Solicite um orçamento, é rápido!
Solicite um orçamento, é rápido!
BLOG

Endereço fiscal: descubra o que é e como contratar

| |

Os empreendedores e microempreendedores têm crescido de forma acelerada no Brasil nos últimos anos. Porém o processo de abertura de negócios nem sempre é fácil, muitos têm diversas dúvidas quanto a legislação para poder abrir uma empresa. Um desses questionamentos é sobre o endereço fiscal da futura empresa.

ilustração de um mapa com pontos de localização

Hoje você vai conhecer melhor esse importante item da lista para se abrir uma empresa e como poder contratar este serviço.

 

O que é endereço fiscal?

O endereço fiscal ou domicílio fiscal, como também é conhecido, é o endereço que deve ser indicado no contrato social no processo de abertura da empresa. Esse endereço é o local indicado para tratar de questões jurídicas e contábeis, ou seja, os fins tributários da nova empresa.

O endereço fiscal é visto como a “sede social” da empresa, que é o local onde é realizada a gestão do negócio e, ao registrar o endereço fiscal no contrato social, você está comprovando que o seu negócio possui uma existência física, podendo receber qualquer notificação do fisco nessa localização.

Muitas pessoas costumam confundir endereço fiscal e comercial, cuidado para que você não cometa este erro, pois, como já dissemos, o endereço fiscal é a localização para tratar da parte burocrática da sua empresa, como referência para as instâncias federais, estaduais e municipais.

Já o endereço comercial é o local onde sua empresa funciona de fato, o local onde seus clientes te encontram para solicitar seus produtos ou que seus funcionários realizam os serviços; mas nada impede que o endereço comercial e fiscal seja o mesmo no registro, se de fato a sua empresa fizer uso do mesmo espaço para ambos.

Muitos negócios pequenos não têm essa disponibilidade e, por isso, precisam de um endereço fiscal para o seu comércio ou endereço fiscal para e-commerce, dependendo da empresa de cada empreendedor.

 

O Endereço fiscal pode ser o meu endereço residencial?

Depende, pois essa permissão dependerá da legislação do município e do estado no qual a empresa funcionará, mas na maioria das cidades brasileiras é possível registrar o endereço residencial como endereço fiscal, porém, alguns tipos de serviços não podem, de maneira alguma, ter o endereço fiscal como residencial, em todo o solo brasileiro, como no caso da prestação de serviços de advocacia, segundo as regras da OAB.

Comércios ou indústrias que exijam alvará para realizar atividades de risco e fiscalizações da vigilância sanitária, também não podem ter o endereço fiscal como residencial, devido às condições desses trabalhos, que impedem o funcionamento em um local residencial.

Mas se você é um MEI (Microempreendedor Individual), você tem o direito garantido por lei de registrar sua microempresa no contrato social com seu endereço residencial, com exceção de algumas atividades que exigem um ponto comercial.

Para que o negócio seja formalizado é preciso se atentar para as seguintes normas:

 

  • O próprio dono, ou um dos sócios da microempresa, precisa obrigatoriamente residir no local;
  • Se a casa que você mora for alugada, é preciso ter a permissão do proprietário;
  • Se o seu endereço for em um condomínio, é preciso ter a permissão do síndico.

 

Como funciona o serviço de endereço fiscal?

Se a sua empresa necessita de um endereço fiscal, você pode contratar uma empresa para cuidar dessa parte burocrática para você. Hoje, existem empresas qualificadas que oferecem serviço de endereço fiscal, para que você não se preocupe.

O serviço de endereço fiscal para empresas surgiu como uma forma de auxiliar diversos negócios que não possuem um endereço físico e próprio, reduzindo as preocupações de milhares de empreendedores dos mais diversos ramos.

Contratando o serviço de endereço fiscal, prestado por determinada empresa, você só precisa pagar a taxa mensal do aluguel do endereço de uma das unidades para fins fiscais, tributários e formais que a empresa lhe apresentar, sem qualquer outro encargo financeiro. Utilizando esse serviço sua empresa estará formalizada e regularizada diante dos órgãos governamentais competentes.

 

Leia também:
>>> Endereço fiscal para aberturas de empresas

 

Benefícios de adquirir o serviço de endereço fiscal

endereço fiscal para abertura de empresas

Este serviço garante muitas vantagens para os empreendedores, facilitando a rotina desses profissionais e impactando no bolso do negócio, reduzindo preocupações e dores de cabeças, além de oferecer mais profissionalismo para o empreendedor e sua nova empresa.

Vejamos quais são esses benefícios:

 

Redução de burocracias

Se o seu negócio consiste em um e-commerce, alugar um imóvel comercial para aproveitar e servir como endereço fiscal, poderá gerar transtornos como processos de locação da sala, contrato imobiliário e condições do aluguel, por isso, contratar um serviço de endereço fiscal é altamente benéfico para se ver livre desses tipos de burocracias.

 

Economia

A redução de custos também é um forte benefício ao contratar um endereço fiscal para abertura de empresa. O aluguel dos endereços fiscais são acessíveis e valem a pena, frente ao aluguel de salas comerciais que costumam ser bem mais caras, principalmente se a sua empresa não pode usar o endereço da sua residência.

 

Endereço profissional

Dê preferência para utilizar o serviço de endereço fiscal ao invés do seu endereço residencial, é uma ótima forma de não misturar sua vida pessoal com os clientes e órgãos legais, além disso, o endereço fiscal garante muito mais profissionalismo para a sua empresa.

 

Correspondência

A maioria dos planos de endereço fiscal trabalham também com o serviço de domicílio fiscal, possibilitando o recebimento da correspondência e encomendas. Essa vantagem facilita muito a vida do empreendedor.

Agora que já esclarecemos algumas dúvidas e ajudamos a desburocratizar algumas coisas, aproveita a economia e facilidade que o serviço de endereço fiscal pode te proporcionar e invista em um espaço para a organizar os seus produtos e bens. Com a Guarde Mais você conta com a qualidade, segurança e comodidade do melhor em self storage para sua empresa.

 

Leia também:
>>> Vai usar um self storage pela primeira vez? Confira tudo o que você tem que saber

>>> A importância da logística para e-commerces

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Idiomas