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          3PL: entenda o que é e qual sua função

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          A 3PL é uma aliada do e-commerce para otimizar sua operação logística, garantindo um fluxo produtivo contínuo, com menor chance de erro e retrabalho, a um custo mais atraente.

          Mas, afinal, o que é 3PL e qual sua função na logística do e-commerce? A seguir, respondemos essas questões. Continue a leitura para conhecer mais sobre esse modelo!

          A imagem mostra de forma simplicada como funciona a logística para e-commerce.

          O que é 3PL?

          A princípio, é muito importante saber o que significa 3PL! Trata da sigla utilizada para Third-Party Logistics, que em uma tradução literal significa “logística de terceira parte”.

          E o que isso significa, especificamente? Simples: o termo 3PL é utilizado para indicar a terceirização da logística de uma empresa, como o comércio eletrônico. Essa terceirização normalmente envolve rotinas como o armazenamento de estoque, gerenciamento de estoque e distribuição, entre outras.

          As empresas 3PL possibilitam que a loja virtual tenha um processo logístico de qualidade e alta produtividade, com ferramentas, automatização e infraestrutura adequada para atendimento de pedidos.

          Acredita-se que as empresas começaram a investir na Third-Party Logistics entre as décadas de 1970 a 1980. Mas, foi somente na década de 1990 que o método cresceu significativamente, com o avanço da tecnologia, especialmente da internet.

          A partir de então, a 3PL se tornou uma das principais estratégias de e-commerces para garantir uma logística perfeita e a um custo mais atrativo, dando suporte no crescimento das empresas.

           

          Níveis do processo logístico

          A sigla 3PL indica, também, um nível do processo logístico de um e-commerce. Ao todo, existem cinco níveis e a seguir apresentamos todos eles:

          • 1PL: neste nível, não existe um provedor logístico atuando na operação na empresa. Todo o processo é realizado internamente por uma equipe própria;
          • 2PL: nível em que há uma combinação com serviços realizados por equipe própria e terceiros;
          • 3PL: neste caso, há a terceirização do transporte, armazenamento e demais rotinas de logística. Mas, de maneira geral o e-commerce ainda é responsável por gerenciar transportadoras;
          • 4PL: nível em que o provedor logístico faz o transporte da mercadoria e gerenciamento de produtos, abrangendo atividades como compra, armazenamento, organização e distribuição;
          • 5PL: neste último nível, o provedor logístico assume mais responsabilidades, com busca por soluções para construção de uma cadeia logística voltada às necessidades do e-commerce.

           

          Principais características do 3PL

          O modelo logístico possui características pontuais que ajudam o gestor do e-commerce a entender como a Third-Party Logistics funciona. Confira quais são:

          • Foco em atividades de recebimento, carga, descarga e expedição, bem como de unitização, desunitização, fracionamento, armazenamento, gestão de estoque, picking e packing, entre outros;
          • Centralização da operação logística, de modo a aumentar a visão de negócio da gestão, podendo identificar oportunidades de melhoria com maior facilidade;
          • Logística compartilhada, o que contribui para o bom andamento das atividades e redução de erros;
          • Integração de atividades e dados, passando a ter informações confiáveis para conquistar resultados mais efetivos.

           

           

          – Leia também:
          >>> Gestão de logística de e-commerce: a chave para se destacar no mercado

           

          Para que serve a 3PL?

          A 3PL é voltada à terceirização da logística do e-commerce, por meio de um provedor (empresa prestadora de serviços).

          A terceirização é um grande diferencial para a loja virtual, pois possibilita profissionalizar sua operação, realizando-a com alta qualidade a um menor custo.

          Basta considerar que estruturar uma área de estoque, processos logísticos, contratar sistemas, entre outras rotinas, exige muito trabalho e um custo relativamente alto. A 3PL surge como uma alternativa, possibilitando ter uma logística que funciona sem comprometer todo o orçamento da empresa.

           

          Como funciona a 3PL?

          Ao investir nesse modelo, o e-commerce terceiriza atividades de sua operação logística. é possível, por exemplo, terceirizar rotinas de gestão de estoque, recebimento de pedidos, picking e packing, entre outros.

          A empresa de terceirização é uma fornecedora de 3PL, assumindo responsabilidades na operação, de modo a assegurar que funcione corretamente, com cumprimento de prazos e dentro do orçamento previsto.

          Isso é um detalhe importante porque possibilita que a empresa tenha uma operação de excelência, com atendimento de prazos e aumento da possibilidade de conquistar a satisfação do cliente.

           

          Principais vantagens da 3PL

          Ainda em dúvida se investe na Third-Party Logistics em sua loja virtual? Então, confira as principais vantagens que esse modelo pode trazer:

           

          Melhora do desempenho logístico do e-commerce

          A terceirização da operação logística ou parte dela melhora o desempenho da empresa nesse segmento. Isto significa que terá processos que funcionam a um menor custo.

          O provedor logístico disponibiliza processos padronizados, bem como soluções tecnológicas de ponta que permitem melhorias expressivas em curto prazo.

           

          Redução de custos

          Uma das principais vantagens da 3PL é a redução de custos em etapas do processo logístico. Geralmente, é possível economizar em estoque, estrutura para armazenamento, embalagens, movimentação de carga, entre outros.

           

          Escalabilidade

          A terceirização também permite que a empresa se torne mais estratégica e tenha um nível maior de escalabilidade. Ela passa a ter mais dados para expandir a operação com menor risco de prejuízos, dando suporte na sua estratégia de crescimento.

           

          Satisfação dos clientes

          Com uma operação logística que efetivamente funciona é possível atender os clientes no prazo, o que aumenta as chances de conquistar sua satisfação com o e-commerce.

          Nesse caso, há uma maior chance de fidelizar o cliente, que volta para fazer novas compras. Além disso, é mais provável que ele indique sua loja para conhecidos, conseguindo atrair novos clientes sem esforços ou investimento.

           

          Melhora da imagem da empresa

          Ser conhecido como um e-commerce que não cumpre prazos ou que entrega produtos em péssimo estado danificados no transporte não é o melhor para sua empresa. Isto prejudica sua imagem e afasta clientes, reduzindo suas vendas.

          A 3PL ajuda a reverter essa situação, melhorando não somente o processo logístico, mas também a imagem da empresa. Dessa maneira, aumenta-se a chance de vender mais.

           

          Logística para e-commerce com a Guarde Mais

          imagem de um computador, cartão de crédito e caixas para entrega

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          A Guarde Mais tem sólida experiência em autoarmazenamento e também disponibiliza serviços de logística para e-commerce, cuidando do recebimento, conferência e armazenamento de mercadorias, picking e packing, envio à transportadora, controle e rastreamento de pedidos.

          Aproveite para conhecer mais sobre os serviços de logística para e-commerce Guarde Mais!

           

          – Leia também:
          >>> Qual tipo de estoque pode ser armazenado em um self storage?

          >>> Como gerenciar melhor seu estoque

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