Sistemas de Armazenagem: Conheça os principais tipos e como funcionam

Os sistemas de armazenagem são tudo aquilo que engloba os equipamentos que servem para organizar e também classificar o material de um armazém ou depósito. A funcionalidade mais comum para estes tipos de sistemas é o armazenamento de matérias primas ou de produtos já finalizados e preparados para entrar na logística. O tipo do equipamento utilizado nos sistemas de armazenagem variam bastante de acordo com a utilização necessária no manuseio daquilo que é armazenado, existindo formas diferentes de sistemas. Para escolher o melhor sistema de armazenagem para a sua demanda, é fundamental entender os produtos que você irá armazenar, suas características como: Peso, tamanho e quantidade de produtos no estoque. Outro item que entra no planejamento é o espaço que você terá disponível em seu armazém.

Saiba como melhorar a gestão de seu estoque, leia mais.

Os tipo de sistemas de armazenagem mais conhecidos são:

Sistema WMS

O sistema de armazenagem WMS é o modelo mais utilizado pelas indústrias modernas, pois com ele é possível ter um maior controle sobre aquilo que entra e aquilo que sai, através do cadastro dos itens estocados em seu armazém. O cadastro dos itens é feito por meio de etiquetas e códigos de barras e a gestão por meio de um software que auxilia muito o armazém na hora do controle do estoque, seja a nível de recepção de mercadorias, saídas de produtos e no controle do espaço disponível na hora de realizar compras e alocar mais espaço.

Porta Pallets

Este sistema de armazenamento é muito comum nos casos em que o armazém recebe cargas paletizadas, ou seja, quando os itens armazenados vêm em pallets. O sistema é muito eficiente do ponto de vista organizacional pois os pallets podem ser alocados inteiros em estantes de metal, possibilitando a separação da mercadoria a vários níveis diferentes, seja horizontalmente ou verticalmente, por esse motivo ele é indicado para quem tem grande movimentação de estoque e grando variedade de produtos. Outros pontos positivos da estrutura porta pallets, é que ela pode ser montada e desmontada facilmente possibilitando estruturar seu armazém de formas diferentes dependendo da demanda, e permitem uma maior agilidade no transporte dos produtos por meio de empilhadeiras.

Tipos de porta pallets:

– Dinâmico

Esse sistema é ótimo para armazenamento de produtos perecíveis, pois através da rolagem de roletes e uma leve inclinação, os pallets podem ser retirados á qualquer momento.

– Push Back

Esse sistema permite a fácil instalação de 4 estantes (pallets) em profundidade por nível. É prático e fácil para pequenos lotes e baixa rotatividade.

– Cantilever

O Sistema de Armazenagem do tipo Cantilever é o ideal para o armazenamento não paletizados de materiais de grande comprimento, sendo estes, geralmente, em formato tubular e/ou em barra. Permite fácil acesso para colocação e retirada dos materiais estocados, sendo, ainda, uma estrutura completamente desmontável.

Estantes

As estantes são um tipo de armazenamento mais simples se comparado aos modelos anteriores, e sua melhor utilização é quando os itens a serem estocados tem um tamanho menor e também um peso inferior se comparado aos produtos que são carregados em porta pallets, por isso é indicado para cargas leves.

Tipos de estantes:

– Flow-rack

Utilizadas para o armazenamento do estoque em formato de caixas. Sua estrutura é feita de metal, e as prateleiras são inclinadas para que as caixas deslizem até o final. A vantagem neste tipo de utilização é que sempre há um item na estação de trabalho, e fica bem visível quando é necessário repor o estoque.

– Carrossel

Neste sistema de armazenagem as estantes podem deslizar horizontalmente até o posto onde a carga será carregada, é um sistema muito utilizado por indústrias variadas, permitindo o manuseio rápido e eficiente dos itens estocados não sendo necessária a utilização de maquinário como as empilhadeiras, pois os itens são leves e podem ser manuseados manualmente.

Sua empresa está crescendo e você viu a necessidade de ter um armazém próprio para seu estoque? Você não quer pagar todos os custos que essa grande estrutura irá demandar? Nós temos a solução ideal! Aqui na Guarde Mais Self Storage é possível armazenar seu estoque de produtos por preços muito mais baixos do que um armazém. Aqui você não precisa pagar todas as taxas, basta pagar o aluguel do espaço, no tamanho que você precisar, sem excessos, e o melhor, você pode alugar por apenas 1 mês, sem burocracia! Ta esperando o que para entrar em contato? Clique aqui!

Ainda não conhece o modelo Self Storage? Clique aqui e saiba mais.

Postagens Recentes

Deixe um comentário