Solicite um orçamento, é rápido!
Solicite um orçamento, é rápido!
BLOG

6 dicas importantes sobre franquias

|

As franquias são apostas certeiras para quem deseja abrir um negócio próprio, mas não tem experiência como empresário. O motivo é simples: é possível investir numa unidade de uma marca já consolidada, com maior chance de sucesso, e ainda ter suporte na montagem e gestão do negócio.

Quer investir numa franquia? Então, confira e aplique seis dicas importantes para garantir o sucesso do negócio, com crescimento e lucratividade!

dicas sobre franquias

  1. Pesquise

A pesquisa é um passo essencial para quem deseja abrir uma franquia, porque possibilitará conhecer o mercado e escolher uma marca com a qual tenha afinidade e potencial de crescimento consistente.

Isso significa que as chances de o negócio não dar certo são reduzidas. Ao pesquisar, procure por marcas que admira e que caibam no seu orçamento, para garantir que tenha verba disponível para o investimento.

 

  1. Faça um plano de investimentos

Quem investe na franquia costuma se esquecer de um detalhe fundamental: além de possuir capital para iniciar a operação, também é preciso ter para mantê-la até que se torne lucrativa.

Sempre tenha uma reserva de 50%, no mínimo, do valor investido inicialmente, deixando-a como capital de giro. Esse valor dará um alívio às finanças do negócio e permitirá que continue funcionando sem endividamento.

 

  1. Saiba como é o suporte ao franqueado

Antes de fechar o contrato, procure saber como é o suporte ao franqueado prestado pelo franqueador. Lembre-se que, além do know-how na gestão do negócio, é importante que forneça consultorias e treinamentos, bem como apoio em inovação tecnológica.

Mas, como saber previamente se tudo isso é oferecido? Simples: basta verificar com outros franqueados e no próprio contrato firmado com o franqueador.

 

  1. Envolva-se na gestão do negócio

Uma das formas de garantir o sucesso da franquia é se envolver na gestão do negócio, procurando conhecer processos, otimizá-los e ter informações para solucionar rapidamente eventuais problemas.

Procure implementar meios de controle e acompanhamento, como métricas e indicadores-chave de desempenho, para conseguir identificar com clareza o que se passa no negócio, aprimorar o que não funciona e investir mais no que dá resultados.

 

  1. Faça aperfeiçoamentos contínuos

Somente investir numa franquia de uma marca conhecida e consolidada não é garantia de sucesso, é preciso realizar aperfeiçoamentos contínuos, seja profissional, de processos ou da infraestrutura, para assegurar a prestação do melhor serviço.

Procure saber como é o mercado, para realizar um trabalho alinhado com novidades e exigências dos clientes. Passe esse conhecimento para sua equipe e acompanhe concorrentes, para identificar oportunidades de negócio e se destacar.

 

  1. Evite franquias de marcas da moda

Abrir franquia de marcas da moda pode ser tentador, mas se lembre de um ponto essencial: poucas sobrevivem a longo prazo. O ideal é que a marca pertença a um segmento com potencial de crescimento e já tenha estabilidade e reconhecimento.

Um ótimo exemplo de segmento com essas características é o de self storage, que cresce tanto entre pessoas físicas como jurídicas. A Guarde Mais, por exemplo, possui expertise no segmento e oferece soluções diferenciadas aos clientes.

Por isso, suas franquias de self storage são investimentos seguros para potenciais franqueados, com maior chance de lucro e retorno financeiro.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Idiomas