Solicite um orçamento, é rápido!
Solicite um orçamento, é rápido!
BLOG

Por que investir em Centros de Distribuição para o seu e-commerce

|

Montar um e-commerce parece fácil, mas tem bastante trabalho para fazer! Uma das etapas essenciais para os bons resultados é a gestão de logística. Afinal, é ela quem irá garantir que seus clientes recebam as compras dentro do prazo esperado.

Investir em centro de distribuição regional pode ser uma boa alternativa para muitas lojas virtuais. Pois assim diminui os custos com logística e facilita o envio de produtos para determinadas regiões.

Para ficar mais claro a importância centro de distribuição, prossiga com a leitura:

 

centro de distribuição para e-commerce

 

O que é um centro de distribuição?

Como o nome sugere, é um local onde são armazenados produtos para serem despachados para outras unidades da empresa ou direto para a casa do cliente. Grandes empresas possuem vários CD’s (como também é conhecido), espalhados pelo Brasil. Isso simplifica e diminui os custos com logística, já que cada centro de distribuição fica responsável pelas entregas de uma determinada região.

O e-commerce permite vender para o país inteiro, ou até para fora dele. Mas você sabia que uma das maiores reclamações dos clientes é com a entrega? Muitas lojas virtuais acabam atrasando ou cobrando fretes caríssimos. Isso prejudica a imagem da empresa e gera custos ainda maiores.

Agora você percebe a importância centro de distribuição? Com a mercadoria mais próxima do cliente, você gasta menos para entregar e faz todo o processo mais rapidamente.

 

Logística para e-commerce: como planejar?

O planejamento é a chave para qualquer negócio. Mas lembre-se que a porta só abre se você utilizar a chave. Por isso é importante pensar no que e como fazer, para em seguida colocar em prática.

Antes de qualquer coisa precisa levar alguns pontos em consideração, como o manuseio correto dos produtos. Se é algo delicado, se exige uma embalagem especial, se precisa estar dentro de uma determinada temperatura etc.

Outro ponto que influencia na gestão da logística é o volume do item: se é vendido e entregue separadamente, em pequenas ou grandes embalagens. Se é leve ou pesado.

Todas essas características contribuem para definir a forma como serão estocados e principalmente como serão entregues. A logística para e-commerce perfeita calcula todos esses fatores para definir onde esses produtos ficarão até serem vendidos.

Um bom local para estocar produtos de e-commerce é em um box de Self Storage. O valor é baixo quando comparado ao aluguel de um galpão gigantesco. E, o mais interessante é que é possível utilizá-los como centro de distribuição em outras localidades. É como se fosse uma nova unidade da sua loja/estoque, otimizando a entrega dos produtos para outras regiões. É uma boa alternativa, principalmente se você tiver parceiros de confiança.

 

Logística e centro de distribuição na prática

Quanto mais perto do consumidor, menor será o custo de entrega. E mais rápido a compra chegará até o cliente. Isso significa que o centro de distribuição deve ficar em um local estratégico, que permita distribuir as entregas com facilidade e agilidade.

Outra questão é enviar os produtos para o centro de distribuição. Eles precisam ser organizados e estocados corretamente. Isso permite maior produtividade no dia a dia, executando um serviço de excelência.

A saída dos produtos do centro de distribuição para a casa do cliente também precisa ser planejada. Tenha uma rotina de saída e chegada de mercadorias. Estipule horários e formas, isso ajuda a otimizar os custos. É possível usar transportadoras ou os Correios para efetuarem as entregas finais. Seja qual for, escolha a que melhor irá respeitar o prazo de entrega e principalmente: irá transportar os produtos em segurança.

O software é uma ferramenta bem útil no controle do CD. Com ele, é possível conferir todos os itens disponíveis, quantos e quais já saíram. O empreendedor tem maior controle sobre o estoque em suas mãos. Mesmo possuindo vários centros de distribuição.

A logística para e-commerce é um ponto fundamental, capaz de fazer sua empresa crescer ou falir. Por isso vale bastante a pena se dedicar a estudar mais sobre o tema. O centro de distribuição também é importante, principalmente com um e-commerce em expansão. Analise qual região do país tem mais entregas e, procure criar um CD dentro dessa região.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Idiomas