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          Como criar sua própria central de distribuição

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          A logística é um dos fatores mais importantes dentro de um negócio online. Isso porque é imprescindível ter uma central de distribuição que facilite a saída de pedidos do empreendimento para a casa do cliente. Dessa forma, estudar a viabilidade de ter a sua própria distribuição de estoque faz muita diferença.

          como montar uma central de distribuição

          Um dos principais objetivos de ter sua própria central de distribuição é poder simplificar a logística e economizar custos. Por ser um local externo ao seu negócio, que recebe e despacha materiais para clientes, parceiros e até mesmo outras filiais do seu negócio, ele precisa ser bem estruturado. Se bem projetado, ele se torna um dos apoios logísticos mais importantes.

           

          Quais as funções de uma central de distribuição

          Antes de montar sua estrutura de armazenamento, é muito importante saber quais funções sua central de distribuição exerce. Dentre as possibilidades, podemos citar:

          • Recebimento de mercadorias: esta é a porta de entrada para todas as operações realizadas dentro de um CD. É nele que ocorrem toda a descarga de produtos, matérias-primas ou outros insumos enviados pelos fornecedores. Além disso, é nesse espaço onde são contabilizados quantidades e qualidade dos materiais enviados.
          • Movimentação: este é um dos processos mais complexos em um CD. Na hora de montar o seu, é fundamental planejar bem esta etapa, pois envolve o transporte de produtos dentro dele. O transporte pode ser da área de recebimento até a de armazenamento ou realocação da mercadoria já armazenada.
          • Separação de pedidos: a separação dos pedidos é a retirada dos itens do armazenamento e a separação do grupo de mercadorias corretas. Na hora de montar seu centro de distribuição, o gestor precisa tomar muito cuidado para que o cliente fique satisfeito ao receber seu produto.
          • Expedição: é a última etapa do processo e consiste em verificar se os produtos foram previamente separados. Depois disso são emitidos todas as documentações necessárias para envio.

           

          Como montar sua central de distribuição

          Assim como tudo no seu negócio, é muito importante pensar na logística de armazenamento dos seus produtos. A ideia é sempre otimizar processos e reduzir custo, principalmente na parte separação de pedidos, onde se concentra mais de 60% dos gastos de operação de uma loja. Por isso, para montar o seu CD, é muito importante seguir este passo a passo:

           

          1) Entenda muito bem do seu negócio

          O centro de distribuição será um dos elos da sua cadeia logística, por isso é fundamental entender as necessidades do seu negócio nesse sentido. Como ele não é um elemento isolado e faz parte de todo o funcionamento do seu negócio, você precisa compreender quais são as demandas dos clientes. Se o seu negócio investe em last mile ou entrega no dia, seu centro de distribuição precisa estar na mesma localidade dos consumidores para facilitar o processo, por exemplo.

           

          2) Avalie qual a localização mais adequada

          A partir desse entendimento, é importante verificar qual a melhor localização para ter um CD. A ideia é fazer uma análise profunda, considerando os custos, as necessidades e possibilidades para o empreendimento. Um self storage, por exemplo, possui uma estrutura pensada para atender as necessidades de estocagem de materiais com excelente custo-benefício, principalmente por estar presente em várias cidades.

           

          Leia Mais:

          >> Self storage é seguro?

          >> Por que investir em Centros de Distribuição para o seu e-commerce?

           

          3) Documente o planejamento e execute

          A estrutura de armazenamento precisa estar documentada para ser executada e da melhor maneira possível. Documente o local onde será o CD, qual foi o tipo de armazenagem escolhida e o que mais precisa ser executado para que ele entre em funcionamento. Estabeleça um orçamento e um cronograma para ter mais controle sobre o tempo de execução, evitando gastos desnecessários.

           

          4) Conte com a estrutura de um self storage

          Pequenas e médias empresas nem sempre tem condições de arcar com todos os custos de um galpão e instalação de toda a estrutura necessária para garantir a segurança na armazenagem e movimentação das mercadorias. Por isso, um sistema de self storage é ideal, pois você pode contar com toda a segurança e estrutura oferecidas pelo serviço, sem precisar arcar com tudo sozinho.

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