Solicite um orçamento, é rápido!

      Solicite um orçamento, é rápido!

          BLOG

          Micro-fulfillment: um modelo promissor de logística

          | |

          Com a intenção de proporcionar ao cliente a melhor experiência possível, a estratégia de micro-fulfillment surge como uma grande possibilidade para o mercado competitivo de varejo.

          Levando em consideração a expansão cada vez mais veloz do e-commerce e da tendência omnichannel, o setor logístico precisa inovar de tal modo que possa atender com qualidade às novas necessidades do consumidor.

          Atualmente, o público se tornou mais criterioso e elevou suas exigências no momento de efetivar uma compra online. Espera-se agilidade nas entregas, atendimento personalizado e versatilidade no consumo.

          É através dos micro-fulfillment centers que muitas lojas e marketplaces têm encontrado soluções para diversos desafios, e consequentemente atingido seus objetivos de lucratividade e escalabilidade.

          Descubra no transcorrer do tema a maneira com que o Self Storage está relacionado com esse modelo de logística, somando a ele esforços no encurtamento da distância entre produto e cliente.

          estoque micro-fulfillment

          Definição de micro-fulfillment

          O micro-fulfillment center (MFC) é uma abordagem que implanta instalações de armazenamento de pequena escala em locais urbanos altamente populosos, a fim de aproximar as mercadorias do cliente final e reduzir custo e tempo de entrega. Algo semelhante ao realizado pelas empresas de fulfillment.

          Também conhecido como pequeno armazém ou microplataforma, o segmento se responsabiliza por todas as etapas logísticas: estoque, packing, transporte ou até mesmo ajustes posteriores como devoluções, trocas ou reembolso.

          Tendo em vista que o custo de logística é um grande desafio no Brasil, somando um gasto anual de R$ 811 bilhões, as oportunidades dos MFCs são facilmente analisadas.

          De acordo com Ilos (Consultoria Especializada em Logística), 12% de toda a riqueza do país é consumida em logística, dividindo-se entre: 60% de transporte; 31% de estoque; 5% de armazenagem e 4% de administrativo.

          Segundo dados do IBGE, os gastos com transporte, armazenamento e estocagem ultrapassam o espaço de 11,8% ocupado pela Indústria no PIB. As informações são de dezembro de 2020 e revelam o encarecido sistema logístico brasileiro.

          O micro-fullfilment combate grande parte dessas adversidades através de seu modelo inovador, econômico e eficiente, justamente por intensificar a presença da automação e se distinguir de tradicionais centros de distribuição, normalmente situados em áreas industriais. 

          Quais as vantagens dessas micro-fulfillment para o varejo?

          Os armazéns são uma opção certeira para empresas que desejam obter mais reconhecimento e posicionamento de marca no mercado. No entanto, seus benefícios não se resumem a esse fator, listamos as principais vantagens do micro-fulfillment:

          1 – Velocidade nas entregas 

          O sistema possibilita uma entrega mais agilizada, levando em consideração que os armazéns são instalados em locais estratégicos e mais próximos do cliente final. 

          Tal circunstância beneficia tanto o consumidor como o varejista. Ao mesmo tempo que gera fidelização do cliente pela satisfação e comodidade no recebimento de pedidos, proporciona economia nas entregas para as corporações.

          Com o encurtamento de distância, também são reduzidos os riscos de danos para as mercadorias durante o transporte.

          2 – Redução de custos de fretagem

          Com os micro-fulfillment centers, o cliente conta com uma queda drástica nos gastos de entrega, justamente pelo fato do produto estar armazenado próximo dele.

          Compreendendo que as entregas de última milha encarecem o trajeto, os armazéns encaminham o consumidor para resultados opostos, de economia.

          3 – Economia para a corporação

          O cliente não é o único que economiza com a estratégia de micro-fulfillment. Para implantar um armazém o tempo e investimento inicial é menor se comparado com grandes centros de distribuição.

          Isso porque o processo de instalação desse sistema pode ser simplificado com o aluguel de espaços em centros já administrados por outras instituições.

          4 – Estocagem inteligente

          Os armazéns garantem uma melhor otimização do espaço, já que normalmente a verticalidade também é aproveitada no momento de estocagem.

          Através disso, as mercadorias são organizadas de maneira coerente e sem limitações, proporcionando aos lojistas um controle maior sobre os produtos.

          5 – Personalização no atendimento

          Os micro-fulfillment centers viabilizam um atendimento mais cauteloso ao cliente por conta da junção da automação e colaboradores. 

          Com isso, se tem um aumento de produtividade no preparo dos pedidos, o que assegura uma maior previsão de gastos e redução de danos durante o transporte das mercadorias.

          pessoas contando estoque microfulfillment

          Como o Self Storage está interligado com os micro-fulfillment centers?

          O Self Storage se relaciona fortemente com os micro-fulfillment centers, uma vez que o segmento abrange o serviço de guarda estoque e incubação de empresas.

          Os boxes presentes em uma empresa de auto armazenamento são opções econômicas, práticas e eficazes para que e-commerces e corporações estoquem seus produtos e realizem todo o processo logístico de suas marcas.

          A Guarde Mais Self Storage dispõe de espaços amplos e estruturados que oferecem oportunidades a empreendimentos que buscam aperfeiçoar suas operações logísticas.

          Acompanhe a atualidade moderna e utilize um Self Storage como um micro-fulfillment center para posicionar seu negócio no mercado com qualidade.

          Leia também:

          >>Guarde Mais: Celeiro de Unicórnios no Brasil

          >>Guarde Mais fecha parceria com empresa especializada em fulfillment

          Deixe seu Comentário
          Deixe seu Comentário

          um × quatro =

          Fale conosco via whatsapp Clique aqui
          Idiomas