O que você vai encontrar neste artigo:
Muito da magia do Natal está na troca de presentes. É o momento de demonstrar carinho, lembrança e agradecimento a pessoas especiais que estão presentes em nossas vidas.
Para não estragar esse momento, a logística de Natal é essencial, atuando para que a entrega de presentes aconteça no prazo, ainda que curto, com garantia de que os produtos cheguem inteiros.
Aqui, você confere quais são os principais desafios das empresas com a logística de Natal e soluções para garantir entregas no prazo durante essa temporada. Acompanhe e descubra!
A logística de Natal envolve uma série de desafios para garantir que o cliente receba seu pedido no prazo e com qualidade. Abaixo, listamos os principais e possíveis soluções adotadas por empresas:
A tendência é que o consumidor realize suas compras de Natal online, tanto pela praticidade de fugir de shoppings e lojas cheias como pela possibilidade de conseguir descontos e economizar.
É por isso que há um aumento significativo no número de pedidos online, exigindo cuidados especiais com a logística. Um deles é o planejamento do estoque, que deve ser feito para evitar a falta de produto e a perda de vendas.
Além disso, o aumento de pedidos demanda a adoção de uma logística para e-commerce corretamente estruturada, com processos padronizados e ágeis. Assim, evitará erros e retrabalhos e garantirá a entrega de produtos no prazo.
Para acelerar ainda mais o processo logístico, é fundamental que se adote um processamento rápido de pedidos, com recebimento automático e início imediato das atividades.
Mas como acelerar o processamento de pedidos? A melhor forma de fazer isso é automatizar a operação, adotando softwares como o ERP (sistema integrado de gestão empresarial) e o WMS (sistema de gerenciamento de armazéns).
Desse modo, é possível processar pedidos rapidamente, iniciando o processo logístico no centro de distribuição o quanto antes. Assim, acelera-se a operação, além de garantir agilidade no despacho e entrega.
No Natal, o consumidor não está interessado somente no desconto e em pagar menos. Ele também quer que o pedido chegue no prazo, estando disposto, muitas vezes, a pagar um frete um pouco maior para receber no mesmo dia.
Se o e-commerce não entrega o pedido em curto prazo, há um grande risco de perder a venda. Por isso, é importante dar uma atenção especial a essa etapa logística, estruturando-a para garantir que o produto chegue no endereço de destino no prazo acordado com o cliente.
E como fazer isso? É importante que a empresa adote processos ágeis na operação logística. Já falamos aqui sobre a automatização, mas também se deve estruturar e padronizar os processos, de modo a torná-los enxutos e, consequentemente, mais rápidos. Dessa maneira, poderá finalizar o pedido o quanto antes.
Também é fundamental dar uma atenção especial à escolha de parceiros logísticos, utilizando os serviços de uma transportadora rápida e confiável. Com esses cuidados, fica mais fácil trabalhar com prazos de entrega curtos, cumprindo-os com sucesso. Com isso, também aumentará a chance de fidelização do cliente.
Leia também:
>>> Qual o papel da entrega last mile no planejamento logístico do e-commerce?
Last mile na logística, ou última milha, é a etapa em que o pedido chega no endereço informado pelo cliente no momento da compra. Curiosamente, tende a ser uma das etapas mais caras do processo logístico, pois envolve o frete.
O custo do frete pode ser alto, seja pela distância entre centro de distribuição e destino final. Também pode ser caro se precisar realizar várias tentativas de entrega, entre outros fatores.
É justamente na last mile que está um dos principais desafios do e-commerce e da logística do Natal. Deve-se estruturar essa etapa para que a entrega dos pedidos aconteça rapidamente, com eficiência e no menor custo possível.
Existem diferentes estratégias que possibilitam garantir isso, como usar um centro de distribuição com localização próxima de centros urbanos, portanto, perto do cliente final. Assim, poderá realizar entregas rápidas, inclusive no mesmo dia da compra.
Também é importante investir em softwares para automatização e eficiência do processo, bem como contratar transportadoras confiáveis, preocupadas no cumprimento de prazos e manuseio de produtos com segurança, para evitar prejuízos.
No entanto, nem todo e-commerce tem conhecimento especializado ou orçamento robusto para estruturar seu processo de última milha corretamente. Neste caso, a melhor solução é investir em um serviço de last mile para e-commerce.
Com o serviço, é possível ter uma etapa de last mile que funciona com qualidade e eficiência no menor custo. A Guarde Mais disponibiliza a solução, contando com centros de distribuição com localização estratégica e serviço de excelência. Por isso, é a empresa last mile perfeita para atender demandas de logística de Natal!
O transporte de itens frágeis é outro desafio na logística de Natal, pois envolve um cuidado maior no manuseio dos produtos, para evitar prejuízos ao e-commerce.
Por isso, é importante investir em embalagens adequadas e que protejam os produtos, bem como em equipamentos para carregamento, entre outros cuidados. Assim, garante-se que o pedido seja entregue inteiro ao cliente.
Assim como a empresa precisa se preparar para o aumento de pedidos, também é importante considerar o maior número de devoluções e trocas. Elas normalmente acontecem após o ano novo e demandam que tenha uma estrutura adequada de transporte e armazenamento para receber os produtos, acelerando o processo.
E o que os consumidores podem fazer para garantir que seus presentes de Natal cheguem a tempo? Existem algumas dicas que possibilitam tornar isso realidade, como:
Leia também:
>>> Como funciona a logística de um e-commerce?
>>> Por que investir em Centros de Distribuição para o seu e-commerce