Quer morar em Florianópolis? Será que vale a pena?

florianopolis ponte vista de cima

Florianópolis é internacionalmente reconhecida pela exuberância de suas praias e de suas paisagens naturais. Polo turístico e capital do estado de Santa Catarina, a cidade apresenta uma ampla infraestrutura turística, um setor de comércio muito movimentado e também um rico passado histórico.

Você está planejando se mudar para Florianópolis? Então elaboramos esse texto para você! A seguir, você vai conhecer um pouco mais sobre como é a vida na cidade e quais são as principais informações que você precisa saber antes de se mudar para lá.

Boa leitura!

Um pouco de História: De Ilha de Santa Catarina a Florianópolis

A história de Florianópolis remonta ao século XVI, época em que foi esporadicamente frequentada por navegadores. Há até mesmo registros cartográficos espanhóis e holandeses datados do século XVII, século que marca o início do povoamento da região.

Durante sua existência, a cidade de Florianópolis foi conhecida por outros nomes. Ilha de Santa Catarina foi o primeiro, dado pelo bandeirante Francisco Dias Velho. O primeiro nome acabou sendo utilizado inclusive quando o povoamento se tornou a Vila de Nossa Senhora do Desterro.

Com a proclamação da república, a cidade passou a ser conhecida por Florianópolis. O nome acabou sendo uma homenagem do então governador do estado Hercílio Luz a Floriano Peixoto, segundo presidente brasileiro. O nome em homenagem ao presidente militar suscita polêmicas até hoje.

De qualquer maneira, sempre podemos nos referir a Florianópolis por meio de seu carinhoso apelido: Floripa.

Por que morar em Florianópolis?

Certamente quando falamos em Floripa logo vem à sua cabeça as praias paradisíacas que se encontram na cidade. Na verdade, as belezas de suas praias e da costa catarinense é um grande incentivo para quem quer morar em Florianópolis.

Por ser uma ilha, a cidade apresenta praias de norte a sul, leste a oeste. Abaixo, selecionamos algumas praias que apresentam um grande destaque na região:

  • Praia Lagoinha do Leste
  • Ilha do Campeche
  • Praia da Joaquina
  • Jurerê Internacional

Mas é claro que a paisagem paradisíaca de suas praias não é o único atrativo que a cidade tem a oferecer para quem vai se mudar para lá. Florianópolis é conhecida também por apresentar uma alta qualidade de vida. De acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, a ilha apresenta um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado muito alto, de 0,847.

O alto IDH faz de Florianópolis a capital brasileira com o maior índice de qualidade de vida. Em nível de comparação e guardadas as devidas proporções, o IDH da cidade é até mesmo maior que o de Portugal (0,843).

Além disso, a cidade também apresenta uma economia muito dinâmica, com destaque para os setores da construção civil, comércio e turismo. Toda a ilha apresenta uma grande rede hoteleira e turística que atrai todos os anos milhares de turistas que vão visitar e desfrutas das praias e dos diversos outros atrativos que a cidade oferece. Na parte econômica, também recebe destaque a área da administração pública, de informações e comunicações e educação.

Melhores bairros para morar em Porto Alegre

Descobrir um bairro para morar em Florianópolis pode se tornar um desafio. A cidade está dividida em cinco regiões (Central, Norte, Sul, Leste e Continental). Essas regiões, por sua vez, encontram-se divididas em 12 distritos, onde se dividem os 48 bairros da capital.

Os distritos da cidade são os seguintes: Barra da Lagoa, Cachoeira do Bom Jesus, Campeche, Canasvieiras, Centro, Ingleses do Rio Vermelho, Lagoa da Conceição, Pântano do Sul, Ratone, Ribeirão da Ilha, Santo Antônio de Lisboa e São João do Rio Vermelho. Alguns dos bairros que merecem destaque se você está procurando um lugar para morar em Florianópolis são os seguintes:

  • Jurerê Internacional: localizada na região nobre da ilha, esse bairro apresenta tudo que alguém que vai morar em Florianópolis pode desejar: praia, restaurantes, comércio, inúmeras opções de lazer e uma vida noturna bastante agitada.
  • Campeche: localizado na região sul, apresenta uma praia extensa e com ondas que atraem muitos surfistas Também é um polo de pesca artesanal no estado.
  • Cacupé: um bairro mais indicado para quem busca tranquilidade, a praia é tranquila, com ondas fracas e a natureza do local, como em toda a ilha, é exuberante. Fica localizado a 12 quilômetros do Centro.
  • Lagoa da Conceição: se você busca um local mais agitado, a lagoa da Conceição é o bairro certo para escolher! Localizado juto oo maior lago da ilha, o local é muito frequentado por turistas e praticantes de windsurfe e kitesurf. À noite, o local ganha vida por meio dos inúmeros lounges, bares, restaurantes e casas noturnas.

Também é importante destacar alguns bairros que, se possível, deveriam ser evitados. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, os bairros mais violentos de Florianópolis, em 2017, foram os seguintes: Monte Cristo, Ingleses, Vargem do Bom Jesus, Capoeiras, Rio Vermelho e Vargem Grande.

Lazer e entretenimento em Florianópolis

Outro ponto muito positivo que deve ser levado em consideração por quem está pensando em se mudar para Florianópolis é a grande quantidade de opções de lazer e entretenimento.

Para os apaixonados por aventura e natureza, as opções são quase inesgotáveis: praias propícias para a prática de surf, windsurfe e kitesurf na Lagoa da Conceição, mergulho na reserva marinha do Arvoredo. Há também muitas trilhas e locais para a prática de Mountain Bike.

Não são apenas as atividade ao ar livre que recebem destaque. Florianópolis apresenta uma gastronomia muito rica, com diversos restaurantes para todos os gostos. Há também muitos bares e lounges espalhados pela cidade, ideal para confraternizar com os amigos.

A cidade apresenta também muitas opções para quem busca roteiros culturais, como os museus Histórico de Santa Catarina, da Imagem e do Som (MIS), de Arte de Santa Catarina (Masc), entre diversos outros. Também recebe destaque a produção local de artesanato, com uma forte tradição de produção de artesanato açoriano, que são expostos nas mais diversas feirinhas da cidade. .

Para os jovens, o destaque vai para as inúmeras casas noturnas que todas as semanas atraem multidões.

Após algum tempo morando na cidade você poderá comprovar: morar em Florianópolis vale a pena!

Vai se mudar para Florianópolis? Descubra essa dica que vai te ajudar na mudança!

Mudar de casa é um processo que exige muita paciência. Caixas espalhadas, objetos perdidos, desorganização. Porém, temos uma dica que irá ajudar você a ter uma mudança mais organizada e, principalmente, menos estressante!

Durante sua mudança para Florianópolis é possível alugar um box em um self storage. Dessa maneira, você terá um maior controle e organização. No fim, o tempo que você ganha com isso vale muito a pena!

O melhor é que um self storage oferece um contrato de aluguel flexível e o valor também compensa muito – você nem precisa de um fiador! Além disso, os espaços estão disponíveis em diversos tamanhos de acordo com sua necessidade.

Gostou da ideia? Então não deixe de entrar em contato com a Guarde Mais. Somos uma empresa de self storage pioneira. Estamos em diversas cidades em todo o Brasil: self storage em Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo. Enfim, onde você estiver poderá contar uma Guarde Mais bem pertinho de você!

Não deixe de entrar em contato conosco e descobrir nossas soluções para você que vai se mudar para Florianópolis e busca um self storage para ajudar na organização da sua mudança!

Postagens Recentes

Deixe um comentário