Solicite um orçamento, é rápido!
Solicite um orçamento, é rápido!
BLOG

Como escolher uma franquia para investir?

|

A franquia é uma alternativa que atrai muitos empreendedores, afinal, abrir uma empresa de uma marca já conhecida e consolidada no mercado tem maior possibilidade de sucesso e retorno do investimento.

Mas, não é todo empreendedor que consegue escolher facilmente uma franquia para investir. Não é para menos, afinal, existem diversas alternativas no mercado.

Este é o seu caso? Então, confira dicas para você eleger a sua. Continue a leitura e saiba como escolher uma franquia!

ilustração com franquias para investir

Dicas para escolher uma franquia

A escolha da franquia perfeita deve passar pela análise de diferentes fatores. Veja o que você deve considerar para aumentar a possibilidade de acertar no investimento:

 

Escolha um nicho com o qual tenha afinidade

A tentação de investir em um nicho da moda pode ser grande, mas não é a melhor escolha porque você precisa ter afinidade com a área em que atua para efetivamente ter vontade de se dedicar mais ao negócio, estudar mais sobre ele e fazê-lo crescer.

Por isso, uma ação inteligente é listar diferentes segmentos que você gosta e com os quais se identifica, como comércio, serviços, logística, informática, entre outros, e escolher franquias de marcas dessas áreas.

 

Faça uma análise de potencial

Antes de escolher a franquia, faça uma análise de potencial de mercado na região em que pretende atuar, para identificar se há demanda por esse tipo de negócio. Dessa forma, evita-se fazer um investimento equivocado que poderá gerar prejuízo.

 

Saiba qual o total de investimento

Outro ponto relevante a ser analisado para escolher a franquia perfeita é saber qual o total de investimento que você precisa para iniciar e manter a operação, ou seja, quanto de capital inicial e de giro é preciso.

Essas informações podem ser obtidas com a franqueadora e ajudam você a ter uma ideia se os custos estão dentro do seu orçamento, minimizando a possibilidade de endividamento logo no início da empresa ou de passar apertos financeiros.

 

Verifique como é a relação franqueador x franqueado

Normalmente, a franquia é uma escolha de quem está abrindo sua primeira empresa e geralmente essa pessoa não tem experiência ou conhecimento aprofundado na área de atuação.

Em situações assim, é fundamental ter o suporte e know-how do franqueador, que dará apoio no início, gestão e manutenção do negócio, ajudando a sanar dificuldades e superar desafios de maneira mais eficaz.

Por isso, antes de escolher sua franquia e fechar o contrato é fundamental saber qual a relação franqueadora x franqueado, bem como o que o franqueador oferece ao franqueado.

Dessa forma, evita-se ter surpresas desagradáveis, sobretudo no que se refere à ausência de suporte, se ele não for prestado pela franqueadora.

 

Conheça como é a operação na prática

Uma das maneiras mais eficazes de acertar na escolha da franquia é saber como funciona a operação da empresa na prática. Para isso, em suas reuniões com representantes sempre procure saber esse detalhe.

Questione sobre captação e atendimento ao cliente, realização de contratos, dias e horários de operação, entre outros detalhes do dia a dia do nicho em que deseja atuar. Assim, garante um maior conhecimento sobre suas rotinas e se correspondem ao que você busca.

 

Confira se a franquia tem selo ABF

O selo de excelência em franchising, da ABF (Associação Brasileira de Franchising), ajuda o empreendedor a fazer um investimento numa marca compromissada com o franqueado, sobretudo em oferecer um suporte adequado.

Por isso, uma das formas de garantir o investimento em uma franquia de qualidade, com franqueadora preocupada em orientar o franqueado e dar todo o auxílio necessário, é verificar se possui selo da ABF.

 

Consulte franqueados e ex-franqueados

Sempre que possível, consulte franqueados e ex-franqueados para saber se a franqueadora realmente entrega o que promete. Esse é um contato importante, porque permite obter informações diretamente de quem vivencia ou teve a experiência com a marca no dia a dia.

Mas, como encontrar esses empreendedores? Existe uma lei que diz que os dados de contatos de franqueadores que pertencem à rede e os que a deixaram nos últimos 24 meses devem ser mencionados na Circular de Oferta de Franquia, documento entregue no processo seletivo.

Com base na circular, tente entrar em contato com os franqueados, para saber se realmente a franqueadora atende as expectativas. Desse modo, reduz-se a possibilidade de entrar em uma roubada.

 

Alternativa de franquia para investir

Uma alternativa de franquia para quem busca uma opção é a de self storage, que tem um grande potencial de crescimento no país. Trata-se de um serviço de autoarmazenamento que consiste no aluguel de um espaço para guarda de itens.

Esse é um segmento com grande potencial porque atende uma demanda crescente no mercado por busca de soluções de armazenamento eficazes, com preço acessível e processo de contratação desburocratizado.

A franquia de self storage pode atender tanto pessoa física como jurídica, o que amplia sua possibilidade de lucro e não foca em somente um público, de modo a formar uma carteira de clientes variada e que não depende de um segmento, apenas.

 

Franquia de self storage Guarde Mais

A Guarde Mais tem uma rede de franquias que se destaca pela alta qualidade dos serviços de self storage. A empresa é uma das pioneiras do setor no país e possui um modelo de gestão de negócios de sucesso, voltado a auxiliar o franqueado a solucionar desafios diários da operação, de modo a contribuir para seu sucesso.

Todo empreendedor da rede de franquias Guarde Mais conta com suporte lado a lado, oferecendo um apoio personalizado e otimizado em todas as etapas, desde a estruturação da unidade até sua efetiva gestão.

Ao investir na franquia Guarde Mais, o franqueador tem apoio na busca, análise e negociação de ponto comercial, desenvolvimento e execução de projeto da unidade, suporte na escolha de fornecedores e na obtenção de financiamento, auxílio jurídico, entre outros, além de acesso a manuais de operação.

Quer aproveitar essa oportunidade e investir em uma franquia de self storage? Então, entre em contato para solicitar informações e conheça quais são os benefícios e regiões de interesse Guarde Mais!

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Idiomas