Solicite um orçamento, é rápido!

      Solicite um orçamento, é rápido!

          BLOG

          Quer morar em Florianópolis? Será que vale a pena?

          |

           

          Florianópolis é internacionalmente reconhecida pela exuberância de suas praias e de suas paisagens naturais. Polo turístico e capital do estado de Santa Catarina, a cidade apresenta uma ampla infraestrutura turística, um setor de comércio muito movimentado e também um rico passado histórico.

          Você está planejando se mudar para Florianópolis? Então elaboramos esse texto para você! A seguir, você vai conhecer um pouco mais sobre como é a vida na cidade e quais são as principais informações que você precisa saber antes de se mudar para lá.

          Boa leitura!

          Um pouco de História: De Ilha de Santa Catarina a Florianópolis

          A história de Florianópolis remonta ao século XVI, época em que foi esporadicamente frequentada por navegadores. Há até mesmo registros cartográficos espanhóis e holandeses datados do século XVII, século que marca o início do povoamento da região.

          Durante sua existência, a cidade de Florianópolis foi conhecida por outros nomes. Ilha de Santa Catarina foi o primeiro, dado pelo bandeirante Francisco Dias Velho. O primeiro nome acabou sendo utilizado inclusive quando o povoamento se tornou a Vila de Nossa Senhora do Desterro.

          Com a proclamação da república, a cidade passou a ser conhecida por Florianópolis. O nome acabou sendo uma homenagem do então governador do estado Hercílio Luz a Floriano Peixoto, segundo presidente brasileiro. O nome em homenagem ao presidente militar suscita polêmicas até hoje.

          De qualquer maneira, sempre podemos nos referir a Florianópolis por meio de seu carinhoso apelido: Floripa.

          Por que morar em Florianópolis?

          Certamente quando falamos em Floripa logo vem à sua cabeça as praias paradisíacas que se encontram na cidade. Na verdade, as belezas de suas praias e da costa catarinense é um grande incentivo para quem quer morar em Florianópolis.

          Por ser uma ilha, a cidade apresenta praias de norte a sul, leste a oeste. Abaixo, selecionamos algumas praias que apresentam um grande destaque na região:

          • Praia Lagoinha do Leste
          • Ilha do Campeche
          • Praia da Joaquina
          • Jurerê Internacional

          Mas é claro que a paisagem paradisíaca de suas praias não é o único atrativo que a cidade tem a oferecer para quem vai se mudar para lá. Florianópolis é conhecida também por apresentar uma alta qualidade de vida. De acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, a ilha apresenta um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado muito alto, de 0,847.

          O alto IDH faz de Florianópolis a capital brasileira com o maior índice de qualidade de vida. Em nível de comparação e guardadas as devidas proporções, o IDH da cidade é até mesmo maior que o de Portugal (0,843).

          Além disso, a cidade também apresenta uma economia muito dinâmica, com destaque para os setores da construção civil, comércio e turismo. Toda a ilha apresenta uma grande rede hoteleira e turística que atrai todos os anos milhares de turistas que vão visitar e desfrutas das praias e dos diversos outros atrativos que a cidade oferece. Na parte econômica, também recebe destaque a área da administração pública, de informações, comunicações e educação.

          Quer saber quais são as melhores cidades para se morar no Brasil? Confira uma lista com 5 opções maravilhosas. Clique aqui.

          Melhores bairros para morar em Florianópolis

          Descobrir um bairro para morar em Florianópolis pode se tornar um desafio. A cidade está dividida em cinco regiões (Central, Norte, Sul, Leste e Continental). Essas regiões, por sua vez, encontram-se divididas em 12 distritos, onde se dividem os 48 bairros da capital.

          Os distritos da cidade são os seguintes: Barra da Lagoa, Cachoeira do Bom Jesus, Campeche, Canasvieiras, Centro, Ingleses do Rio Vermelho, Lagoa da Conceição, Pântano do Sul, Ratone, Ribeirão da Ilha, Santo Antônio de Lisboa e São João do Rio Vermelho. Alguns dos bairros que merecem destaque se você está procurando um lugar para morar em Florianópolis são os seguintes:

          • Jurerê Internacional: localizada na região nobre da ilha, esse bairro apresenta tudo que alguém que vai morar em Florianópolis pode desejar: praia, restaurantes, comércio, inúmeras opções de lazer e uma vida noturna bastante agitada.
          • Campeche: localizado na região sul, apresenta uma praia extensa e com ondas que atraem muitos surfistas Também é um polo de pesca artesanal no estado.
          • Cacupé: um bairro mais indicado para quem busca tranquilidade, a praia é tranquila, com ondas fracas e a natureza do local, como em toda a ilha, é exuberante. Fica localizado a 12 quilômetros do Centro.
          • Lagoa da Conceição: se você busca um local mais agitado, a lagoa da Conceição é o bairro certo para escolher! Localizado juto oo maior lago da ilha, o local é muito frequentado por turistas e praticantes de windsurfe e kitesurf. À noite, o local ganha vida por meio dos inúmeros lounges, bares, restaurantes e casas noturnas.

          Também é importante destacar alguns bairros que, se possível, deveriam ser evitados. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, os bairros mais violentos de Florianópolis, em 2017, foram os seguintes: Monte Cristo, Ingleses, Vargem do Bom Jesus, Capoeiras, Rio Vermelho e Vargem Grande.

          Outra cidade interessante, e mais pacata é Joinville, o que acha de morar lá? Nós contamos como é!

          Lazer e entretenimento em Florianópolis

          Outro ponto muito positivo que deve ser considerado por quem está pensando em se mudar para Florianópolis é a grande quantidade de opções de lazer e entretenimento.

          Para os apaixonados por aventura e natureza, as opções são quase inesgotáveis: praias propícias para a prática de surf, windsurfe e kitesurf na Lagoa da Conceição, mergulho na reserva marinha do Arvoredo. Há também muitas trilhas e locais para a prática de Mountain Bike.

          Não são apenas as atividades ao ar livre que recebem destaque. Florianópolis apresenta uma gastronomia muito rica, com diversos restaurantes para todos os gostos. Há também muitos bares e lounges espalhados pela cidade, ideal para confraternizar com os amigos.

          A cidade apresenta também muitas opções para quem busca roteiros culturais, como os museus Histórico de Santa Catarina, da Imagem e do Som (MIS), de Arte de Santa Catarina (Masc), entre diversos outros. Também recebe destaque a produção local de artesanato, com uma forte tradição de produção de artesanato açoriano, que são expostos nas mais diversas feirinhas da cidade.

          Para os jovens, o destaque vai para as inúmeras casas noturnas que todas as semanas atraem multidões.

          Após algum tempo morando na cidade você poderá comprovar: morar em Florianópolis vale a pena!

          Banner Unidade da Guarde Mais Florianópolis

          Vai se mudar para Florianópolis? Descubra essa dica que vai te ajudar na mudança!

          Mudar de casa é um processo que exige muita paciência. Caixas espalhadas, objetos perdidos, desorganização. Porém, temos uma dica que irá ajudar você a ter uma mudança mais organizada e, principalmente, menos estressante!

          Durante sua mudança para Florianópolis é possível alugar um box em um self storage. Dessa maneira, você terá um maior controle e organização. No fim, o tempo que você ganha com isso vale muito a pena!

          O melhor é que um self storage e um guarda volumes em Florianópolis, ambos oferecem um contrato de aluguel flexível e o valor também compensa muito – você nem precisa de um fiador! Além disso, os espaços estão disponíveis em diversos tamanhos de acordo com sua necessidade.

          Gostou da ideia? Então não deixe de entrar em contato com a Guarde Mais. Somos uma empresa de self storage pioneira. Estamos em diversas cidades em todo o Brasil: self storage em Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo. Enfim, onde você estiver poderá contar uma Guarde Mais bem pertinho de você!

          Não deixe de entrar em contato conosco e descobrir nossas soluções para você que vai se mudar para Florianópolis e busca um self storage ou um serviço de Guarda móveis em Florianópolis para ajudar na organização da sua mudança! Entre em contato com nossa unidade!

          Deixe seu Comentário
          53 Comentários
          • RAFAELA FERREIRA disse:

            Gostaria de me.mudar para Florianópolis. Atualmente moro em Sapiranga -RS mas sou de Santos-SP e estou sentindo muita falta da praia. Não gosto de lugares agitados. Trabalho em uma ótica aqui, e pretendo continuar a trabalhar nessa área. Onde poderia morar? Tenho todos os móveis da minha casa, será que vale a pena levar?

            • Guarde Mais disse:

              Oi Rafaela!
              Se você curte praia, com certeza Floripa é uma ótima escolha. Geralmente na alta temporada a cidade costuma ficar bem movimentada, então pode ser que você sinta um pouco em relação ao movimento. Sempre vale a pena levar os móveis, o custo com o transporte da mudança quase sempre sai mais em conta do que comprar novos em distâncias curtas como a da sua cidade atual.

          • Rodrigo disse:

            Como é o mercado de trabalho em Floripa?
            Sou do RJ e estou fugindo daqui…avaliei alguns lugares no Brasil e Florianópolis é o topo da minha lista.
            Penso em empreender ai, mas tb avalio a possibilidade de arrumar um emprego em alguma empresa local.
            Sou da área de TI.

            • Guarde Mais disse:

              Olá Rodrigo, como vai?
              Florianópolis com certeza é uma boa escolha para quem trabalha com TI. A cidade ultimamente tem se tornado um polo importante para diversas startups de tecnologia. Diversas grandes empresas de TI estão alocadas em Floripa. Oportunidades não faltam.

          • Natalya disse:

            Olá boa noite

            Sou de Goiânia, e estou querendo me mudar para Florianópolis, sou representante comercial, é fácil arrumar emprego nessa área?
            Tenho um filho de 6anos qual lugar seria melhor para morar, e o custo seria alto?

            • Guarde Mais disse:

              Olá Natalya!

              A área comercial é sempre repleta de oportunidades de emprego, bons profissionais sempre tem um espaço no mercado de trabalho. O custo para morar em Floripa tende a ser um pouco mais alto do que na maioria das cidades do Brasil, como por exemplo Goiânia. Mas não é nada astronômico.

          • Cleber disse:

            Olá sou do Rio de janeiro , tenho um pequeno comércio , e consigo deixar um responsável olhando ele , e pretendo me mudar para um lugar tranquilo para criar os meus dois filhos , quanto e o custo de vida para uma família de 4 pessoas aí em Florianópolis.

            • Guarde Mais disse:

              Olá Cleber,

              O custo de vida em Florianópolis não é tão baixo assim. Alugar uma casa na região pode custar caro em relação a outras cidades do Brasil, principalmente pelo espaço disputado o que encarece o valor do metro quadrado. Compras básicas são ligeiramente mais caras também. É difícil dizer quanto custaria para uma família de 4 pessoas, uma vez que depende bastante de seu estilo de vida e condições.

          • Eduardo Pina disse:

            Olá, boa tarde, sou de Belém, trabalho na área de marketing e comercial, mais devido a criminalidade e violência crescente em Belém pretendo mudar pra Floripa. Gosto de cidade litorânea, pensei em Fortaleza, mais com a última onda de violência que teve na cidade acabei desistindo da ideia, tenho uma filha pequena, e gostaria que ela crescesse em um lugar menos violento e com boa educação, estive em Curitiba a uns meses atrás,a diferença em relação a segurança e educação são muito positivas por lá, em Floripa como anda a questão de segurança e educação?

            • Guarde Mais disse:

              Olá Eduardo, como vai?
              A cidade de Florianópolis é sim uma cidade segura para se viver! Se formos comparar com Curitiba (onde você já se sentiu mais seguro), Floripa ficou no 70º no ranking das cidades mais seguras, enquanto Curitiba ficou apenas com a posição de número 149! Por aí dá pra imaginar a tranquilidade da cidade.

          • Luciana disse:

            Boa noite !
            Moro em campo grande ms ,
            Eu e meu esposo temos loja de moveis e nao estamos muito contentes aqui e estamos querendo mudar de capital e floripa é um lugar q queremos muito , so eztamos na duvida se montamos loja de moveis e decoracao ai .
            Alguem pode me dizer se bale a pena.
            Desde ja agradeço

          • Rodrigo disse:

            Boa noite sou cabeleireiro há 20 anos com formação nas melhores academias internacionais, moro em São Paulo mas não aguento mais esta cidade caótica. Como é o mercado de trabalho para minha área aí?

            • Guarde Mais disse:

              Olá Rodrigo!
              Quem mora em Floripa geralmente possui um bom poder aquisitivo, e as pessoas gostam de investir na beleza. A área de cuidados pessoais com certeza tem bastante oportunidades.

          • Viviane disse:

            Olá boa noite, estamos querendo nos mudar para Florianópolis, trabalho com salão de beleza e minha intenção seria abrir meu salão ali, vc acha que seria um bom negócio?

          • Stefany disse:

            Boa tarde!
            Sou de São José dos Campos, me formo em dezembro de 2019 em administração de empresas e coaching. Meu esposo se forma em 2020 em Engenharia civil.
            Onde eu moro esta horrível de empregos, saúde e educação. Ai em Floripa é bom para essas areas?
            Obrigada!

            • Guarde Mais disse:

              Olá Stefany,
              A área de administração de empresas é uma ótima área para se trabalhar em Floripa. A cidade está numa crescente de empresas, se tornando um importante polo empresarial no Brasil, principalmente na questão das startups onde acreditamos que o espaço para coaching é garantido!

          • Bruno disse:

            Tenho muito interesse em me mudar para Florianópolis. Tenho esse desejo já há muito tempo. Sou formado em Logística e moro atualmente em Uberlândia.

          • MARA disse:

            Ola trabalho no comercio, atualmente trabalho em loja de moveis (decoração) sou do Rio de janeiro, e meu marido e servidor publico, pensamos em ir embora pois pretendo engravidar e gostaria de criar minha filha em um lugar mais tranquilo e menos perigoso… Acha que seria fácil trabalhar no comercio, queria saber se o mercado na área do varejo e aquecido.

          • Bianca Costa De Sá disse:

            Boa noite.
            Morro No Paraná na cidade de Sarandi.
            Tenho 16 anos e pretendo me casar e ir morar na região de florianopolis na cidade de BIGUAÇU.
            Meu futuro esposo trabalha na área de TI. Queria saber se lá tem bastante empregos nessa área? Quantos é o culto de vida para duas pessoas? Quantos séria um terreno naquela região?….

          • Natalia disse:

            Olá gostaria de me.mudar para florianópolis já estive aí uma vez e simplesmente me apaixonei. Queria saber qual lugar a seria melhor para o ramo pet shop e estética animal?

          • Rose disse:

            Olá tenho planos de me mudar para Florianópolis, rabalho em casa com encomendas de tortas e bolos de sorvete e tradicionais. Meu sonho é morar em Santa Catarina litoral, mas gostaria de alugar uma casa em que eu pudesse trabalhar da mesma forma que trabalho aqui no RS. Você acha que trabalhar com encomendas em Floripa e imediações dá certo?

          • Sandra disse:

            Gostaria de saber se é verdade pra eu muda pra Santa Catarina e alugar um imóvel eu tenho que me casar novamente

          • Simone disse:

            Olá boa tarde sou de três lagoas má estou 1uerendo me mudar pra florida trabalho em hotéis será que consigo algo ma minha área e preciso de uma kitinete mobilizada será que e difícil pois estou ansiosa

            • Thiago Meller disse:

              Olá Simone! Em Floripa você encontrará boas opções e a cidade é linda! Boa sorte!
              Enquanto estiver de mudança, conte com a Guarde Mais para armazenar seus móveis!

          • Paula Lima disse:

            Olá. Estou passando férias pela segunda vez em Florianópolis com meu esposo e minha filha de 6 anos, pois simplesmente amamos a cidade. Somos de Manaus e eu sou psicóloga concursada. Ele se forma meados do ano que vem em educação física. Esses campos tem bom mercado? Psicologia e educação física? Pois estamos com planos de mudarmos pra Floripa, pois nossa cidade está em crescente onda de violência

            • Thiago Meller disse:

              Olá Paula! Como estão?
              Torcemos para que encontrem ótimas opções em Floripa!
              E durante o período de mudanças, conte com a Guarde Mais para armazenar seus pertences!

          • Gislaine Leite Oliveira disse:

            Olá, meu marido é engenheiro, sabe se aparecem muitas vagas na Engie em Floripa?
            valeu!

            • Thiago Meller disse:

              Boa tarde Gislaine!
              Torcemos para que encontrem boas opções em Florianópolis!
              E durante o período de mudanças, conte com a Guarde Mais para armazenar seus pertences!

          • DEOMAR SCHWANTES disse:

            Sou de Parobé-RS, estou afim de ir morar em SC pelo simples motivo de que a qualidade de vida é melhor do que aqui no RS (pelo menos é o que todos dizem) , tenho 31 anos de idade e minha esposa 26, só queria saber qual a cidade de SC posso encontrar uma casinha humilde de aluguel barato e mão de obra acessível. ambos temos ensino fundamental completo e experiência no setor calçadista, porém estamos dispostos a aprender qualquer profissão que nos dê o privilégio de morar aí sem esquentar a cabeça. (Obs: de preferência um lugar calmo). Obrigado pela atenção

          • Samuel disse:

            Olá!
            Estou pretendendo mudar para Floripa no inicio de 2020, sou de Salvador-BA e estou indo em busca de mudanças. Em relação a faculdade, quais seriam as particulares mais indicas? E em relação ao mercado de trabalho, como tendo ido na cidade? Aqui em Salvador trabalho na área bancária

          • Adriana disse:

            Olá!
            Sou do Rio de Janeiro e estou querendo me mudar para Florianópolis pela qualidade de vida.
            Trabalho, atualmente, numa empresa de construção civil, sou formada em Administração.
            É fácil entrar neste mercado de trabalho em Florianópolis, indo do Rio de Janeiro?
            Qual seria o melhor bairro para morar contando o custo/benefício?

            • Thiago Meller disse:

              Olá Adriana!
              Florianópolis é uma ótima Cidade, com certeza você encontrará uma excelente opção.
              Durante o período de mudanças, conte com a Guarde Mais para armazenar seus pertences!

          • Gostaríamos de saber porque Rio Vermelho é um dos bairros de imóveis mais baratos em Floripa. Quais os problemas de lá? Quem já morou em Floripa ou conhece lá, por favor me responda.

          • ricardo antonio batista disse:

            sou de sorocaba e meu sonho e morar e trablahar em santa catarina ,minha esposa e manicure e eu trabalhao com pintura resisdencial como esta esta profisao por ai

            • Thiago Meller disse:

              Olá Ricardo! Torcemos para que vocês encontrem a melhor opção para você e sua família!
              Conte com a Guarde Mais para armazenar seus pertences durante o período de mudanças!

          • JOHN disse:

            OLA ME CHAMO JOHN, TRABALHO A NOITE E MORO EM SALVADOR-BA. DESEJO IR MORAR EM FLORIANÓPOLIS, POIS O PADRINHO DE MINHA FILHA E A ESPOSA DELE QUE É MINHA SOBRINHA TBM FORAM MORAR AI E AMARAM O LOCAL, ONDE EU MORO É DOMINADO POR TRAFICO DE DROGAS E EU NÃO GOSTO MUITO DE LOCAIS QUE CONTEM VIOLÊNCIA, GOSTO MAIS DE AMBIENTE TRANQUILOS, E ELES DOIS ME FALAM MUITO BEM DAI, QUE ELE NÃO VER ROUBO, BRIGAS , TRAFICO E NADA DISSO. QUERO MORAR AI PARA TER PAZ E SOSSEGO. QUAL CONSELHO ME DARIA?

          • Ana Paula disse:

            Gostaria de mudar para Florianópolis e quero saber como é o ramo de alimentação vegetariana/vegana e qual o melhor local para morar.

            • Thiago Meller disse:

              Olá Ana Paula!Esperamos que encontre boas opções para o que procura! E enquanto estiver no período de mudanças, conte com a Guarde Mais para armazenar seus pertences!

          • Juliane disse:

            Olá, gostaria de saber um pouco sobre oportunidades de trabalho para Tecnico em enfermagem. Fiquei sabendo que os salarios são mais baixos com relação ao RS. Confere essa informação?

            • Thiago Meller disse:

              Boa tarde Juliana! Boa sorte em sua nova jornada! Torcemos para encontrar o que precisa!
              E enquanto passa pelo período de mudanças, conte com a Guarde Mais para armazenar seus pertences!

          • lucas francisco dos santos disse:

            opá! td bem?
            sou militar atualmente servindo na amazônia, Floripa é uma das minhas primeiras opções pra 2021.
            sou solteiro ganho cerca de 4k por mês, pretendo fazer faculdade de psicologia e aproveitar a vida de maneira equilibrada e segura. quanto a segurança ficou claro que floripa é show, lazer tbm nao deixa a desejar… agr a questao dos estudo como é em floripa, e a aceitação da cidade… quem é de fora é bem recebido? pro cara solteiro “largado no mundo” da pra curtir e estudar e viver tranquilamente com 4 ? vlws, tmj … muito bom!!

          • Sandy Hellem disse:

            Olá Estou querendo ir embora do Pará por que aqui o desemprego tá muito grande e a violência só aumenta , tenho um filho de 3 anos e ainda cuido do meu irmão sou casada no total somos 4 pessoas aceito qual quer emprego , Em Santa Catarina seria bom?

            • Thiago Meller disse:

              Olá Sandy!
              Boa sorte na sua vinda para o Sul! Esperamos que encontrem as oportunidades que procuram, contem com a Guarde Mais para armazenar seus pertences durante o período de mudanças.

          • Francisco Barros disse:

            Sou fotografo e gosto muito do Sul do país, mora em floripa é bom para esta área ?

          • Marcio disse:

            Florianopolis é linda, Cidade moderna,praia lindas, organizada, cidade com boa parte das pessoas educadas mas para morar tem muitos contras, a cidade é cara para viver, tudo é longe, salário não acompanha o gasto, já morei em Floripa e não voltaria a morar, existe opções melhores.

            • Thiago Meller disse:

              Olá Marcio!
              Realmente Florianópolis é linda!

              Quando estiver de mudanças, aproveite nossos serviços e guarde Tudo que precisar!

              GUARDE MAIS, O GUARDA TUDO DO BRASIL!

          • CLAUDIA disse:

            Ola moro na Suiça ja 33 anos e agor meu marido se aposentando em 2 anos pensamos em passar uma grande temporada por ai em Floripa,gostaria de um Lugar com uma praia bem tranquila e sem muito Turismo.,

          Deixe seu Comentário

          onze − cinco =

          Fale conosco via whatsapp Clique aqui
          Idiomas