Solicite um orçamento, é rápido!
Solicite um orçamento, é rápido!
BLOG

Descubra como começar um negócio de self storage

|

O self storage é um segmento em pleno crescimento no Brasil, por isso empresas do ramo têm mais potencial de lucro. Quer começar um negócio nessa área, mas não sabe como proceder?

Aqui, damos dicas sobre como montar um self storage aos empreendedores que querem iniciar na área. Confira e coloque todas em prática para aumentar a possibilidade de sucesso de seu negócio!

começar um negócio de self storage

Self storage tem boa rentabilidade?

Sim, trata-se de um segmento com boa rentabilidade porque há alta demanda pelo serviço de autoarmazenamento e a operação tem custo relativamente baixo, sobretudo em comparação a outras modalidades de negócio disponíveis no mercado.

No que se refere à demanda, especificamente, os imóveis estão cada vez menores, o que aumenta a procura pelo serviço para armazenamento, tanto por pessoa física como jurídica, ampliando a possibilidade de novos negócios da empresa.

 

Como começar um self storage

O investimento self storage deve ser feito em diferentes etapas, para facilitar a administração do negócio e aumentar sua chance de sucesso. Veja, a seguir, quais são as etapas principais:

 

Elaboração do plano de negócios

O plano de negócios self storage é fundamental porque funciona como um guia do empreendedor na abertura e gestão da empresa, reduzindo ao máximo a possibilidade de prejuízo.

Além disso, o plano de negócios é solicitado durante a análise de liberação de crédito / empréstimos, aumentando a chance de consegui-los. Portanto, é essencial tê-lo.

Mas, afinal, o que é um plano de negócios? Trata-se de um documento que registra todos os objetivos da empresa e as ações que serão executadas para conquistá-los.

O plano de negócios guia toda a abertura e administração da empresa, dando mais informações e segurança para o empreendedor / gestor na tomada de decisões estratégicas, de modo a reduzir a possibilidade de prejuízo.

Não sabe como elaborar um plano de negócios? Neste caso, é interessante contratar uma consultoria especializada, para garantir que o documento seja feito corretamente.

 

Definição do valor investido

Antes de colocar seu plano de negócios em prática, é importante definir exatamente o valor a ser investido na abertura do self storage, o que permitirá saber quanto se tem disponível e aproveitar da melhor forma esse dinheiro, evitando endividamentos.

Além do valor inicial, também é preciso pensar em outro, o de capital de giro, que muitas vezes é negligenciado pelos empreendedores, o que é um grave problema porque aumenta o risco de prejudicar as finanças da empresa logo no seu início.

E o que é o capital de giro? É o recurso financeiro utilizado para garantir que a operação funcione em seu início, sobretudo porque ainda é um negócio novo e sem clientes.

O capital de giro possibilita o pagamento de todas as despesas da operação, como o aluguel do ponto comercial e contas básicas, evitando o endividamento enquanto ainda não tem uma quantidade significativa de clientes.

Quando não se tem o capital de giro, o negócio pode ter sua operação comprometida e há um maior risco de prejuízo ao negócio. Para evitar esses problemas, cuide bem das finanças antes mesmo de executar o projeto de abertura do self storage.

 

Escolha do ponto perfeito

A escolha do ponto perfeito para sua empresa faz toda a diferença, porque possibilitará atrair mais clientes. O ideal é investir em self storage com localização privilegiada e fácil acesso pelos clientes.

Recomenda-se que a área seja urbanizada e siga normas de zoneamento da região. Se possível, escolha um ponto próximo de uma das principais vias do bairro ou de zonas comerciais.

 

Estruturação da unidade

Uma boa estruturação da unidade é importante porque possibilita aproveitar melhor todo o espaço disponível para oferecimento do serviço de self storage, com divisão da área de maneira mais proveitosa.

Também é importante investir em outros detalhes como tecnologia, com contratação de software para gestão de self storage, passando a ter uma ferramenta para controle de box vago, informações sobre tamanho, emissão de contratos, controle financeiro, entre outros.

Não se esqueça que também é fundamental montar uma estrutura com segurança robusta, com sistema de monitoramento com câmeras de vigilância, alarmes e portaria reforçada.

Considere fechar parcerias com seguradoras para oferecer seguros para os clientes de forma avulsa, caso tenham interesse.

 

Formação e treinamento da equipe

Depois de estruturar a unidade de self storage é preciso formar e treinar a equipe que atuará no dia a dia da operação. Selecione profissionais com perfil adequado para cada atividade e treine a equipe para realizar o trabalho da melhor maneira possível.

Dessa forma, é possível minimizar o risco de ter retrabalhos, além de aumentar a qualidade do serviço, o que funcionará como um diferencial e permitirá atrair mais clientes e fidelizá-los à empresa.

 

Marketing

Para realizar negócios e fechar contrato, o cliente precisa saber que sua empresa existe, o que pode ser feito por meio da adoção de ações de marketing e divulgação do self storage.

O ideal é que a empresa tenha uma estratégia voltada a divulgar a marca, seus serviços e diferenciais, bem como a captar clientes, pensando sempre em seu público e região de atendimento.

 

Análise da concorrência

A análise da concorrência dá suporte na definição da política de preços do seu self storage, podendo adotar valores mais competitivos e identificar oportunidades de negócio que outros deixaram passar.

Também é uma alternativa para conhecer boas práticas e ter conhecimento do que pode ser melhorado para aumentar a possibilidade de atrair clientes insatisfeitos com outras empresas e fechar mais negócios.

É importante citar que a análise da concorrência é relevante, mas a estratégia e tomada de decisão não deve ser um reflexo de outras empresas do segmento. Deve-se, sempre, tentar se diferenciar e seguir o plano de negócios estabelecido inicialmente.

 

Administração operacional e financeira

A etapa da administração operacional e financeira é a de gestão em si, iniciando o negócio. Estabeleça processos e tenha um excelente controle financeiro, separando contas da empresa e pessoais.

Caso tenha dificuldade em dar andamento ao negócio e precise de apoio de especialistas na área, uma alternativa interessante é contratar uma consultoria de administração self storage.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Idiomas