COMO MONTAR UM SELF STORAGE

O self storage tem se mostrado um excelente modelo de negócio para quem deseja investir. Ele deixou há algum tempo de ser um “modismo norte-americano” e expandiu suas fronteiras, que tiveram no Brasil uma ótima recepção, principalmente por ter um excelente custo-benefício para guardar móveis ou qualquer outro bem que não tenha onde ser guardado.

Quem deseja investir nesse negócio e tem pensando em montar um projeto de self storage, precisa entender muito bem quais são as exigências e o planejamento necessário para não sair perdendo. Assim como qualquer empreendimento, é necessário realizar um estudo para saber os riscos e o melhor caminho a seguir.

Mas afinal, o que é um self storage?

Este é um serviço de armazenamento que surgiu como um guarda móveis, mas que ao longo do tempo expandiu para outras categorias de bens e objetos. Nele, você irá disponibilizar e alugar espaços (box) para que seu cliente possa organizar e depositar coisas que não tem mais espaço em suas residências ou imóveis comerciais.

Como funciona um self storage?

O funcionamento é bastante simples: o cliente irá escolher o box de acordo com o tamanho do que precisa guardar – isso significa que é importante ter tamanhos variados para ofertar – e aluga o local pelo tempo que desejar. A principal vantagem é que o que for guardado estará seguro, pois o cliente leva a chave consigo e ninguém mais tem acesso ao que está dentro do box de self storage.

Como abrir um self storage

Agora que você já sabe o que é e como funciona, vamos para o próximo passo: entender como abrir um self storage. Um primeiro ponto muito importante é avaliar se você já possui o imóvel ideal para esse tipo de negócio, pois ele deve possuir algumas características específicas para atender com qualidade seus clientes, bem como uma estrutura adequada para comportar os boxes e outros elementos.

De modo geral, o galpão em que será construído o seu self storage precisa ter um espaço considerável e pé direito alto. Localização privilegiada, estacionamento, segurança e um bom ponto de referência também são fundamentais para que o serviço oferecido seja de qualidade.

Paralelo a isso, ainda temos alguns passos que devem ser feitos. Não pule nenhuma etapa, pois todas elas são importantes para abrir seu negócio com segurança e com o aporte necessário para ter sucesso dentro do segmento.

1 – Faça uma pesquisa de mercado

Antes de abrir qualquer negócio, é muito importante realizar uma pesquisa de mercado para avaliar seus concorrentes, a região em que se pretende atuar e o quanto de tempo, esforço e dinheiro precisarão ser usados para que o projeto ande de forma satisfatória.

Sem ter uma imagem clara da demanda local, da competição e quais serão os custos e lucros necessários, as chances de as coisas não saírem como o imaginado são enormes. E é esse o objetivo da pesquisa de mercado, mostrar o cenário real das necessidades dos seus clientes e iniciar o processo de tornar o seu negócio mais palpável.

2 – Determine os custos iniciais

Mapeie quais serão os custos necessários para abrir uma empresa de self storage, também chamados de custos de investimentos. Eles devem ser separados dos custos de manutenção e de negócio, sendo importante garantir que esse valor entre em caixa primeiro.

Os custos iniciais podem incluir: valor do aluguel do galpão, da construção dos boxes e infraestrutura, além dos materiais promocionais a serem usados para divulgar sua empresa. Tudo isso precisa estar na ponta do lápis para verificar se o investimento está de acordo com suas posses ou possibilidades de aporte de capital externo.

3 – Escreva um plano de negócio

Este é o documento mais importante da sua empresa, principalmente se você deseja ter algum tipo de investimento externo. É nele que devem ser colocados toda a pesquisa de mercado de maneira detalhada, além dos custos projetados e planos futuros para crescimento e expansão do negócio. Ter um plano de negócios embasado e que transmita confiança é essencial para muitos investidores.

Outro ponto importante é investir em softwares e aplicativos para gestão do seu self storage, pois assim você consegue integrar e monitorar toda a operação do seu negócio de forma unificada. Isso possibilita que você tome decisões de forma assertiva e com dados reais.

4 – Escolha (bem) a localização

Como já dissemos, a localização é um ponto crucial e que precisa ser estudada com muita atenção. Por isso, leve em consideração que na hora de escolher a localização para implantação do negócio, ele precisa:

  • Ser em um local plano;
  • Com boa visibilidade, já que ele precisa se destacar;
  • Ter um grande afluxo de carros;
  • Próximo de áreas densamente habitadas;
  • Precisa estar dentro do seu orçamento;
  • Estar dentro das leis de zoneamento da região.

5 – Faça um projeto para construção dos boxes

Outro ponto importante para a construção de um self storage é prever os espaços e como será feita a distribuição dos boxes. Cada região possui uma demanda comercial própria, assim é importante que o projeto leve em consideração essas particularidades. Sendo assim, realize o cálculo estrutural dos módulos, layout de cores e fachada, planta de escritório, estacionamento, câmeras de segurança e etc.

A Guarde Mais presta consultoria em self storage e contamos com uma equipe completa para te ajudar a montar seu negócio. Nossos engenheiros, arquitetos e a serralheria realizam todos os cálculos do projeto. Sediada estrategicamente na região do ABC Paulista, a divisão de serralheria para a construção das divisórias de self storage possui capacidade para atender todo o território nacional.

6 – Ofereça seguro para seus clientes

Para dar mais segurança aos seus clientes, é importante ter um plano de seguros para que tanto o self storage quanto os bens que estiverem sob sua responsabilidade estejam assegurados em caso de danos por terceiros. Isso aumenta a credibilidade e confiança e é algo extremamente necessário para quem deseja entrar neste segmento.

Nossa fábrica é reconhecida por ser uma empresa que emprega alta qualidade, solidez e credibilidade na construção deste segmento, com garantia por prazo indeterminado. Devido a investimentos contínuos na ampliação e modernização da empresa, conseguimos antecipar o que há de mais atual em tecnologia de equipamentos, que garantem melhor produtividade e segurança na execução dos módulos que compõem um self storage profissional.

Interessado em montar seu negócio? Entre em contato para saber mais sobre nosso serviço de consultoria.

Entre em Contato