Solicite um orçamento, é rápido!

      Solicite um orçamento, é rápido!

          BLOG

          Qual o papel da entrega last mile no planejamento logístico de e-commerce?

          | |

          Realizar uma entrega last mile de qualidade é muito importante para o sucesso da loja virtual. É justamente por isso que o planejamento logístico de e-commerce deve dar uma atenção especial a essa etapa.

          Mas, o que é entrega last mile, planejamento logístico para e-commerce e como os dois se relacionam? A seguir, você confere essas e outras informações sobre esses temas. Acompanhe!

          A imagem mostra de uma forma resumida o planegamento logístico

          O que é a entrega last mile?

          A entrega last mile, também chamada de last mile delivery, transporte last mile e última milha, corresponde à última etapa do processo logístico de uma compra online.

          Nela, ocorre a saída do pedido do centro de distribuição em direção ao destino final informado pelo cliente. Trata-se de uma etapa fundamental para garantir a entrega do pedido no prazo, de modo a proporcionar uma excelente experiência ao cliente.

          De maneira geral, o processo de entrega last mile envolve despacho de pedido e transporte até o cliente, sempre utilizando ferramentas de controle e rastreamento para acompanhar todo o percurso da mercadoria.

          Assim, a empresa passa a ter informações mais precisas sobre o pedido, conseguindo reportar dados ao cliente com assertividade ou otimizar processos internos com maior precisão.

           

          O que é planejamento logístico?

          O planejamento logístico é uma atividade mais ampla, porque envolve uma série de processos como o recebimento, conferência e armazenamento de mercadorias, picking e packing, envio para a transportadora, controle e rastreamento de pedidos.

          É essencial que a empresa realize um planejamento logístico para organizar processos envolvendo estoque e entrega, mantendo um fluxo contínuo e eficaz, minimizando o risco de perdas e prejuízos.

          O planejamento possibilita que o e-commerce realize processos logísticos com agilidade, segurança e qualidade. Isso funciona como um diferencial de mercado, ajudando a atrair e fidelizar clientes.

           

          Papel da entrega last mile no planejamento logístico para e-commerce

          A last mile é de extrema importância no planejamento logístico para e-commerce porque é nela que a etapa principal ocorre: a entrega ao cliente.

          Se essa entrega apresentar qualquer falha, como uma demora para chegar ao destino, as chances de proporcionar uma excelente experiência ao cliente são mínimas. Como resultado, certamente ele não voltará à loja virtual para fazer novas compras.

          É justamente aí que está o papel e importância da entrega last mile no planejamento logístico do e-commerce: se a empresa planejar essa etapa adequadamente, aumenta a chance de prestar um serviço de excelência para o cliente. Assim, conseguirá alcançar:

           

          Satisfação e fidelização do cliente

          Uma entrega rápida possibilita encantar o cliente e fidelizá-lo. Isto significa que há uma maior chance de ele voltar a fazer compras com o e-commerce, porque sabe que terá o produto no prazo.

          Há, ainda, outro benefício: uma experiência satisfatória com a entrega também transforma o cliente em um divulgador do e-commerce para conhecidos. Dessa maneira, a empresa consegue captar novos clientes sem esforços ou gastos.

           

          Mais vendas

          Disponibilizar uma entrega last mile eficiente, rápida e descomplicada é uma das formas de chamar a atenção dos clientes e ter destaque em relação à concorrência. Como o consumidor sabe que a entrega de seu e-commerce realmente funciona e cumpre o que promete, ele se sente mais inclinado a comprar em sua loja virtual e não em outra.

           

          Diferencial de mercado

          A entrega last mile de qualidade, bem como um planejamento logístico de excelência, funciona como um diferencial de mercado, fazendo com que seu e-commerce atraia mais clientes e faça mais vendas.

           

          – Leia também:
          >>> Qual a relação entre last mile e self storage?

           

          Como ter um planejamento logístico e last mile eficazes?

          Pensando em investir em um planejamento logístico e entrega last mile eficazes, mas não sabe por onde começar? Então, saiba que esses processos demandam conhecimento, profissionais especializados e acesso a ferramentas tecnológicas para simplificar rotinas.

          Como nem sempre o e-commerce tem acesso a tudo isso, uma solução é contratar uma empresa de logística para e-commerce e os serviços de entrega last mile.

          Quando a loja virtual faz esse investimento, seus gestores passam a ter acesso a profissionais altamente qualificados para realização de um planejamento logístico adequado à realidade e necessidades da empresa.

          Além disso, o e-commerce realiza um processo de entrega eficaz, capaz de encantar o cliente e aumentar a possibilidade de fidelizá-lo e gerar recompras.

          Outro diferencial da contratação de serviços de planejamento de logística e entrega last mile é que o e-commerce não precisa fazer um investimento robusto em estrutura para realização dos processos logísticos, porque a prestadora de serviços já disponibiliza isso.

          Portanto, a contratação de serviços de logística para e-commerce, incluindo planejamento e entrega last mile, é um dos principais que sua empresa pode fazer para gerar resultados incríveis, dando suporte em sua estratégia de crescimento no mercado.

           

          Quais os serviços da logística para e-commerce?

          Os serviços de logística para e-commerce envolvem desde o planejamento logístico até a entrega last mile, sempre atendendo as necessidades da empresa e visando a melhor experiência para o cliente. Tudo isso sem deixar de lado o baixo custo, para que o e-commerce tenha uma margem de lucro melhor.

          Normalmente, os serviços abrangem estabelecimento de processos envolvendo mercadorias e estoque, triagem e preparação de pedidos, encaminhamento para a transportadora, controles e rastreamentos, entre outras rotinas.

          Ao contratar uma empresa especialista, sempre verifique quais são os serviços de logística para e-commerce disponibilizados, para saber se o escopo contratual realmente está dentro do que a loja virtual busca e precisa.

           

          Logística para e-commerce com a Guarde Mais

          imagem de duas pessoas no almoxarifado, um homem segurando uma caixa e uma mulher com um tablet na mão.

          Sua loja virtual precisa de serviços de logística para e-commerce de excelência? A Guarde Mais tem uma estrutura completa e profissionais capacitados para lhe atender, garantindo processos de alta qualidade, agilidade e eficiência para seu negócio.

          Os serviços de logística para e-commerce abrangem soluções eficazes para seu negócio, garantindo um planejamento logístico estratégico com menor custo e entrega no prazo e com qualidade, conquistando a satisfação de seu cliente.

          Aproveite para entrar em contato com a Guarde Mais para saber detalhes sobre os serviços de logística para e-commerce e contrate para sua loja virtual, passando a ter processos de qualidade superior e que funcionem como diferenciais frente à concorrência.

           

          – Leia também:
          >>> Como um self storage pode ajudar com o estoque de sua loja virtual?

          >>> Gestão de logística de e-commerce: a chave para se destacar no mercado

          Deixe seu Comentário
          Deixe seu Comentário

          14 − seis =

          Fale conosco via whatsapp Clique aqui
          Idiomas