Solicite um orçamento, é rápido!

      Solicite um orçamento, é rápido!

          BLOG

          Morar em Sorocaba: a cidade do interior com ares de metrópole

          |

          Aqueles que optam por morar em Sorocaba desfrutam de um misto de sossego e comodidade, que é característico de grandes cidades. Apesar de interiorano, o município oferece diversas vantagens relacionadas a lazer, infraestrutura, clima e bem-estar.

          Com mais de 695 mil habitantes, Sorocaba possui altos índices de desenvolvimento e ótima urbanização. Conforme um estudo realizado pelo Instituto de Avaliação dos Circuitos Públicos (Indsat) em 2019, 51% dos moradores classificam a qualidade de vida da cidade como boa ou ótima

          Oferece grande satisfação aos que vivem nela, também se estendendo como possibilidade para o pai de família desempregado, o filho que procura por uma boa instituição de ensino, aos grandes investidores multinacionais que gostariam de encarar novos negócios e a família que deseja olhar para a paz de frente.

          A cidade do interior com ares de metrópole te espera com muitas surpresas. E quem sabe os ventos não acabam por soprar em seu favor, né? Então fique aqui e conheça um pouco mais sobre essa cidade que tanto encanta e envolve os visitantes e moradores.

          morar-em-sorocaba Crédito: Taket Marketing

          Como é morar em Sorocaba?

          Morar em Sorocaba é no mínimo interessante, levando em consideração as perspectivas profissionais, de estudo e de construção de vida que o município apresenta. Além de ser uma alternativa excelente para os que buscam fugir do ritmo frenético e acelerado das metrópoles.

          A cidade faz parte da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), composta por 27 municípios. Somando todos eles, representam 4,68% da população estadual, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

          Em 2010 o Índice de Desenvolvimento Humano de Sorocaba alcançou nota 7,98, número considerado bastante elevado. Algumas características que contribuem com esse número são renda, educação e longevidade.

           

          Localização e acessibilidade 

          Sorocaba é a quarta região mais populosa do interior paulista, e existe motivo pelo qual os sorocabanos fazem peso e apreciam tanto a cidade. Quando se trata de localização, por exemplo, a cidade sai ganhando.

          Fica posicionada próxima a capital paulista, levando um pouco mais de uma hora para se descolar de uma localidade até outra, oportunizando a conciliação da vida interiorana com o trabalho na cidade.

          Possui também algumas rodovias importantes que possibilitam um fácil acesso a outras cidades, são elas: Raposo Tavares, Castelo Branco, Emerenciano Prestes de Barros e José Ermírio de Morais.

           

          Lazer em Sorocaba

          Opções para se divertir não faltam na cidade. Mesmo que seja um município interiorano, os moradores contam com diversos locais que disponibilizam lazer para a família toda. Afinal de contas, ninguém merece ficar em casa o dia todo nos finais de semana e feriados, não é mesmo?

          Embora os sorocabanos possam contar com bares, restaurantes, teatros e shoppings, os parques são considerados os pontos fortes do município. O Kasato Maru é um exemplo disso, sendo ele um um parque temático japonês, onde são realizados eventos da cultura oriental.

          Fora esse, a cidade também abriga o Parque Carlos Alberto de Souza, Parque das Águas, Parque da Água Vermelha João Câncio Pereira, a represa de Itupararanga e o Zoológico Quinzinho de Barros, locais bastante visitados pelos turistas e moradores.

           

          Segurança na cidade

          Sorocaba ocupa o topo do ranking das dez cidades mais seguras de São Paulo. Os próprios moradores comprovam que o índice de criminalidade na região é baixo, estando em constante queda, e que morar no município é bastante tranquilo. Para aqueles que buscam paz, já sabem para onde ir agora.

          Na atualidade, a segurança é um dos principais requisitos na hora de se mudar, pois os perigos nos rodeiam e estão cada vez mais avançados. Poder dar um passo em direção a uma localidade onde crimes são raros e a segurança predomina, é motivo de comemoração e satisfação, principalmente para os pais de crianças. Sorocaba realmente merece um destaque com relação a essa característica virtuosa.

           

          Saúde e educação

          Grandes e importantes hospitais e instituições de ensino marcam presença na cidade interiorana. As clínicas de saúde são bem equipadas e prontas para atender a comunidade, e quanto às escolas, não há necessidade de preocupação, já que o leque é variado.

          O Hospital Dr. Miguel Soeiro, da Unimed, presente em Sorocaba, foi o primeiro hospital do interior do estado a conseguir o selo JCI, o mais respeitado do país. Essa marca representa que a unidade hospitalar é referência em qualidade e segurança oferecidas.

          Além de tudo, ao morar em Sorocaba, você poderá visitar o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), o maior centro de oftalmologia da América Latina, que conta com uma equipe de mais de 200 médicos, os quais realizam 70% dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (Sus).

          Em se tratando de escolas e faculdades, aproveitamos para citar algumas ótimas  instituições tanto públicas como particulares: Colégio Objetivo, Colégio Anglo, Colégio Uirapuru, UFSCAR, UNESP, FADI e UNIP.

           

          Leia Também:

          >>>> Qual o preço de um guarda móveis em São Paulo?

          >>>> Turismo em São Paulo: dicas de hospedagens e restaurantes

          Custo de vida na cidade interiorana

          Sorocaba oferece um dos melhores custo-benefício do estado de São Paulo, ficando atrás de apenas algumas outras cidades interioranas da região, Indaiatuba, Jundiaí e Campinas.

          Quanto se trata de moradia, os imóveis com dois dormitórios estão em alta no município e possuem um valor médio de R$ 250 mil. Os apartamentos e condomínios estão cada vez mais presentes na região, justamente por proporcionar uma maior rentabilidade aos moradores.

          Fora isso, ao analisar os preços dos produtos, estudos e mobilidade em Sorocaba, percebe-se que embora altos, ainda assim são mais baixos que em diversas outras regiões do Brasil. 

          Para os estudantes, morar em Sorocaba acaba sendo excelente para o bolso, já que a cidade é mais em conta nessa área do que as outras regiões ao entorno. Os alunos podem comer no campus das universidades e os aluguéis são acessíveis, em sua maioria.

          Os valores de locomoção não alteram muito, levando em conta que a tarifa do ônibus é igual a da capital. O ponto positivo é que não é nada difícil se locomover na cidade sem um carro, já que existem linhas de ônibus que transportam os passageiros com facilidade até mesmo para regiões próximas.

          Outro fator relevante, que contribui com a qualidade de vida e custo de vida, é que a cidade oferece boas condições de trabalho e empregabilidade. A região também é muito visada por empreendedores e atrai empresas de diversos nichos. Isso se dá por diversas questões analisadas, como a acessibilidade, potencial tecnológico de desenvolvimento e sustentabilidade.

           

          Melhores bairros de Sorocaba

          Já ficou evidente que Sorocaba possui uma ótima infraestrutura, e os bairros da cidade são especialistas em confirmar essa afirmativa. Conheça agora três deles.

          Campolim

          Campolim fica localizado na zona sul da cidade e é considerado um bairro nobre de Sorocaba. Fica movimentado diariamente com a variedade de mercados, escolas, academias, restaurantes e parques presentes. Abriga também o maior shopping da cidade e atrai diversos turistas. É considerada uma região ótima para se viver por ter qualidade e um aspecto mais familiar.

           

          Mangal

          Esse é o lugar ideal para quem busca sossego e tranquilidade. Mangal é um bairro bastante calmo que também fica localizado na zona sul, porém com uma distância maior do centro e da agitação da cidade. O que movimenta a região é a feira de rua, o Teatro Sesi e os esportes que são desenvolvidos no local. Também possui uma pitada caprichada e história, que é revelada através dos casarões antigos que se misturam com os modernos.

           

          Jardim Europa

          O Bairro Jardim Europa presenteia os moradores com praticidade e acessibilidade. Apesar de ser uma localidade tranquila com um ar mais interiorano, proporciona um acesso facilitado a outros bairros de Sorocaba. E para entretenimento dos que optam por morar ali, o Parque Natural da Água Vermelha dá um verdadeiro show de natureza, com três lagos rodeados de áreas verdes e animais.

           

          box para armazenamento aberto

          A Guarde Mais vai com você até Sorocaba

          Morar em Sorocaba já se tornou uma realidade na sua mente? Agora é a hora da ação. Ao encaixotar todos os seus móveis, objetos e pertences, não é preciso ter medo ou a preocupação de onde armazenar quando chegar na cidade. A Guarde Mais te acompanha até o município desejado com tranquilidade e estará lá para receber os seus itens.

          Somos a maior Rede de Franquias em Self Storage do Brasil e estamos em todas as regiões do país. Dessa forma, não importa de qual cidade você irá sair para morar em Sorocaba. O importante é que sempre tem uma Guarde Mais pertinho de você, equipada com boxes estruturados para armazenar seus pertences.

          Segurança, autonomia, qualidade e praticidade. Tudo isso e muito mais você confere em todos os galpões de nossa marca. Não perca tempo e convide a Guarde Mais para ir com você até a cidade interiorana com ares de metrópole. Entre em contato para conhecer nossos serviços e contrate.

          Leia Também:

          >>>> Vai usar um self storage pela primeira vez? Confira tudo o que você tem que saber

           

           

          Deixe seu Comentário
          Deixe seu Comentário

          18 − 6 =

          Fale conosco via whatsapp Clique aqui
          Idiomas