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          Os bastidores das grandes datas do e-commerce: saiba como se preparar

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          O que você vai encontrar neste artigo:

          As grandes datas do e-commerce, como a Black Friday, são oportunidades perfeitas para sua loja online vender mais. Não é para menos, afinal, são datas em que há um consumo maior, possibilitando que o negócio fature mais.

          No entanto, é justamente nessa época de alta demanda que aparecem gargalos, principalmente em processos logísticos. O problema é que eles podem gerar custos inesperados e atrasos, comprometendo a experiência do cliente e deixando uma impressão negativa nele.

          Para evitar esses problemas, é crucial que o e-commerce aprimore sua operação para grandes datas. Mas como fazer isso? A seguir, apresentamos dicas para preparar seu negócio, contribuindo para que tenha excelentes resultados. Acompanhe!

          Quais são as grandes datas do e-commerce?

          As grandes datas do e-commerce são aquelas em que há um consumo maior, com incentivo a compras, seja para si ou para presentear pessoas especiais. A seguir, você confere o calendário com datas importantes para o comércio eletrônico:

          Dia Mundial do Consumidor (15 de março);
          Páscoa;
          Dia das Mães (segundo domingo de maio);
          Dia dos Namorados (12 de junho);
          Dia dos Pais (segundo domingo de agosto);
          Dia do Cliente (15 de setembro);
          Dia das Crianças (12 de outubro);
          Black Friday (última sexta-feira de novembro);
          Cyber Monday (segunda-feira após a Black Friday);
          Natal (25 de dezembro).

          Vale lembrar que essas são as datas principais, mas que existem outras comemorativas que seu negócio pode aproveitar, dependendo de sua área de atuação.

          Entre as principais, destaque para o Dia do Beijo (perfeito para lojas online que vendem maquiagens), Dia Mundial do Livro, Dia do Orgulho Nerd, Dia do Amigo, Dia dos Avós, entre outras.

          Por que é importante preparar a logística para essas datas?

          A preparação da logística para grandes datas do e-commerce é essencial para evitar problemas, aproveitar oportunidades de vendas, reduzir custos e garantir uma operação ágil e de qualidade, que proporciona uma boa experiência ao cliente.

          Isso envolve um cuidado maior com estoques, separação e embalagens de produtos, bem como com o cumprimento de prazos, garantindo que o pedido chegue ao cliente em perfeito estado e dentro do período informado no momento da compra.

          Tudo isso só é possível se a preparação acontecer com antecedência, permitindo que o e-commerce se programe. Assim, garantirá maior previsibilidade à operação em épocas de alta demanda, como nessas datas especiais.

          Além de estruturar a operação para evitar problemas, a preparação também possibilita que o e-commerce defina um plano de contingência. Assim, saberá como agir se efetivamente enfrentar algum contratempo, minimizando impactos negativos.

          Como preparar a logística para grandes datas do e-commerce?

          Falamos aqui sobre como a preparação da logística é importante para grandes datas do e-commerce. Mas como realizá-la efetivamente? Abaixo, você confere as dicas que separamos para te auxiliar nesse processo:

          1. Planeje-se antecipadamente

          Se sua meta é vender mais em grandes datas comerciais, então saiba que seu passo inicial é se planejar antecipadamente. Recomenda-se que comece o planejamento com, no mínimo, três meses de antecedência.

          Elabore um planejamento que tenha informações básicas como metas que deseja alcançar, ações que realizará para atingi-las e aprimoramentos da operação logística que precisam ser feitos e contribuirão para conquistar esses resultados.

          Também é importante ter um cronograma de execução dessas ações, bem como uma definição de orçamento e responsáveis por cada atividade. Também crie um plano de contingência, considerando eventuais problemas que possa enfrentar.

          Esse tipo de planejamento faz toda a diferença, pois funciona como um guia para a empresa, sabendo exatamente como agir em cada situação, além de assegurar que tudo seja executado dentro do prazo.

          2. Automatize sua operação logística

          Falamos sobre aprimoramentos da operação logística que ajudarão a alcançar melhores resultados. Um deles é a automatização de processos! Com ela, é possível ter uma operação padronizada, enxuta e previsível.

          Automatizar significa realizar uma atividade manual usando tecnologia. O foco é tornar o processo independente, com o mínimo possível de interação humana e rotinas manuais.

          Dessa forma, é possível reduzir erros e custos, padronizar processos e aumentar a produtividade, dando agilidade para a operação. Um ótimo exemplo de automatização logística é o uso de robôs para processos de separação e embalagem de produtos dos pedidos dos clientes.

          Quando se fala em automatização logística, a Amazon é a grande referência. A gigante do e-commerce investe pesado em tecnologias e possui centros logísticos com uso predominante de robôs para realizar rotinas com rapidez e eficiência.

          O foco é otimizar a cadeia de suprimentos e agilizar a logística, dando respostas rápidas às demandas e processando pedidos o quanto antes, para realizar entregas em curto prazo.

          3. Tenha um gerenciamento de estoque eficiente

          O gerenciamento de estoque tem papel importante na lucratividade do negócio. Sua finalidade é planejar e controlar mercadorias da empresa, atuando de forma estratégica.

          Com um gerenciamento de estoque eficiente, o e-commerce consegue se programar melhor para atender demandas de grandes datas, de modo a evitar falta de mercadorias.

          Também pode realizar promoções especiais com produtos que têm baixo giro de estoque e negociar condições de pagamento mais atrativas com fornecedores.

          Portanto, não deixe de utilizá-lo no planejamento para grandes datas do e-commerce, tendo um suporte maior para tomada de decisão com base em dados.

          4. Rastreie pedidos

          Rastrear pedidos é fundamental para saber o status dos pacotes com facilidade. Inclusive, essa informação pode ser compartilhada com o cliente, o que proporciona benefícios especiais.

          Ao rastrear, o cliente tem uma previsão de quando o pedido chega e pode se programar para recebê-lo. Isso aumenta a taxa de sucesso da entrega, além de manter uma comunicação clara com o cliente sobre seu pedido, passando uma imagem profissional.

          5. Terceirize o fulfillment

          Terceirizar o fulfillment e-commerce é uma solução prática, que garante uma operação logística eficiente, realizada por uma empresa especialista. O melhor? A um excelente custo-benefício!

          A terceirização do fulfillment para e-commerce possibilita que a empresa amplie sua capacidade de armazenamento, mantendo o estoque num espaço adequado e com localização estratégica para entregas mais rápidas.

          Ao contratar uma empresa de fulfillment, é possível ter uma gestão logística de qualidade a um custo acessível, sem implantar melhorias por conta própria. Assim, poderá se dedicar a ações estratégicas para maximizar as vendas. Aproveite para contar com essa facilidade!

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