Arrume a casa com o Método Fly Lady para Iniciantes

fly lady arrumando a casa

Com a correria do dia-a-dia algumas coisas acabam ficando em segundo plano, o que é normal, mas algumas coisas que são deixadas de lado podem ser mais frustrantes que outras. Temos trabalho para nos preocupar, filhos para cuidar, nosso corpo para manter, nosso cachorro para brincar, nossa casa para limpar… Acaba que tudo vai acumulando e temos a sensação de não fazer nem uma coisa e nem outra direito.

Em meio ao caos, uma americana chamada Marla Cilley desenvolveu um método chamado Fly Lady que consiste em arrumar sua casa em 15 minutos por dia. Fly Lady foi pensado para quem está tão sobrecarregado que mal consegue arrumar a cama e lavar a louça todos os dias por falta de tempo ou cansaço.

Assim como quase tudo na vida, o sistema Lady Fly é uma questão de hábito, algo que temos que implementar aos poucos na nossa vida para que ele faça realmente parte da nossa rotina. Por este motivo a primeira fase do método é chamada de Baby Steps (passos de bebê). Esta fase possui trinta e uma tarefas mais simples e dentro do sistema, quem pratica o Baby Step, é chamada de Fly Baby, pois o termo remete a uma criança que está aprendendo a engatinhar, para depois dar os primeiros passos e é assim que começamos a praticar o método, aos poucos vamos aprendendo, introduzindo no cotidiano e depois “voamos”, mantendo a casa organizada como queremos.
Os principais baby steps são:

  • Faça brilhar a sua pia

Nunca vá dormir com sua pia entulhada. Lave a louça, seque e guarde. É difícil mantê-la limpa, mas é importante;

  • Vista-se

Sabe aquela história de se vestir com roupas e sapatos furados para ficar em casa porque é mais confortável? Esqueça isso. Prepare-se para receber visitas, mesmo que elas não apareçam ou sequer tenham marcado algo em sua casa. O método Fly Lady também consiste em “se amar mais”;

  • Repita tudo e crie hábitos

Primeiramente temos dificuldade para introduzir novas tarefas ao nosso dia-a-dia, após isso torna-se apenas chato, depois algo comum e quando você menos espera vira um hábito. Seja persistente;

  • Anote o que estamos fazendo

É mais fácil perder o foco do que mantê-lo, por isso anote suas metas e deixe-as em um lugar visível para que você se mantenha firme nos seus objetivos;

  • Afaste pensamentos ruins

Não duvide de que você consegue organizar sua casa com pouco tempo. Muitas pessoas ao redor do mundo praticam Fly Lady e estão muito satisfeitas com os resultados que conseguiram, pois é sinônimo de qualidade de vida;

  • Se livre dos hotspots

Hostspots na técnica Fly Lady são aqueles locais da casa onde acumulamos bagunça. Geralmente é uma cadeira, uma mesa, sofá entulhado, etc. Para se livrar deles, o método indica que usemos dois minutos no dia para “apagar estes focos de incêndio”.

Lembramos que para desentulhar objetos e abrir espaço na sua casa você pode contar com a Guarde Mais que estiver mais próxima da sua casa. Consulte aqui nossos locais. A Guarde Mais é uma self storage que fornece espaços para guardar seus objetos não tão usuais. Tem boxes de vários tamanhos, todos com chaves individuais e livre acesso do proprietário dos itens armazenados, contando também com seguro. Conte com a gente para deixar sua casa mais organizada. Quanto menos objetos entulhados, mais rápida será sua arrumação.

  • Separe a roupa do dia seguinte

Um problema a mais é tudo o que você não precisa. Geralmente temos horários a cumprir e organizar a roupa que vai usar pode poupar um bom tempo pela manhã;

  • Arrume sua cama

Arrumar a cama é tão importante como fazer sua pia brilhar. Hoje pode parecer que não, mas a sensação é que a cama desarrumada faz parecer todo o resto do quarto um caos. Esta tarefa não demora nem três minutos e pode fazer uma diferença enorme na sua casa;

  • Control Journal

Anote o que você pretende fazer pela manhã e durante a noite. Definir metas escritas ajuda a não esquecer nada e obviamente cumpri-las. Nesta etapa é importante definir de 3 a 4 metas diárias, não esqueça que você ainda está dando passos pequenos.
– Apague mensagens e e-mails antigos

Temos tendência de sermos acumuladores e este tipo de “tralha” é mais fácil de encontrar, mas isso pode refletir nos seus novos hábitos e impactar na sua nova rotina.

  • Você pode fazer quase tudo em 15 minutos

É claro que temos tarefas muito mais extensas, porém, para organizar a casa no método Fly Lady, o indicado pela própria criadora é de cronometrar o tempo e ao acabar o tempo indicado, parar o que está fazendo e fazer algo diferente. Esperar por outra oportunidade para concluir a tarefa, desta forma você conseguirá administrar e respeitar seu tempo e seus limites.

Com estas etapas já é possível observar muitas mudanças dentro da sua casa e alcançar ótimos resultados. Lembrando que todas estas tarefas levam um tempo para serem se tornarem hábitos, por este motivo é importante que você resista e não deixe de seguir sua lista de metas do Baby Steps.
Esperamos que você tenha gostado, pois em breve falaremos mais sobre o assunto.

Postagens Recentes

Deixe um comentário