Solicite um orçamento, é rápido!
Solicite um orçamento, é rápido!
BLOG

Declutter: o conceito que sua vida precisa!

Adotar o declutter é uma excelente alternativa para ter mais área útil em casa, podendo circular por ambientes sem problemas, além de ter muito mais facilidade na manutenção e limpeza de seu lar.

Não sabe o que é declutter? Neste caso, continue a leitura para conhecer essa prática e conferir dicas de como implementá-la em sua casa, passando a ter mais praticidade e espaço nos cômodos.

objetos sem uso guardados em caixas

O que é declutter?

O declutter é conhecido como a prática do desapego, de se livrar do que não utiliza ou não gosta mais e só está ocupando espaço em sua casa.

Curiosamente, declutter é uma palavra de origem inglesa significa, exatamente, livrar-se de itens desnecessários. Há, inclusive, quem prefira uma tradução mais informal e utilize o termo “destralhar”, ou seja, tirar a tralha.

Essa é uma prática que ganhou força com a popularização de métodos de organização, seja pela internet ou em programas de streaming, numa tentativa de garantir ambientes mais agradáveis e funcionais.

 

Como adotar o declutter?

Quem ainda não utiliza o declutter em casa normalmente fica com dúvida sobre como adotá-lo para ampliar a área disponível para uso e transformar os ambientes.

Existem dicas que podem ser colocadas em prática para implementar o declutter e se livrar do acúmulo. A seguir, listamos as principais. Confira:

 

Reveja e desapegue

Esta é uma dica difícil de ser praticada, mas todo o conceito de declutter tem a ver com desapegar, porque senão se torna impossível ter mais espaço no imóvel.  Por isso, reveja tudo o que possui e separe os itens em três categorias:

  • O que você realmente usa;
  • Itens que não são usados e devem ser jogados fora porque estão em péssimo estado;
  • Objetos que estão em bom estado e podem ser vendidos ou doados.

 

Enquanto faz essa revisão, é importante se perguntar se usou o item no último ano ou se pretende usá-lo brevemente ou nos próximos meses. Se a resposta for negativa, coloque-o na categoria de lixo ou venda / doação sem ter dó.

 

Comece por cômodos e aos poucos

Quem tenta adotar o declutter mudando tudo de uma vez normalmente sente cansaço e pode bater um pequeno desespero com a bagunça inicial. Por isso, a melhor forma é começar por cômodos e aos poucos.

Por exemplo, escolha seu quarto e comece retirando itens de um móvel só, como a cômoda. Quando finalizar, inicie outro móvel, sempre aos poucos, para minimizar o cansaço ou possibilidade de desistir.

Essa é uma dica importante porque também dá tempo para organizar itens que serão vendidos ou doados em um canto especial da casa, evitando bagunças.

 

Elimine ou reduza ao máximo itens de valor sentimental

Existem itens de valor sentimental que ocupam muito espaço e podem prejudicar a área disponível em cômodos do seu lar. Uma dica para evitar esses problemas é procurar alternativas de armazenamento ou de ter uma lembrança do objeto.

Você pode, por exemplo, armazenar o item em um self storage ou ainda tirar uma foto do objeto, caso seja pequeno e suscetível a danos com o passar do tempo. Dessa forma, é possível guardar a lembrança e ainda ter mais área útil no imóvel.

 

Conserte itens quebrados

Caso tenha itens que não são utilizados somente porque estão quebrados, esse é o momento de mandá-los para o conserto. Mas, antes de optar pelo reparo sempre se pergunte se realmente usará o objeto. Se a resposta for negativa, não faça o conserto.

O motivo disso é simples: se o item for ficar parado na sua casa, ele continuará ocupando espaço e ficará totalmente sem uso. Ou seja, você gastou dinheiro à toa. A ideia é manter em seu lar somente o que você realmente usa.

 

Self storage para declutter

Muitas vezes, ao adotar o declutter há itens que são difíceis de serem doados ou vendidos, principalmente os que têm valor sentimental. Em alguns casos, há planos de utilizar essas peças num futuro próximo, como numa mudança.

Mas, também não dá para mantê-los em casa, para não prejudicar a locomoção pelos cômodos. Uma alternativa para resolver esse impasse e armazenar corretamente esses itens sem ser em seu lar é contratar um serviço de self storage.

O self storage é um aliado do declutter porque oferece uma área extra para armazenamento em um outro local, aumentando o espaço de seu lar.

O melhor? Sempre por um preço acessível, já que o self storage tem valores mais em conta do que serviços tradicionais de guarda-volumes ou locação de imóveis.

 

Como funciona o self storage?

Quer contratar o self storage como complemento do declutter? Neste caso, é importante saber como funciona esse serviço. Na realidade, todo o processo é bastante simples.

Você aluga um espaço no self storage, sempre de acordo com a quantidade de objetos que precisa armazenar. Então, guarda seus itens, tranca esse espaço e leva a chave do local para a casa.

O processo de contratação do serviço é descomplicado e desburocratizado, sem necessidade de apresentar vários documentos ou um fiador, liberando a área de armazenamento rapidamente para uso.

Além disso, o preço é acessível e o período do contrato é flexível, uma vez que você pode utilizar o serviço pelo tempo que precisar, sem ter de cumprir um período específico como acontece com contratos tradicionais de locação.

É justamente por todas essas características que a contratação do self storage compensa, ajudando a otimizar o espaço em seu imóvel sempre com praticidade e de maneira econômica.

 

Self storage com a Guarde Mais

A Guarde Mais é uma empresa referência e sinônimo de alta qualidade em self storage, oferecendo espaços tratados e adequados para armazenamento, sendo o investimento ideal para quem não sabe onde guardar objetos acumulados.

Além de armazenar itens de valor sentimental, também dá para guardar objetos que serão doados e vendidos, o que possibilitará liberar mais área para uso em seu imóvel imediatamente.

Aproveite para conhecer os serviços de self storage da Guarde Mais, que tem unidade de self storage nas principais regiões do país, e alugue box para armazenar seus itens!

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Idiomas