Solicite um orçamento, é rápido!
Solicite um orçamento, é rápido!
BLOG

Como é morar em Itajaí? Será que vale a pena?

|

A cidade de Itajaí, em Santa Catarina, atrai quem procura um lugar que combine natureza e boa infraestrutura, afinal, possui praias encantadoras, qualidade de vida e uma intensa atividade econômica.

O munícipio está na sua lista de opções de mudança, mas não sabe se vale a pena morar em Itajaí? Neste artigo, respondemos essa dúvida. Confira e veja se compensa se mudar para a cidade!

cidade de Itajaí

Um pouco da história de Itajaí

A história de Itajaí tem início em 1750, com a construção de colônias de imigrantes que vinham da Ilha da Madeira e Arquipélago dos Açores.

Mas, o distrito de Itajaí só foi fundado em 1833 e em 1860 se tornou município. Curiosamente, era uma região com número significativo de índios botocudos e caingangues, dos grupos tapuia e carijós.

Até hoje a região ainda conta com resquícios da cultura indígena, que aparece no nome da cidade, de bairros e na presença de sambaquis, um na Praia das Cabeçudas e outro no bairro Itaipava.

Mas, atualmente a cultura de Itajaí também possui forte predominância europeia (de portugueses e alemães, principalmente) e asiática (no século XIX recebeu imigrantes japoneses).

Essa influência é marcante até hoje, com a realização de eventos como a Marejada, que é a maior festa portuguesa do Brasil e faz parte do circuito de eventos catarinenses de outubro para comemorar a cultura luso-açoriana.

Com o passar dos anos, a cidade se desenvolveu e cresceu bastante, atingindo excelente índice de qualidade de vida e a maior renda per capita de Santa Catarina.

Hoje, Itajaí conta com infraestrutura completa e sua economia é robusta. O porto da cidade é o responsável pelas exportações da região sul, apresentando forte receita gerada pelo comércio exterior.

A cidade também possui um importante polo industrial naval e atrai empresas de serviços e logística que geram oportunidades de emprego, estimulando ainda mais o desenvolvimento da cidade, que é uma das mais importantes da economia de Santa Catarina.

 

Por que morar em Itajaí?

Mudar-se para Itajaí vale a pena porque a cidade oferece vantagens para a população. A seguir, confira quais são as principais e entenda por que compensa morar na região:

 

Localização estratégica

Itajaí tem como uma de suas principais vantagens a localização estratégica e privilegiada, tanto que fica a 95km da capital Florianópolis.

Além disso, está a uma curta viagem de outros polos turísticos do Sul, como Blumenau, Balneário Camboriú, Brusque e Joinville. Também é possível chegar com facilidade à Curitiba, realizando uma viagem de cerca de 200km.

 

Economia em crescimento

Itajaí possui o segundo maior porto do Brasil, o que ajudou a cidade a conquistar o maior crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de Santa Catarina.

O porto, bem como o mercado pesqueiro, é responsável por gerar boa parte das oportunidades de emprego da região. Mas, a economia local também apresenta outros segmentos fortes, como o de construção civil, serviços e turismo.

 

Excelente infraestrutura

O crescimento contínuo de Itajaí possibilitou que a cidade desenvolvesse uma excelente infraestrutura, com boa oferta de serviços públicos, seja na área de educação, saúde, segurança, cultura e lazer, preservação ambiental e limpeza urbana.

Por falar em educação, o município é referência em qualidade de ensino na região sul, além de possuir altas taxas de alfabetização.

 

Qualidade de vida

Itajaí está entre as principais e melhores cidades de Santa Catarina para se viver. A razão disso é a infraestrutura completa, boa mobilidade urbana, maior contato com a natureza e segurança, bem como a economia próspera.

 

Fácil acesso a áreas naturais

Embora seja urbana e um importante polo econômico, a cidade conta com praias de água cristalina, como a Praia Brava, que é considerada uma das mais bonitas de Santa Catarina. Ao morar na região, você tem fácil acesso ao litoral, seja para passeios ou praticar esportes.

 

Leia também:
>>> Casa de praia: como o self storage ajuda na organização

 

Melhores bairros para morar em Itajaí

Itajaí Santa Catarina

Itajaí conta com bairros que atendem diversos perfis de moradores, desde os que preferem uma vida social mais movimentada até os que gostam de tranquilidade e calmaria.

E quais são os melhores bairros para morar em Itajaí? Confira, a seguir, a lista que preparamos:

 

Dom Bosco

O bairro Dom Bosco é conhecido por ser predominantemente residencial e urbanizado. Possui ares de bairro pequeno e ruas tranquilas, ideal para quem prefere regiões mais calmas para se viver.

 

Vila Operária

Trata-se do primeiro bairro planejado de Itajaí. Quem mora na Vila Operária tem a vantagem de estar próximo do centro, sem deixar de aproveitar uma área mais residencial com excelente infraestrutura.

 

Centro

Bairro ideal para quem estar na área mais movimentada da cidade, perto de uma rede farta de comércio, restaurante e opções de lazer e entretenimento. É o bairro perfeito para ficar no coração de Itajaí e próximo a praias.

 

Praia Brava

Trata-se de um bairro nobre, com belezas naturais e muitas opções de lazer. Abriga a praia mais famosa da região e conta com infraestrutura completa de turismo, restaurantes e bares. Fica a 20 minutos do centro.

 

Ressacada

O Ressacada é um bairro jovem, localizado em uma região nobre da cidade. Tem como diferencial ser cercado por Mata Atlântica e pela área de preservação do Parque Ecológico da Ressacada. Atualmente, passa por um crescimento imobiliário significativo.

 

Lazer e entretenimento em Itajaí

As praias são os principais pontos turísticos de Itajaí, garantindo opções de lazer gratuitas aos moradores. Mas não é só isso: a partir da cidade dá para fazer passeios como o do Beto Carrero World e visitar Blumenau durante a Oktoberfest.

A região também participa do circuito de festas catarinenses realizadas no mês de outubro em comemoração da cultura luso-açoriana. A mais famosa é a Marejada, que conta com gastronomia, música, entre outras atrações.

 

Dica para lhe ajudar na mudança para Itajaí

Mudanças podem provocar muito estresse, com caixas por todos os lados e pouco espaço para organizá-las. Quer resolver isso de forma simples e ter muito mais praticidade na sua mudança? Então, é só contratar um self storage em Itajaí!

Trata-se de um serviço de autoarmazenamento que permite a guarda de itens pelo tempo que precisar e por um preço acessível. Utilize essa facilidade e se mude com mais tranquilidade.

 

Leia também:
>>> Como organizar melhor sua mudança

>>> Cuidados com itens sensíveis em uma mudança

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Idiomas