Self storage é uma opção logística para empresas que buscam soluções altamente eficazes por um bom custo-benefício. Ainda não conhece essa alternativa? Sem problemas!
Confira, aqui, o que é e por que o self storage é uma opção logística que pode auxiliar a operação de sua empresa!
Trata-se de um serviço de autoarmazenamento com funcionamento simplificado: você aluga um box de self storage (um espaço), guarda o que precisa, tranca o local e não deixa a chave na unidade, mas sim a leva consigo.
Por isso, somente você ou pessoas autorizadas têm acesso ao box, o que aumenta a segurança dos itens armazenados, sejam eles mercadorias ou bens patrimoniais da empresa, preservando-os.
Unidades de self storage para empresas oferecem serviços específicos, que são estabelecidos conforme o item armazenado. A seguir, veja quais são os tipos disponíveis:
O guarda estoque é uma solução de logística empresarial perfeita para negócios que precisam de uma área maior para armazenar mercadorias, seja regularmente ou em época de vendas sazonais.
Essa alternativa garante para a empresa um espaço extra para armazenagem de estoque, de modo a preservar os produtos, minimizar a possibilidade de perda e liberar área de trabalho, otimizando o ambiente.
Trata-se de uma alternativa de armazenamento de documentos, podendo guardar papéis importantes da empresa em um local seguro e tratado contra infestações por pragas. Quando precisar de tal documentação, é fácil encontrá-la, sem necessidade de tirar novas vias.
O aluguel de container é uma alternativa quando a empresa precisa guardar objetos volumosos, como equipamentos, ou tem uma quantidade muito grande de itens a serem armazenados.
Isso é possível porque o container oferece um espaço interno amplo, de modo a atender as necessidades da empresa, se de armazenagem de estoque ou de bens patrimoniais.
Um detalhe importante: há mais tipos de self storage que não são necessariamente voltados para empresas, mas elas podem utilizá-lo sem problema algum, desde que cumpram requisitos do serviço.
É o caso do guarda móveis, que é uma alternativa para a empresa que precisa armazenar esse tipo de item, mantendo-o em um local tratado e seguro, sem acesso por terceiros.
Há, ainda, o guarda volumes, que é um serviço de autoarmazenamento de quaisquer tipos de materiais, sem se fixar em uma categoria específica como acontece nas outras modalidades.
Por isso, o guarda volumes é a melhor solução de self storage para empresas que querem armazenar itens diferentes e em tamanhos variados em um só espaço.
O self storage é uma solução eficiente de estoque para empresas porque tem benefícios especiais que fazem compensar a contratação. Saiba quais são:
O serviço de autoarmazenamento possibilita uma otimização da logística da empresa a um baixo custo, porque guardar estoques no self storage é mais barato do que alugar um imóvel somente para essa finalidade.
Com essa solução é possível montar um estoque num local paralelo, com total adaptação às demandas, sejam elas regulares ou sazonais, conseguindo manter mercadorias em um local apropriado, sem risco de perdas e prejuízos.
O self storage é um serviço que combina eficiência a um baixo custo, principalmente quando se pensa na locação tradicional de espaços, que é mais cara e burocratizada.
Por isso, o serviço é uma excelente alternativa para empresas que querem alugar espaços para estoques, no entanto estão com orçamento reduzido para investir em opções tradicionais.
Quando o estoque da empresa é armazenado em outro local, é possível aumentar a área de trabalho disponível, o que traz vários benefícios, como maior praticidade e produtividade, sem ficar esbarrando toda hora em mercadorias.
Esse é um benefício que faz a diferença principalmente para empresas pequenas, que normalmente não têm muito espaço para armazenamento de estoque, podendo ampliar a área de trabalho ao transferi-lo a outro local.
A contratação do self storage se caracteriza por ser desburocratizada. Na prática, isso quer dizer que não é preciso seguir um longo processo para fechar o contrato, muito menos apresentar uma lista extensa de documentos ou fiador.
Por isso, o tempo de contratação costuma ser rápido, o que possibilita que a empresa transfira seu estoque ou itens específicos para o self storage em um prazo reduzido.
Também há outros benefícios relacionados à contratação que valem a pena ser mencionados, como a inexistência de um tempo mínimo de permanência no box, bem como a maior autonomia do cliente em relação à decisão de contrato, podendo finalizá-lo quando quiser, sem ter prejuízo.
Saber escolher o self storage para empresas perfeito é essencial para assegurar a contratação de um serviço que realmente atenda às necessidades de seu negócio. De modo geral, recomenda-se prestar atenção aos seguintes detalhes:
O ideal é que a unidade de self storage ofereça espaços em tamanhos variados, para facilitar encontrar um que seja ideal ao que precisa. Também verifique se investe em tratamentos das áreas contra infestações por insetos e roedores.
Outro ponto fundamental é que a unidade tenha um sistema de segurança com câmeras de monitoramento, alarmes, entre outras tecnologias, e ofereça um seguro paralelo.
A localização do self storage deve ser privilegiada, o que significa estar próximo das principais vias da região e por isso é fácil acessá-lo sempre que precisar, sem passar apertos ou demorar muito para chegar ao local.
Conhecer antecipadamente quais são os horários de atendimento da unidade é importante porque permite saber se conseguirá acessar o conteúdo do box em qualquer dia da semana e em quaisquer horários. Dessa maneira, dá para se programar para fazer retiradas e evitar desfalques de produtos na empresa.
A Guarde Mais, empresa com sólida atuação em autoarmazenamento, possui unidades com serviços de self storage para empresas nas principais cidades do país. Entre em contato com a mais próxima de você e conheça!