Solicite um orçamento, é rápido!

      Solicite um orçamento, é rápido!

          BLOG

          5 maneiras de reduzir os custos de manutenção de estoque da sua empresa

          | |

          Reduzir custos de manutenção de estoque sem abrir mão da qualidade é um dos principais desafios de toda empresa. Isso possibilita ter maior margem de lucro, dando suporte no crescimento sustentável do negócio.

          Mas, não é todo gestor que sabe como reduzir custos com estoque. Este é o seu caso? Então, confira aqui as dicas que separamos para lhe ajudar nessa tarefa!
          A imagem mostra um pouco de uma lugar para guardar estoque.

          O que é estoque?

          A princípio, é importante definir o que é estoque! Trata-se do armazenamento temporário ou permanente de matérias-primas, produtos semiacabados e mercadorias prontas.

          Normalmente é mais utilizado por indústrias e comércios, embora prestadores de serviços também possam ter estoques, como os de equipamentos, peças, entre outros itens que utilizam para realizar seu trabalho.

           

          Quais são os tipos de estoque?

          Existem diferentes tipos de estoque e cada um deles é aplicado em uma determinada situação. A seguir, você confere quais são os principais tipos:

           

          Estoque sazonal

          Também chamado de estoque de antecipação, o sazonal é um aliado em datas comemorativas, como no Dia das Mães, Black Friday e Ano Novo. Tais datas têm picos de venda e a empresa normalmente faz um reforço do estoque para atender a demanda.

           

          Estoque consignado

          Trata-se de um estoque é que mantido por distribuidores / fornecedores. A guarda dos produtos é transferida, mas continua sendo propriedade da empresa.

           

          Estoque inativo

          Tipo de estoque com produtos que não tiveram bom desempenho em vendas e estão parados. Ter um alto volume de estoque inativo indica um baixo giro de estoque e chance elevada de prejuízo.

           

          Estoque máximo

          Neste tipo, considera-se que a empresa armazena a quantidade máxima de produtos para um determinado período. Pense em uma loja virtual que tenha definido que o estoque máximo para se ter é de 200 tênis.

          Neste caso, a empresa armazena exatamente isso. Quando atinge essa quantidade de produto, cessa imediatamente a compra de novos tênis. A ideia é evitar que o estoque se torne inativo ou obsoleto.

           

          Estoque mínimo

          Também chamado de ponto de ressuprimento, o estoque mínimo consiste em estabelecer a menor quantidade de um produto no estoque para realizar um reabastecimento.

          O número mínimo é decidido pelo gestor e tem como base a demanda por determinado produto. Por exemplo, considere uma loja de roupas que estabelece que seu estoque mínimo de vestidos no tamanho G deve ser de 50 peças.

          Ainda que a loja compre 100 vestidos no tamanho G, quando seu estoque chegar em 50 peças neste tamanho ela atingirá o mínimo e deverá fazer o ressuprimento. Assim, evitará faltas.

           

          Estoque de segurança

          Trata-se de um estoque visa reduzir o risco de negócio, como a perda de venda ou parada de produção. Um dos maiores desafios é estabelecer a quantidade exata de estoque de segurança que a empresa deve ter para não prejudicar suas operações.

           

          Dropshipping

          Tipo de estoque normalmente voltado a e-commerces e marketplaces pequenos. Neste caso, após a venda é gerada uma ordem de serviço que é encaminhada ao fornecedor, que é responsável por enviar a mercadoria ao cliente.

           

          Por que reduzir custos de manutenção de estoque?

          Reduzir custos de manutenção de estoque é importante para ajudar sua empresa a ter mais lucro e preços competitivos, destacando-se no mercado.

          Também possibilita que a empresa evite desperdícios e utilize melhor seus recursos, podendo economizar para realizar melhorias em processos.

          Quando a empresa reduz seus custos com estoque, ela também evita a chance de prejuízos, tendo um melhor aproveitamento de materiais e mercadorias. Portanto, dedicar tempo e atenção ao estoque é essencial para o negócio prosperar!

           

          – Leia também:
          >>> Organização de Estoque: 8 dicas infalíveis de como fazer

           

          Como reduzir custos de manutenção de estoque?

          Afinal, como reduzir custos de manutenção de estoque? Uma forma altamente eficaz é adotar uma gestão de estoque que deve abranger os seguintes pontos:

           

          1. Comportamento de seu cliente

          Conhecer o comportamento de seu cliente ajudará a comprar produtos na quantidade aproximada que precisa para atender a demanda.

          Para conhecer o comportamento basta fazer levantamento e análise de dados de venda e procura por produtos. É importante que a empresa colha e armazene esses dados para auxiliar na tomada de decisão sobre o estoque. Ferramentas de automação podem lhe ajudar nesse processo.

           

          2. Controle de estoque

          Tenha um controle de estoque para saber exatamente o que entra e sai, bem como quando realizar o ressuprimento para evitar perda de oportunidades de negócio.

          O ideal é automatizar esse processo, o que garantirá maior precisão nas informações e permitirá conhecer o giro de estoque de maneira apurada.

           

          3. Realização de inventários regularmente

          O inventário de estoque é uma ferramenta essencial para reduzir custos e aproveitar melhor os produtos disponíveis. Trata-se de uma ferramenta de identificação, classificação e contagem de produtos no estoque.

          Ele serve para certificar que seu estoque está correto, se tem mercadorias em excesso e se houve extravios ou perdas. Assim, conseguirá ter conhecimento sobre o estoque e realizar ações para reduzir custos de manutenção.

           

          4. Ações para aproveitar produtos com baixa venda ou uso

          Identificou que seu estoque está com produtos com baixo giro? Uma saída para minimizar custos e faturar é realizar ações de venda desses itens, como promoções. Se for indústria, identifique novas formas de usar a matéria-prima para evitar desperdícios. Também é possível vendê-la para outras empresas.

           

          5. Otimização de custos de logística com soluções de armazenamento alternativas

          A imagem mostra um pouco de um Guarde estoque.
          Invista em otimização de custos de logística com soluções alternativas de armazenamento. Isto ajudará reduzir seus custos com estoque, compensando o investimento em curto e longo prazos.

          Uma dessas soluções é o guarda estoques em self storage! Trata-se de um serviço que disponibiliza um espaço para armazenamento a um preço mais acessível do que alugar um galpão. Portanto, oferece uma oportunidade real de economia à empresa.

          A Guarde Mais, que é uma empresa referência em guarda estoque em self storage, possui unidades nas principais regiões do país, todas equipadas para atender sua empresa!

          Além da estrutura completa e segura, na Guarde Mais o próprio cliente armazena produtos, tranca o box e leva a chave embora. Além disso, tem livre acesso ao espaço sempre que precisa. Entre em contato e saiba mais sobre o guarda estoque em self storage Guarde Mais!

           

          – Leia também:
          >>> Qual tipo de estoque pode ser armazenado em um self storage?

          >>> Como guardar de forma segura um estoque com produtos de alto valor agregado?

          Deixe seu Comentário
          Deixe seu Comentário

          Idiomas