Atualmente, para obter um bom desempenho como empreendedor, é preciso se adaptar às novas maneiras de venda, como também se interessar em oferecer ao cliente uma boa experiência de atendimento e consumo. A partir disso, se torna notável a importância da implementação de novas estratégias que venham somar com os negócios modernos, um bom exemplo disso é o Sistema Omnichannel.
Diferentes públicos ocupam locais distintos no meio físico e virtual, e aquilo que um dia era diferencial, já se tornou básico para obter sucesso nesses espaços que tanto nos ajudam ao mesmo tempo que nos desafiam. E se é difícil escolher apenas um ambiente para depositar sua publicidade e divulgação, por que não vários?
Neste post você vai entender como funciona a estratégia Omnichannel e suas variações, e de que maneira essa forma de vender é capaz de otimizar ainda mais suas operações.
Omnichannel nada mais é do que uma estratégia do marketing digital que utiliza-se de vários canais de comunicação para a divulgação e venda de produtos e serviços. O sistema objetiva oferecer ao cliente uma experiência mais profunda e eficiente em seus momentos de procura e aquisição.
Essa abordagem multicanal cerca o consumidor a ponto de esgotar as causas que o levariam a não realizar uma compra, já que uma empresa que adota o sistema omnichannel procura se posicionar tanto no ambiente offline, quanto em plataformas digitais diversas: aplicativos, redes sociais, sites, e-mail marketing, dentre outros.
Primordialmente, trata-se de diferentes canais que trabalham de forma interligada e síncrona para fornecer um mesmo objetivo. Embora seja uma estratégia proveitosa e lucrativa, poucas empresas utilizam-se desse meio em seus procedimentos.
De acordo com o “Zendesk Omni Channel Benchmark 2018”, que analisou 2.000 empresas brasileiras, apenas 3,5 % oferecem suporte omnichannel, o que deixa o país na 10ª colocação no ranking de empresas omnichannel. Alguns exemplos de lojas que já utilizam o sistema no Brasil são: Magazine Luiza, Casas Bahia, Centauro e C&A.
O avanço cada vez mais frequente das mídias sociais requer que os lojistas e empreendedores avancem na implementação da estratégia omnichannel para satisfazer as exigências mais rigorosas dos clientes modernos. Afinal, para ter resultado é preciso surfar na onda do momento e saber oferecer o que se pretende vender.
O atendimento multicanal possui o objetivo de deixar os clientes satisfeitos ao mesmo tempo que beneficia também o próprio empreendimento. Veja alguns benefícios do omnichannel.
Nos dias de hoje, a praticidade e facilidade são requisitos para o cliente efetuar uma compra. O consumidor gosta de ter opções diferenciadas que oferecem a possibilidade ideal para seu perfil. Os lugares que conferem a ele essa vantagem, certamente serão visitados novamente.
Levando em conta que a estratégia omnichannel abre um leque de opções para o consumo nas lojas que a aplicam, é previsto que haja uma fidelização maior do público. Isso acontece pois nem sempre o processo de aquisição iniciado em um canal específico irá terminar no mesmo.
É muito comum notar, ao observar o comportamento do cliente moderno, que ele inicia sua procura pelo produto desejado em determinada plataforma, e mais tarde, finaliza sua compra em outra. Isso é convencional para ele e também gera um vínculo entre marca e consumidor.
Marcar presença em diferentes canais de interação contribui para o constante crescimento do reconhecimento da marca. Partindo do pressuposto de que quem não é visto não é lembrado, fica claro porque a estratégia favorece tantas empresas.
Através do sistema omnichannel os empreendimentos obtêm uma ótima visibilidade, além de também estimular uma maior interação do público, por meio de comentários e avaliações positivas nas redes da loja.
Claro que esse sistema também influencia no faturamento e rentabilidade dos negócios, já que fideliza o cliente e expande cada vez mais a marca. Ao proporcionar ao cliente uma navegação ampla em diversos canais, o mesmo possui um contato maior com outros produtos do seu interesse.
Do mesmo modo, existe um acréscimo no número de pedidos, ao passo que a estratégia busca dar oportunidades cada vez mais eficientes ao comprador. Tudo isso gera um impacto financeiro positivo.
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Embora seja uma estratégia excelente, possui uma aplicação desafiadora. É preciso desenvolver um planejamento muito bem alinhado que converse com a realidade enquanto amarra todas as pontas de ligação entre os canais.
O sistema omnichannel não depende de apenas uma pessoa, mas de vários colaboradores de uma mesma empresa que desejam trabalhar duro a fim de fornecer melhores experiências aos clientes e colher melhores resultados.
É necessário paciência, trabalho em equipe, colaboração individual e coletiva de todos os envolvidos no propósito, e claro, a implementação aprofundada da tecnologia e do mundo digital nas operações.
No meio de tudo isso, ainda é preciso monitorar a qualidade de experiência do cliente durante todo o processo de implementação da estratégia. É importante ter cautela para que não se perca o que já está construído no decorrer da tentativa de aprimoramento, pois muitas vezes, ao procurar otimizar os serviços, acaba-se piorando.
Multichannel é uma estratégia de marketing que une diferentes canais para a divulgação e propagação de informações sobre determinado empreendimento. Os meios mais comuns são: sites, lojas físicas ou aplicativos.
Neste modelo, os canais não são conectados e uma etapa pode ser um tanto quanto desligada da outra. Uma compra realizada no digital é desconhecida pelo atendente da loja física. Os ambientes de venda não trocam informações e competem entre si.
Cross Channel nada mais é do que uma estratégia onde os diferentes canais, utilizados para propagação de um negócio, se cruzam. Um exemplo clássico são compras realizadas pelo meio digital e retiradas em lojas físicas.
A partir desse princípio, entendemos que os canais não competem entre si nesta modalidade, mas trabalham em conjunto, sendo complementares.
Por fim, é necessário entender como colocar em prática essa estratégia tão importante na atualidade. Após realizar um estudo aprofundado sobre o público do seu nicho, inicia-se o processo de integrar os canais de sua empresa.
É fundamental que tanto a escolha dos canais, como a personalização deles conversem diretamente com a persona. Através disso, fica mais fácil proporcionar um atendimento eficiente e direcionado, e por conseguinte, obter resultados mais notórios.
Nesta etapa de integração, a empresa deve marcar presença em diversos ambientes de propagação de venda e garantir que haja possibilidade de resolução de problemas dos consumidores, independente da abordagem utilizada por eles.
Para aplicação do sistema omnichannel é essencial que a logística do empreendimento seja muito bem trabalhada e aprimorada para realizar entregas mais rápidas, e desta maneira comprovar a funcionalidade da estratégia.
Da mesma forma, todos os setores do negócio devem estar muito bem alinhados e preparados para atender diferentes demandas. Com organização e planejamento é possível alcançar sucesso através do segmento.
Depois de elaborar um plano de ação detalhado para cada um dos canais, é indicado estipular um período de teste para atestar que todas as etapas das operações estejam em perfeito andamento. Conseguiu aprender mais sobre omnichannel nesse post? Então não perca tempo de experimentar esse modelo em seu negócio!