Começar um negócio pode parecer desafiador, principalmente com relação ao gerenciamento de estoque, por isso, aproveitando que 2020 está aí, existem algumas dicas importantes que você pode implementar na sua empresa para melhorar esse controle. Uma coisa é fato: um estoque desorganizado ou até mesmo sem o controle adequado de entradas e saídas pode fazer com que seu negócio vire um caos.
Leia Mais:
>> Como gerenciar melhor seu estoque
>> Qual a diferença entre estoque e armazenagem
Por isso, é importante ter sempre em mãos processos e controles muito bem definidos, principalmente, se você possui uma loja virtual e está começando agora. Se mais pessoas trabalham na gestão de estoque da sua empresa, essa organização precisa ser ainda mais definida.
É crucial que, como gestor, você tenha estabelecido processos bem definidos e disciplina suficientes para gerenciar o estoque mantendo tudo muito bem organizado. Se não houver uma rotina disciplinada de organização, informações podem ser perdidas e, a qualquer momento, tudo pode sair do controle.
Quando isso acontece, muitos produtos podem começar a faltar ou encalhar, o que dera um desgaste desnecessário com os clientes e a equipe. Aproveite o começo de ano para estabelecer os processos para cada etapa da sua empresa, evitando que problemas aconteçam.
Ficar atento a este detalhe faz toda a diferença na hora de ditar o giro do seu estoque, já que as variações de demanda é que te mostram quando é hora de comprar ou não algum item. Mantendo as informações sempre atualizadas, sua empresa sempre estará um passo à frente e conseguirá se antecipar a qualquer tipo de problema que possa acontecer.
Considere sempre as diversas épocas do ano, festas sazonais e outras datas que são importantes e podem gerar uma procura maior por algum tipo de produto. Fazer esse mapeamento te ajuda a manter em estoque sempre as quantidades suficientes do que precisa.
Percebeu que depois de organizar tudo alguns produtos estão empacados? Caso tenha identificado esta situação, uma das melhores maneiras para fazer esse estoque girar é oferecendo aos seus clientes uma queima de estoque. Você pode tanto abaixar os preços quanto adotar outras estratégias.
É mais comum do que se imagina ter estoque separados para a loja física e virtual, porém é muito mais complexo gerenciar dois estoques separados, que basicamente vendem os mesmos produtos. Se você tem um e-commerce, por exemplo, alugar um box de self storage pode ser uma solução viável e com excelente custo-benefício para armazenar seus produtos. E até mesmo para lojas físicas com produtos de alto valor agregado, esta pode ser uma ótima solução para manter a mercadoria segura e em boas condições de armazenamento.
A Guarde Mais é uma das maiores redes de self storage do Brasil e consegue atender seu negócio de forma completa, segura e sem burocracia. Conheça nossas unidades espalhadas em todo o território nacional e encontre a mais perto de você.