A 3PL é uma aliada do e-commerce para otimizar sua operação logística, garantindo um fluxo produtivo contínuo, com menor chance de erro e retrabalho, a um custo mais atraente.
Mas, afinal, o que é 3PL e qual sua função na logística do e-commerce? A seguir, respondemos essas questões. Continue a leitura para conhecer mais sobre esse modelo!
A princípio, é muito importante saber o que significa 3PL! Trata da sigla utilizada para Third-Party Logistics, que em uma tradução literal significa “logística de terceira parte”.
E o que isso significa, especificamente? Simples: o termo 3PL é utilizado para indicar a terceirização da logística de uma empresa, como o comércio eletrônico. Essa terceirização normalmente envolve rotinas como o armazenamento de estoque, gerenciamento de estoque e distribuição, entre outras.
As empresas 3PL possibilitam que a loja virtual tenha um processo logístico de qualidade e alta produtividade, com ferramentas, automatização e infraestrutura adequada para atendimento de pedidos.
Acredita-se que as empresas começaram a investir na Third-Party Logistics entre as décadas de 1970 a 1980. Mas, foi somente na década de 1990 que o método cresceu significativamente, com o avanço da tecnologia, especialmente da internet.
A partir de então, a 3PL se tornou uma das principais estratégias de e-commerces para garantir uma logística perfeita e a um custo mais atrativo, dando suporte no crescimento das empresas.
A sigla 3PL indica, também, um nível do processo logístico de um e-commerce. Ao todo, existem cinco níveis e a seguir apresentamos todos eles:
O modelo logístico possui características pontuais que ajudam o gestor do e-commerce a entender como a Third-Party Logistics funciona. Confira quais são:
– Leia também:
>>> Gestão de logística de e-commerce: a chave para se destacar no mercado
A 3PL é voltada à terceirização da logística do e-commerce, por meio de um provedor (empresa prestadora de serviços).
A terceirização é um grande diferencial para a loja virtual, pois possibilita profissionalizar sua operação, realizando-a com alta qualidade a um menor custo.
Basta considerar que estruturar uma área de estoque, processos logísticos, contratar sistemas, entre outras rotinas, exige muito trabalho e um custo relativamente alto. A 3PL surge como uma alternativa, possibilitando ter uma logística que funciona sem comprometer todo o orçamento da empresa.
Ao investir nesse modelo, o e-commerce terceiriza atividades de sua operação logística. é possível, por exemplo, terceirizar rotinas de gestão de estoque, recebimento de pedidos, picking e packing, entre outros.
A empresa de terceirização é uma fornecedora de 3PL, assumindo responsabilidades na operação, de modo a assegurar que funcione corretamente, com cumprimento de prazos e dentro do orçamento previsto.
Isso é um detalhe importante porque possibilita que a empresa tenha uma operação de excelência, com atendimento de prazos e aumento da possibilidade de conquistar a satisfação do cliente.
Ainda em dúvida se investe na Third-Party Logistics em sua loja virtual? Então, confira as principais vantagens que esse modelo pode trazer:
A terceirização da operação logística ou parte dela melhora o desempenho da empresa nesse segmento. Isto significa que terá processos que funcionam a um menor custo.
O provedor logístico disponibiliza processos padronizados, bem como soluções tecnológicas de ponta que permitem melhorias expressivas em curto prazo.
Uma das principais vantagens da 3PL é a redução de custos em etapas do processo logístico. Geralmente, é possível economizar em estoque, estrutura para armazenamento, embalagens, movimentação de carga, entre outros.
A terceirização também permite que a empresa se torne mais estratégica e tenha um nível maior de escalabilidade. Ela passa a ter mais dados para expandir a operação com menor risco de prejuízos, dando suporte na sua estratégia de crescimento.
Com uma operação logística que efetivamente funciona é possível atender os clientes no prazo, o que aumenta as chances de conquistar sua satisfação com o e-commerce.
Nesse caso, há uma maior chance de fidelizar o cliente, que volta para fazer novas compras. Além disso, é mais provável que ele indique sua loja para conhecidos, conseguindo atrair novos clientes sem esforços ou investimento.
Ser conhecido como um e-commerce que não cumpre prazos ou que entrega produtos em péssimo estado danificados no transporte não é o melhor para sua empresa. Isto prejudica sua imagem e afasta clientes, reduzindo suas vendas.
A 3PL ajuda a reverter essa situação, melhorando não somente o processo logístico, mas também a imagem da empresa. Dessa maneira, aumenta-se a chance de vender mais.
Pensando em investir na 3PL e terceirizar processos logísticos de seu e-commerce? A Guarde Mais é a empresa perfeita para lhe atender!
A Guarde Mais tem sólida experiência em autoarmazenamento e também disponibiliza serviços de logística para e-commerce, cuidando do recebimento, conferência e armazenamento de mercadorias, picking e packing, envio à transportadora, controle e rastreamento de pedidos.
Aproveite para conhecer mais sobre os serviços de logística para e-commerce Guarde Mais!
– Leia também:
>>> Qual tipo de estoque pode ser armazenado em um self storage?