer tudo sozinho. Lembre-se que o administrador é a engrenagem principal que faz com que todo o mecanismo do empreendimento continue trabalhando de forma ótima.
Assim, sobrecarregar-se com tarefas em demasia, sentir-se estressado ou muito cansado pode refletir no empreendimento. Um bom administrador deve saber reconhecer seus limites e pedir ajuda quando não estiver dando conta das suas tarefas. E é por isso que na Guarde Mais criamos a nossa própria Associação de Self Storage, que tem como um dos objetivos auxiliar os administradores de self storages da nossa rede a estarem sempre conectados com o que é crucial no nosso mercado.
Nesse ponto, entra mais uma vez a importância de cultivar uma boa relação com os seus funcionários. Desenvolver uma relação de mutualismo permite a todos se sentir confortáveis ao executar suas funções e, no fim, a empresa acaba se beneficiando.
Agora você já conhece quais são os principais fatores que levam a uma boa administração de um self storage. Então, basta colocá-los em prática e colher os inúmeros frutos de uma boa administração!