Com a intenção de proporcionar ao cliente a melhor experiência possível, a estratégia de micro-fulfillment surge como uma grande possibilidade para o mercado competitivo de varejo.
Levando em consideração a expansão cada vez mais veloz do e-commerce e da tendência omnichannel, o setor logístico precisa inovar de tal modo que possa atender com qualidade às novas necessidades do consumidor.
Atualmente, o público se tornou mais criterioso e elevou suas exigências no momento de efetivar uma compra online. Espera-se agilidade nas entregas, atendimento personalizado e versatilidade no consumo.
É através dos micro-fulfillment centers que muitas lojas e marketplaces têm encontrado soluções para diversos desafios, e consequentemente atingido seus objetivos de lucratividade e escalabilidade.
Descubra no transcorrer do tema a maneira com que o Self Storage está relacionado com esse modelo de logística, somando a ele esforços no encurtamento da distância entre produto e cliente.
O micro-fulfillment center (MFC) é uma abordagem que implanta instalações de armazenamento de pequena escala em locais urbanos altamente populosos, a fim de aproximar as mercadorias do cliente final e reduzir custo e tempo de entrega. Algo semelhante ao realizado pelas empresas de fulfillment.
Também conhecido como pequeno armazém ou microplataforma, o segmento se responsabiliza por todas as etapas logísticas: estoque, packing, transporte ou até mesmo ajustes posteriores como devoluções, trocas ou reembolso.
Tendo em vista que o custo de logística é um grande desafio no Brasil, somando um gasto anual de R$ 811 bilhões, as oportunidades dos MFCs são facilmente analisadas.
De acordo com Ilos (Consultoria Especializada em Logística), 12% de toda a riqueza do país é consumida em logística, dividindo-se entre: 60% de transporte; 31% de estoque; 5% de armazenagem e 4% de administrativo.
Segundo dados do IBGE, os gastos com transporte, armazenamento e estocagem ultrapassam o espaço de 11,8% ocupado pela Indústria no PIB. As informações são de dezembro de 2020 e revelam o encarecido sistema logístico brasileiro.
O micro-fullfilment combate grande parte dessas adversidades através de seu modelo inovador, econômico e eficiente, justamente por intensificar a presença da automação e se distinguir de tradicionais centros de distribuição, normalmente situados em áreas industriais.
Os armazéns são uma opção certeira para empresas que desejam obter mais reconhecimento e posicionamento de marca no mercado. No entanto, seus benefícios não se resumem a esse fator, listamos as principais vantagens do micro-fulfillment:
O sistema possibilita uma entrega mais agilizada, levando em consideração que os armazéns são instalados em locais estratégicos e mais próximos do cliente final.
Tal circunstância beneficia tanto o consumidor como o varejista. Ao mesmo tempo que gera fidelização do cliente pela satisfação e comodidade no recebimento de pedidos, proporciona economia nas entregas para as corporações.
Com o encurtamento de distância, também são reduzidos os riscos de danos para as mercadorias durante o transporte.
Com os micro-fulfillment centers, o cliente conta com uma queda drástica nos gastos de entrega, justamente pelo fato do produto estar armazenado próximo dele.
Compreendendo que as entregas de última milha encarecem o trajeto, os armazéns encaminham o consumidor para resultados opostos, de economia.
O cliente não é o único que economiza com a estratégia de micro-fulfillment. Para implantar um armazém o tempo e investimento inicial é menor se comparado com grandes centros de distribuição.
Isso porque o processo de instalação desse sistema pode ser simplificado com o aluguel de espaços em centros já administrados por outras instituições.
Os armazéns garantem uma melhor otimização do espaço, já que normalmente a verticalidade também é aproveitada no momento de estocagem.
Através disso, as mercadorias são organizadas de maneira coerente e sem limitações, proporcionando aos lojistas um controle maior sobre os produtos.
Os micro-fulfillment centers viabilizam um atendimento mais cauteloso ao cliente por conta da junção da automação e colaboradores.
Com isso, se tem um aumento de produtividade no preparo dos pedidos, o que assegura uma maior previsão de gastos e redução de danos durante o transporte das mercadorias.
O Self Storage se relaciona fortemente com os micro-fulfillment centers, uma vez que o segmento abrange o serviço de guarda estoque e incubação de empresas.
Os boxes presentes em uma empresa de auto armazenamento são opções econômicas, práticas e eficazes para que e-commerces e corporações estoquem seus produtos e realizem todo o processo logístico de suas marcas.
A Guarde Mais Self Storage dispõe de espaços amplos e estruturados que oferecem oportunidades a empreendimentos que buscam aperfeiçoar suas operações logísticas.
Acompanhe a atualidade moderna e utilize um Self Storage como um micro-fulfillment center para posicionar seu negócio no mercado com qualidade.
Leia também:
>>Guarde Mais: Celeiro de Unicórnios no Brasil
>>Guarde Mais fecha parceria com empresa especializada em fulfillment